Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com ProfªSimony
Advertisements

BENCHMARKING.
TRABALHO – GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO
Grupo: Denise nº646-4 Fabio nº558-1 Paula nº604-3 Peterson nº611-8
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
Administração de Recursos Materiais Capítulo 8
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
UTILIZAÇÃO DO CRM SALESFORCE Eliane Ferreira
Repensando a Logística
Unidade 06: O mecanismo de Pedir Grupo 08I
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
O Papel da Informação na Estratégia das Organizações
TRABALHO DE GESTÃO DE TI: ESTUDO DE CASO
Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação UN-RECAP - Petrobras
Implementação de Sistemas
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Control Objectives for Information and related Technology
TAREFA SEMANAL DE ESTUDO
Grupo 1 Subgrupo x: Pedro, Rafael e Anderson
LOGÍSTICA Grupo 97..
GRUPO 4 INTEGRANTES DO GRUPO 4 194y1Gustavo Lopes Calil 09/10074
Atividade R05 Grupo 3 Turma 19.
Continuous Replenishment
Logística de distribuição
SGI Apresentação Técnica.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Gestão De Estoque Na Cadeia De Logística Integrada
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Unidade 6 - O mecanismo de Pedir
Administração de Recursos Materiais Grupo 3 - Turma B
Repensando a Logística
Gestão de Estoque vs Controle de Estoque
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Grupo 08F Thiago Moraes Raíssa Ávila Carolina Lossio Renata Rezende
GESTÃO DA INFORMAÇÃO FEPI – FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE ITAJUBÁ
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Gerenciamento de Processos - PNQ
Qualidade na Manutenção
Gestão por Competências
Prof. MSc. Cláudio Cabral
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Repensando a Logística
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Iniciando na logística empresarial
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Equipe Prof. Henrique Freitas
Integração.
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Balanced Scorecard.
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Sobre a Prime Control A Prime Control é um Centro de Excelência em Qualidade de Software. Nossa missão é desenvolver, aperfeiçoar e realizar serviços.
PENSAMENTO SISTÊMICO GRUPO 8 Mateus Marchi Marcio Requel Rodrigo Bitencourt Marcelo Silveira.
Gerenciamento das Informações
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
CONSTRUINDO UM PLANO DE NEGÓCIOS
SUPRIMENTOS CLASSE MUNDIAL. Suprimentos Classe mundial- visão holística do negócio e foco centrado na melhoria, não só centrado na tecnologia Chaves principais:
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Transcrição da apresentação:

Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas

1) Qual o objetivo com o investimento na TI esperada no seu negócio? Grupo Alfa: Estratégia de negóco Grupo Beta: Estratégia de negócio Grupo Epsilon: Agregar valor à marca Grupo Gama: Estratégia de negócio Grupo Kappa: Estratégia de negócio Grupo Lambda: Estratégia de negócio Grupo Omega: Agregar valor à marca Grupo Sigma: Estratégia de negócio (confiabilidade, aumento produtividade) Grupo Tetha: Estratégia de negócio Grupo Zeta: Estratégia de negócio Grupo Delta: Comunicação eficaz e Estratégia de negócios.

2) Área de TI trabalha em conjunto com área de negócios no desenvolvimento de novos sistemas? Grupo Alfa: Sim Grupo Beta: Sim Grupo Epsilon: Sim Grupo Gama: Não Grupo Kappa: Sim Grupo Lambda: Sim Grupo Omega: Sim Grupo Sigma: Sim Grupo Tetha: Sim Grupo Zeta: Sim Grupo Delta: Sim

3) O sistema de TI da empresa é adequada a estrutura e ramo da empresa? Grupo Alfa: Sim Grupo Beta: Sim Grupo Epsilon: Sim Grupo Gama: Não Grupo Kappa: Não Grupo Lambda: Não Grupo Omega: Sim Grupo Sigma: Sim Grupo Tetha: Sim Grupo Zeta: Sim Grupo Delta: Sim

4) Quanto a empresa investe em TI com relação a seu faturamento? Grupo Alfa: Pouco valor - de 10% a 30% Grupo Beta: Pouco valor - de 10% a 30% (Segundo gerente de TI é de 1%) Grupo Epsilon: Pouco valor - de 10% a 30% (Segundo gerente de TI é de 4,5 a 6,5%) Grupo Gama: Pouco valor - de 10% a 30% Grupo Kappa: Médio valor - de 30% a 40% Grupo Lambda: Pouco valor - de 10% a 30% Grupo Omega: Pouco valor - de 10% a 30% Grupo Sigma: Pouco valor - de 10% a 30% (informou que e de 0 à 10% a .a) Grupo Tetha: Pouco valor - de 10% a 30% Grupo Zeta: Pouco valor - de 10% a 30% (Segundo gerente de TI é de 1%) Grupo Delta: médio valor - de 30% a 40%

5) Qual importância de T.I. na empresa? Grupo Alfa: Alta Grupo Beta: Alta Grupo Epsilon: Alta Grupo Gama: Média Grupo Kappa: Alta Grupo Lambda: Alta Grupo Omega: Alta Grupo Sigma: Alta Grupo Tetha: Alta Grupo Zeta: Alta Grupo Delta: Alta

6) A utilização destes sistemas/ferramentas está alinhada com o planejamento estratégico da empresa? Grupo Alfa: Sim Grupo Beta: Sim Grupo Epsilon: Sim Grupo Gama: Sim Grupo Kappa: Sim Grupo Lamba: Sim Grupo Omega: Sim Grupo Sigma: Sim Grupo Tetha: Sim Grupo Zeta: Sim Grupo Delta: Sim

7) O que poderia ser melhorado em termos de TI para gerar uma vantagem competitiva para o negócio da empresa ? Grupo Alfa: R: Elementos e Ferramentas para Logística. Grupo Beta: R: Implementar ferramentas para captura de valor da cadeia de suprimentos e logística da empresa. Grupo Epsilon: R: Adequação das ferramentas de TI para agregar valor ao processo produtivo e a cadeia logística/suprimento da empresa. Grupo Gama: R:Atualização contante do ambiente de TI, software e hardware. Grupo Kappa: R: Ferramentas de Logística para agregar valor ao processo produtivo e a cadeia logística/suprimento da empresa. Grupo Lambda: R:Concluir a migração para o novo ERP, conforme citado na questão 3. Grupo Omega: R: Aquisição de novos equipamentos, mais velozes, modernos, atuais e avançados. Grupo Sigma: R: Controles automaticos inteligentes ao invés da informação automática Grupo Tetha: R: Desenvolvimento de um software on-line para o atendimento pós venda, afim de melhorar a tratativa com o cliente. Grupo Zeta: R: Gerar informação que seja relevante e implementar ferramentas para captura de valor da cadeia de suprimentos e logística da empresa. Grupo Delta: R: Melhoria da TI na área de Logistica da empresa e também melhorar o sistema de informação com uma tecnologia que todos tenham acesso as informações importantes a cada área.

8) Qual o nível de integração entre a TI e a estratégia da empresa? Grupo Alfa: Alto Grupo Beta: Alto Grupo Epsilon: Alto Grupo Gama: Baixo Grupo Kappa: Alto Grupo Lambda: Alto Grupo Omega: Alto Grupo Sigma: Alto Grupo Tetha: Alto Grupo Zeta: Alto Grupo Delta: Alto

9) Qual a visão de negócio, que os analistas de T. I 9) Qual a visão de negócio, que os analistas de T.I. devem buscar para melhorar o entendimento das necessidades do grupo? Grupo Alfa:R: Um profundo conhecimento nas iniciativas de foco no cliente para otimizar ou suportar os pacotes de valores. Grupo Beta: R: Um profundo conhecimento nas iniciativas de foco no cliente para otimizar ou suportar os pacotes de valores. Grupo Epsilon: R: Conhecimento detalhado nos fatores ganhadores de mercado para os clientes (sendo interno e/ou externo), maximizando o desempenho das reais necessidades com a utilização correta dos recursos providos da empresa. Grupo Gama: R: Devem analisar o mercado onde a empresa está inserida e verificar novas oportunidades, ou ainda novas oportunidades advindas do aperfeiçoamento de novas tecnologias. Grupo Kappa: R: Um profundo conhecimento nas iniciativas de foco no cliente para otimizar ou suportar os pacotes de valores, maximizando o desempenho das reais necessidades com a utilização correta dos recursos providos da empresa. Grupo Lambda: R:O analista de TI precisa conhecer toda a operação da empresa. Grupo Omega: R: Devem ter uma visão relacionada à velocidade e segurança das informações. Grupo Sigma: R: Quais as informações necessárias, o que deve ser controlado e de que forma fazer. Grupo Tetha: R:Uma visão de todo o processo produtivo, (da entrada de matéria-prima até a entrega ao Cliente). Grupo Zeta: R: Visar a buscar informações da empresa, tanto na estratégia de negócio, e investimento necessario para garantir a informação na empresa, através de TI. Grupo Delta: R: Os analistas de TI têm que conhecer a fundo os produtos e processos da empresa afim de melhorar esse entendimento

10) Existe um bom meio de comunicação entre a TI e os demais departamentos a fim de assegurar que todos estejam caminhando juntos com o mesmo objetivo: alavancar o negócio? Grupo Alfa: Sim Grupo Beta: Sim Grupo Epsilon: Sim Grupo Gama: Não Grupo Kappa: Sim Grupo Lambda: Sim Grupo Omega: Sim Grupo Sigma: Sim Grupo Tetha: Sim Grupo Zeta: Sim Grupo Delta: Não

Apresentação e Análise da visão da área de Tecnologia da Informação sobre a área de negócios da empresa O Departamento de TI tem uma visão clara da área de negócios sabe que é parte fundamental do processo, que tem que atender demandas especificas, mas que não é a razão pela qual a empresa existe, e sendo assim, os demais departamentos são vistos como clientes, onde existe a meta de atende-los da melhor forma possível, para fideliza-los, criando laços de confiança e para melhorar a qualidade do serviço prestado internamente.

Apresentação e Análise da visão da área de Negócios sobre a área de Tecnologia da informação da empresa Essa analise varia entre as áreas, a área de negócios vê a área de TI como parte fundamental da estratégia da empresa, pois além de ser uma área de grande poder de redução de custos também agiliza o trabalho. Essa opinião também tem a área de operações que vê a TI como fundamental e estratégica, eles sabem que sem a infra-estrutura que a TI fornece e sem os softwares de gerenciamento interno o trabalho seria muito mais difícil e demorado pois tudo seria manual. Porem em alguns outros departamentos a TI é vista como uma área que só gera custos (e custos altos) e que o retorno dado não é tão importante quanto a área de operações, por exemplo.

Identificação dos problemas de alinhamento de TI com a estratégia de negócios da empresa Um dos principais problemas é o atraso na divulgação de informações e definição de metas de ação e mudanças planejadas, mas isso acontece mais por parte dos outros departamentos do que por parte do departamento de TI. Alinhamento de estratégia é algo difícil de se abordar há vários procedimentos e técnicas, depende da estratégia global e da estratégia local. Por exemplo há uma meta de redução de gasto tanto com novas aquisição quanto com manutenção a empresa esta alinhada com isso em diversas ações, mas temos problemas de alinhamento na atuação de renovação de licenças.

Conclusões Com a realização desse trabalho tivemos a oportunidade de comparar algumas características de empresas do ramo de TI. Nessa comparação notamos que a maioria das empresas têm a consciência que têm um papel fundamental na estratégia de negócios, e mesmo sabendo disso, as empresas ainda investem muito pouco. Esse investimento esta em média entre 10 e 30% o que realmente é muito pouco comparado aos ganhos que se poderia ter com novas tecnologias nessa área não só financeiros mas como também ganhos em agilidade, flexibilidade, etc o que proporcionaria uma maior melhor e mais rentavel vida da empresa no mercado.