José Carlos Oliveira Costa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Situação educacional dos jovens brasileiros na faixa etária de 15 a 17 anos Brasília, 07 de março de 2007 Carlos Eduardo Moreno Sampaio INSTITUTO NACIONAL.
Advertisements

Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Que EJA temos e queremos?
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
Disciplina: Educação Formal e Não-Formal 3º ano Psicologia 2007
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
Plano de Trabalho Docente
MÓDULO I Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Sonia Terezinha de Souza Penin Sofia Lerche Vieira.
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Caracterização de um projeto didático
Distribuição de renda.
MAS COMO POSSO SABER AS REFERÊNCIAS DE NORMALIDADE?
ENSINAR INGLÊS HOJE: DIFERENTES CONTEXTOS, DIFERENTES DESAFIOS?
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Panorama Educacional Brasileiro
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Prefeitura municipal de Imperatriz
avaliação econômica do Ensino médio profissional
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Organização Curricular
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
ALIENAÇÃO Karl Marx (1818 – 1883) 02/04/2017
C) O que é Ética A palavra Ética é originada do grego ethos, (modo de ser, caráter) através do latim mos (ou no plural mores) (costumes, de onde se derivou.
Prof. Nilson disciplina: Ética
Indicadores sociais e educacionais
Deliberação Prof. Nilson 02/04/2017
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PROEJA D O C U M E N TO B A S E PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
Atuais Propostas Curriculares.
Trajetória acadêmica: alguns indicadores do Curso de Educação Especial Diurno da Universidade Federal de Santa Maria Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA.
Resolução nº 2, de 30/01/2012, desse mesmo conselho.
Prof. Ms. José Elias de Almeida
História nas atuais propostas curriculares
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
Política Educacional Brasileira
Programa Internacional de Avaliação de Alunos
Ministério da Educação
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
TÍTULO Substitua pelo título do seu trabalho Autor, autor, autor, autor, autor, autor Substitua o texto pelo nome dos autores INTRODUÇÃO O tema empreendedorismo.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Currículos e Programas
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
A Educação Profissional nos Censos Educacionais Brasília, outubro de 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
Transcrição da apresentação:

José Carlos Oliveira Costa Significados, Limites e Possibilidades do Currículo de Matemática no Ensino Médio no Brasil José Carlos Oliveira Costa IV SAPEX 2010 25/03/2017

Considerações iniciais que justificam o estudo “Identidade” do Ensino Médio, poucos trabalhos voltados para o currículo de matemática no ensino médio, crescimento recente e atual estagnação do acesso da população a esse nível de ensino 25/03/2017

Nº de alunos matriculados Entre 1996 e 2002, a expansão foi de 53%, Nº de alunos matriculados em 2002: 8.783.737 Nº de alunos matriculados em 2009: 8.337.160. Fonte: INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2010 25/03/2017

Concluintes do Ensino Médio 10,6 milhões de jovens entre 15 e 17 anos 8,2 milhões estão na escola 4 milhões no Ensino Médio 1,8 milhão concluem o Ensino Médio Fonte: Seminário a Crise de Audiência no Ensino Médio, 2008 25/03/2017

A taxa de matrícula declina gradualmente no ensino médio Cerca de 25% da população entre 15 e 19 anos não está matriculada. O Brasil segue o padrão da maioria dos países da OCDE (30 mais ricos). Fonte:OCDE – Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, 2009. 25/03/2017

Objeto de Pesquisa O Currículo de Matemática do jovem na faixa etária entre 15 e 18 anos, correspondente ao ensino médio no Brasil, cotejando os currículos de matemática de outros países como França, Espanha, Portugal, Inglaterra, Canadá, EUA e México. 25/03/2017

Objetivos refletir investigar, discutir e analisar criticamente a produção curricular oficial para o Ensino Médio, procurando identificar e discutir significados, limites e possibilidades de um currículo de Matemática no Ensino Médio no Brasil que responda às necessidades objetivas socioeconômicas e culturais, bem como à subjetividade do estudante, em particular dos alunos, escolas médias estudar detidamente com o intuito de um aprofundamento nas discussões sobre currículo, em particular sobre o currículo de matemática no ensino médio questionando se as mudanças propostas nos PCNEM não adotaram uma perspectiva tecnocrática. 25/03/2017

Hipótese Ensino Médio no Brasil tem muitas funções, é ponto de encontro das muitas contradições do ensino brasileiro. Pode-se dizer que é um nível de ensino em permanente crise de identidade. Temos um Ensino Médio único, exceto nas escolas técnicas cujas diferenças se dão pela modalidade técnica, isto posto observa-se que todos os alunos devem ter o mesmo currículo. Não se optou por percursos diferentes como na França, Portugal, Espanha e Inglaterra, quando preparam o aluno para a continuidade dos estudos no Ensino Superior, e nem por um currículo flexível como nas comprehensive high schools, criadas no início do século XX nos EUA, onde cada escola oferece de forma diversificada, com disciplinas preparando para o superior e outras de formação profissional. 25/03/2017

Procedimento A metodologia adotada nesse estudo será a da análise documental. A abordagem empreendida neste estudo constitui-se da obtenção de dados qualitativos relativos à formulação, pertinência e cumprimento de políticas educacionais vigentes. Os documentos analisados serão as publicações no campo da educação e educação matemática, bem como, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e, voltados para o nível médio, os documentos elaborados por organismos oficiais da educação dos vários países observados. 25/03/2017

Capítulo – 1 Uma Descrição das Teorias do Currículo Os objetivos deste capítulo é desenvolver uma descrição do conceito de currículo articulando a noção de discurso e as conexões entre saber, identidade e poder, em uma perspectiva pós-estruturalista; revisar a noção de um currículo de enculturação matemática e, por fim passamos a resgatar o sentido de reforma educacional, bem como a perspectiva de um currículo sob a ótica processual de Gimeno Sacristán. 25/03/2017

Capítulo – 2 Uma Breve História do Ensino Médio Neste capítulo o objetivo é conceituar e situar historicamente o desenvolvimento do nível de ensino, hoje denominado Ensino Médio segundo a LDB 9394/96, de modo a evidenciar as mudanças e dificuldades de ser configurada uma identidade nesse grau de escolaridade desde o início do século XX cotejando-as com Portugal, Espanha, EUA, França entre outros. 25/03/2017

Capítulo – 3. Currículo de Matemática no Ensino Secundária: outros Capítulo – 3 Currículo de Matemática no Ensino Secundária: outros tempos, outros saberes, outras práticas Currículo de Matemática do Ensino Médio nos países Inglaterra, Canadá, EUA, França, Espanha e Portugal comparando-os com o Brasil, a partir dos currículos nacionais oficiais e/ou grandes exames de acesso ao ensino superior, com o intuito de fazer emergir os significados, limites e possibilidades 25/03/2017

Considerações Finais O Trabalho é a atividade fundamental e a educação deve ser pensada no contexto das relações de trabalho, porém sem sucumbir as contingências do mercado de trabalho. Um processo de cidadania não deve estar sob a orientação de valores advindos das forças de mercado. A preparação para a continuidade dos estudos não deve significar um ensino de natureza propedêutica, nem tampouco despreocupar-se dos exames vestibulares de modo a introjetar a autoexclusão, sobretudo, nos alunos das escolas públicas. A educação ainda que não seja a chave para a transformação não é simplesmente reprodutora da ideologia dominante e perpetuadora do status quo. A política é condição inerente à educação. Continua ... 25/03/2017

FIM 25/03/2017