Agência Nacional de Vigilância Sanitária Ângela Castro Gerência-Geral de Alimentos V Reunião Nacional da Vigilância.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O GHS E A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Advertisements

Unidade de biodiesel da Petrobras
Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Defesa do Consumidor Brasília, 09 de abril de 2007.
Plano “VISA na Atenção Básica”
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
A FETRAF-SUL avalia que vive-se uma crise de MODELO AGRÍCOLA PRODUTIVO. Esta crise é caracterizada por: Uma agricultura que causa grande impacto ambiental,
SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
XIX CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS CONTROLE DE ALIMENTOS
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
Mesa Redonda IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS
Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Lei /11 Habilitação Sanitária de EARPPs
Lei Federal /2009, em base na lei, o Município de Sagrada Família solidifica a compra de produtos de agricultores para merenda escolar, o que.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
EXPOSIÇÃO HUMANA À AGROTÓXICOS NA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
Localização. Educação Ambiental para incentivar a Agricultura Orgânica nas APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos.
PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS – PAA
Panorama da Vigilância Sanitária de Alimentos no Brasil
Ministério da Cultura.
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR
Desafio da Gestão Intersetorial na Segurança Alimentar e Nutricional
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
Plano de Gerenciamento de Resíduos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CÂMARA SETORIAL DA ANVISA: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária III Ciclo de Palestras do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás Farmácias Notificadoras.
Estratégias ao Atendimento Farmacêutico e Fluxo de Informações
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SISTEMA DA QUALIDADE NBR ISO/IEC – 4.2 SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental Gerência de Fiscalização Coordenação de Fiscalização de Alimentos PROCEDIMENTOS DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA.
Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS)
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Agregação de Valor e Consolidação de Mercados Sustentáveis
Regulamentação sobre Avaliação Toxicológica dos Produtos de Uso Veterinário Ricardo Velloso.
MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
FORMAÇÃO DE AGENTES DE ATER Goiânia – Goiás 01 de abril de 2013 Bernadete M. de S. Janke Médica Veterinária Márcia Maria de Paula Engenheira Agrônoma Paulo.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária
VII Encontro Nacional da Vigilância Sanitária de Alimentos
Diretório de Competências em Vigilância Sanitária
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
Projeto Inclusão Produtiva com
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
CHAMADA MDA/MCT/CNPq/BNB JUNHO/2008
1.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UNIDADE FAMILIAR
PROGRAMA DESENVOLVER SERRA CATARINENSE
Agência Nacional de Vigilância Sanitária “A realidade e perspectivas dos países de língua oficial portuguesa no contexto da Bonn Call.
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
PROGRAMA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR LEGISLAÇÃO SANITÁRIA.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Proposições para o Desenvolvimento da Ciência para a Saúde Senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC)
Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e Alimentação Escolar -PNAE Eng. Agr. Renato de Lima Dias Março 2010.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL BANCO MUNDIAL PRAPEM/MICROBACIAS 2 SEMINÁRIO Manejo de.
Brasília, março de 2011 Ministério do Desenvolvimento Agrário AGRICULTURA FAMILIAR: INCLUSÃO PRODUTIVA, SOBERANIA ALIMENTAR E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL.
Formação de Agentes de ATER. Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER: serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove.
Transcrição da apresentação:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Ângela Castro Gerência-Geral de Alimentos V Reunião Nacional da Vigilância Sanitária de Alimentos Setembro de 2009 – Goiânia/GO PROMOÇÃO DA INOCUIDADE DOS ALIMENTOS PRODUZIDOS PELA AGRICULTURA FAMILIAR

Agência Nacional de Vigilância Sanitária o desafio da intersetorialidade Inocuidade de Alimentos Sanidade Vegetal Qualidade do Produto Requisitos ambientais Direitos Sociais Contaminantes Metais Pesados Aditivos Alimentares Patógenos Boas Práticas HACCPRastreabilidade VigilânciaQuarentenaRastreabilidade Controle de Pragas Composição do Produto Requisitos de Higiene ClassificaçãoRotulagem Informação Complementar Controle de água Proteção da Biodiversidade Controle de Resíduos PoluentesReciclagem Direito dos Consumidores Responsabilidade Social Recall Práticas leais de comércio Direito dos Trabalhadores PROMOÇÃO DA INOCUIDADE DOS ALIMENTOS PRODUZIDOS PELA AGRICULTURA FAMILIAR

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Promoção dos Produtos da Sociobiodiversidade ENTES GOVERNAMENTAIS ENVOLVIDOS IntegraçãoNacionalDesenvolvimentoAgrário Meio-Ambiente DesenvolvimentoSocial Minas e Energia Ciência e Tecnologia Desenvolvimento, Indústria e Comércio

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Promoção da Inocuidade dos Alimentos da Agricultura Familiar Dimensão VISA Produto Final Matéria-prima (indústria) Preparações (merenda escolar) Dados do MDA indicam que agricultura familiar é responsável por: - 60% dos alimentos que chegam à mesa das famílias brasileiras e pela matéria-prima para muitas indústrias A agricultura familiar envolve aproximadamente 4,1 milhões de famílias, gerando renda e respondendo por 77% das ocupações produtivas e empregos no campo.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Integração da Vigilância Sanitária Produto Final - Identificação das lacunas no marco regulatório e revisão dos atos normativos existentes. - Racionalização dos instrumentos de regulação. - Ampliar a divulgação do trabalho da VISA. - Envolver conteúdos de vigilância sanitária no material institucional e orientativos voltados ao agricultores familiares - Promoção das Boas Práticas de Fabricação Matéria-Prima - Aproximação da Vigilância Sanitária à rede de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). -Intercâmbio de informações sobre riscos avaliados. - Promoção das Boas Práticas Agrícolas Preparações (merenda escolar). - Avaliar os critérios analíticos utilizados para a seleção dos produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). - Intercâmbio de informações sobre produtos adquiridos no PAA.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária PROJETO DE PROMOÇÃO DA INOCUIDADE DOS ALIMENTOS PRODUZIDOS PELA AGRICULTURA FAMILIAR Definição dos alimentos e municípios envolvidos Adequação do marco legal (avaliação tecnologias) Capacitação das VISAs (tecnologias e legislação) Avaliação dos riscos associados à produção Qualificação dos Lacens Elaboração dos Guias de Gestão Gestão do Risco Diagnóstico da produção Sensibilização dos atores Capacitação dos produtores Investimento em tecnologias Valoração dos produtos

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Para onde estamos conduzindo nossas ações? Obrigado pela atenção.