A Economia do Conhecimento Incertezas, Ambigüidades e Potencialidades Prof. Fernando Paiva Prof. Roberto Guerra
Economia do Conhecimento Busca constante da capacidade de criar e utilizar conhecimentos na transformação de informação em inovação. Emergência de uma economia imaterial. Globalização: crescimento da renda e abertura de fronteiras.
A Economia Imaterial Crescimento do setor de serviços. Sistemas de produção pautados em fatores imateriais. Existência de relações de saber. Troca de conhecimentos entre consumidor e produtor. Empregabilidade apoiada na informação: aporte do capital humano altamente capacitado.
A Economia Imaterial A economia da demanda (inovação, valor agregado, controle sobre o saber). Imperativo da produção flexível. Economia orientada para o conhecimento, pesquisa e formação – “organizações que aprendem”.
A Teoria Econômica da Informação A informação e a necessidade de buscar outras formas de mensurar dados. A informação como um fenômeno coletivo, mediada por relações sociais. A busca da informação como principal estratégia da nova economia.
O Mercado da Incerteza e da Ambigüidade Número crescente de produtores. Acelerada evolução tecnológica. Velocidade nos canais de distribuição. O uso da informação e diminuição do risco e da ambigüidade: gerar sentido, classificar, interpretar –a informação transformada em conhecimento.
Estratégias para enfrentar a Incerteza e a Ambigüidade Pioneirismo para obter informações adequadas, utilização de novas tecnologias e inovação. Desenvolver uma estrutura flexível. Inovar para competir. Buscar e transformar informação em conhecimento.
Conhecimento e Savoir-faire Importância dada as capacidades imateriais de cada organização (demanda por flexibilidade). As competências do capital humano constituem a singularidade de cada organização. O capital relacional: complementaridade de competências em rede. Inovação (proximidade, flexibilidade, variedade) para além da Produtividade.