A Economia do Conhecimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

CONSULTORIA EM RH Profa. Lucimeire.
Trabalho elaborado por: Gertrudes, Ana, Vanessa e Adrian.
Processo empreendedor
2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
CONCEITOS PRELIMINARES
ECONOMIA SOLIDÁRIA, COOPERAÇÃO E AUTOGESTÃO
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
INSTITUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL
Identidade em Rede “Não somos seres finalizados, mas sim um leque de possibilidades inesgotáveis.” Martin Heidegger Filosofo Alemão.
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
O PLANO DE MARKETING.
Regina Célia Baptista Belluzzo
Cadeia logística integrada supply chain
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
Grupo 19 J – Subgrupo Y Lucas Seixas Gadelha – 10/00217 Ana Carolina
Unidade 6 Distribuição: transportes e centro de distribuição visão integrada Grupo: 19FY Athos Oliveira 08/25085 Rafael Flores 08/38837.
Inteligência Competitiva - Breve Introdução - Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em.
Repensando a Logística
10. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EMERGENTES
Fundamentos de Economia
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
O PERFIL E PROCESSO DE TRABALHO DO AVISA
Economia e Mercado 3ª AULA.
Planejamento Estratégico Empresarial Prof. Flávio H. S. Foguel
Inovação: a condição suficiente
Repensando a Logística
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Prof. Luciel Henrique de Oliveira
RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização Ciclos Econômicos e Tecnologia (Carlota Perez - Technological.
E-Business a Nova Economia
Grupo 14B Subgrupo 02 Daniel Duarte Márcia Caroline.
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA LOGISTICA REVERSA
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
A Busca da Excelência em Gestão. Estamos no meio da revolução da informação Isto é uma guerra... No mundo digital, surgem conteúdos totalmente novos O.
Inovação no Setor de Serviços
Unidade VII A Perspectiva Pós-Moderna
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades
Unidade 4 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães.
Seminário Avançado - Eletiva A
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
 Supply chain é todo o esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor.
O Meio Empreendedor: a chave da diferenciação Profa. Wanusa Centurion
TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
A teoria da inovação de ruptura de Christensen
AULA 3 Marketing.
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Vantagem Competitiva em Produção
GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
Um novo modelo Tomada de decisões conjuntas e construção de soluções partilhadas por Tomada de decisões conjuntas e construção de soluções partilhadas.
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
PREVISÃO E MENSURAÇÃO DA DEMANDA EM MARKETING
10- INTERAÇÃO VENDAS X DISTRIBUIÇÃO 1- O que é trade marketing? Somando a diversificação das mídias, a especialização dos canais de vendas e a dificuldade.
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
O Futuro do Profissional das Análises Clínicas no Brasil
Os pólos de competitividade franceses – Mazé Maria José Torquato Chotil – 26 de março de Os pólos de competitividade franceses - O contexto - A.
TIPOS DE SOCIEDADES, CONCEITO DE TECNICA COMERCIAL E MARKETING
Aula 5 pensamento econômico latino Americano – CEPAL Profa. Eliana.
Transcrição da apresentação:

A Economia do Conhecimento Incertezas, Ambigüidades e Potencialidades Prof. Fernando Paiva Prof. Roberto Guerra

Economia do Conhecimento Busca constante da capacidade de criar e utilizar conhecimentos na transformação de informação em inovação. Emergência de uma economia imaterial. Globalização: crescimento da renda e abertura de fronteiras.

A Economia Imaterial Crescimento do setor de serviços. Sistemas de produção pautados em fatores imateriais. Existência de relações de saber. Troca de conhecimentos entre consumidor e produtor. Empregabilidade apoiada na informação: aporte do capital humano altamente capacitado.

A Economia Imaterial A economia da demanda (inovação, valor agregado, controle sobre o saber). Imperativo da produção flexível. Economia orientada para o conhecimento, pesquisa e formação – “organizações que aprendem”.

A Teoria Econômica da Informação A informação e a necessidade de buscar outras formas de mensurar dados. A informação como um fenômeno coletivo, mediada por relações sociais. A busca da informação como principal estratégia da nova economia.

O Mercado da Incerteza e da Ambigüidade Número crescente de produtores. Acelerada evolução tecnológica. Velocidade nos canais de distribuição. O uso da informação e diminuição do risco e da ambigüidade: gerar sentido, classificar, interpretar –a informação transformada em conhecimento.

Estratégias para enfrentar a Incerteza e a Ambigüidade Pioneirismo para obter informações adequadas, utilização de novas tecnologias e inovação. Desenvolver uma estrutura flexível. Inovar para competir. Buscar e transformar informação em conhecimento.

Conhecimento e Savoir-faire Importância dada as capacidades imateriais de cada organização (demanda por flexibilidade). As competências do capital humano constituem a singularidade de cada organização. O capital relacional: complementaridade de competências em rede. Inovação (proximidade, flexibilidade, variedade) para além da Produtividade.