PROJETO DE LEITURA - ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS - PÓLO “Projeto destinado aos alunos do ensino fundamental, tendo como objetivos incentivar o hábito.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
Advertisements

Área do conhecimento: Biologia
PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETO
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS– 7º E 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
PROJETO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: TARSILA DO AMARAL VIDA E OBRA ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADO EDSON CANTARELLI PROFESSORA: MÔNICA MOTA MULTIPLICADORA: JACY PEREIRA.
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
POLO UAB/UNICENTRO – SÃO MATEUS DO SUL – PR
Rotina na Alfabetização:
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
O que é ensinar história?
ELIANE PEREIRA DE BRITO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Avaliação da Aprendizagem em Processo
OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
TÍTULO.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
- PROMOVER A INTERDISCIPLINARIDADE - AVANÇO EM TODAS AS DISCIPLINAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. - CONSTRUÇÃO DE VALORES. - EXERCÍCIO.
A Leitura na Biblioteca Escolar promovida por uma Pessoa com Necessidades Especiais (PNEs) com Limitação Visual no Colégio Marista São Pedro: um estudo.
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ROLIM DE MOURA RONDÔNIA.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
LEITURA, POESIA E ARTE Este projeto foi executado na EE Padre Anchieta – Nova Andradina. Participantes: Alunos 3ª série (4º ano) Professora de Artes e.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
Avaliação de Língua Portuguesa
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
TÍTULO (centralizado; fonte: arial 44)
E.E. Cel. Paulino Carlos.
Alfabetizando com informática
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
MARATONA DE LEITURA E. E. MINISTRO OSCAR DIAS CORREIA
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Base nacional comum curricular
FICHAMENTO.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pedagogia a distância Seminário Integrador I Ana Cíntia de Oliveira Brasil Porto Alegre, 2015.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Apresentação do novo modelo
Xxxxxxxxxxxxxxxx Plano Nacional de Educação Brasília, 8 de outubro de 2013 Senado Federal.
UME Rural Monte Cabrão Projeto Jornal Escola Aproximando pessoas Out/2011.
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE LEITURA - ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS - PÓLO “Projeto destinado aos alunos do ensino fundamental, tendo como objetivos incentivar o hábito da leitura e estimular a criatividade dos jovens.” Nova Andradina – MS 2009

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA Escola Municipal Machado de Assis Pólo, localizada no Município de Nova Andradina – MS., Bairro Laranjal. Conta com cerca de sessenta e cinco alunos nas séries finais do Ensino Fundamental. TEMA DA PROPOSTA Leitura como instrumento gramatical. JUSTIFICATIVA Promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma. OBJETIVOS Fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade, sendo a mesma articulada com o conteúdo gramatical. Desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar e crescer. PÚBLICO ALVO Alunos de 6º ao 9º ano – séries finais do ensino fundamental da Escola Municipal Machado de Assis – Pólo. PERÍODO DE REALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PROJETO O projeto será realizado durante todo o ano letivo, às sextas-feiras, nas dependências das classes.

PROCEDIMENTO Para que seja descoberto o prazer pela leitura, usaremos a obra de variados autores, que hoje são referência nacional e internacional. Para tanto, seguiremos algumas diretrizes de ações educativas: Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos de execução; Solicitar que os alunos deem um novo final ou início da história lida; Conhecer vida e obra do autor; Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas; Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros; Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra; Fazer releituras conjugando a linguagem e a arte como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.

AVALIAÇÃO Será proposto ao aluno, a leitura de um(01) livro por bimestre, sendo o mesmo adequado à sua faixa etária. A avaliação ocorrerá da seguinte forma: * Comentários pertencentes à história; * Consciência fonológica; * Vocabulário de acordo com a idade; * Habilidade na leitura proposta; * Interpretação textual; * Capacidade de inferir fatos implícitos no texto.