BENCHMARKING NA MANUTENÇÃO.

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Transcrição da apresentação:

BENCHMARKING NA MANUTENÇÃO

Conceito de COMPETIDOR:- ANTIGO - é todo aquele que fabrica produtos iguais ou similares aos meus e divide mercados que participo

Conceito de COMPETIDOR:- NOVO - é todo aquele que usa os mesmos recursos que necessito pessoal capital mercados matérias primas canais de distribuição instalações, etc.

Forças que dirigem a concorrência na Indústria ENTRANTES POTENCIAIS CONCORRENTES NA INDÚSTRIA FORNECEDORES COMPRADORES Rivalidade entre As Empresas Existentes SUBSTITUTOS

As três estratégias genéricas para a Vantagem Competitiva Unicidade observada Posição de Baixo Custo pelo Cliente No âmbito de toda a Diferenciação Liderança no Indústria Custo Total Alvo Estratégico Apenas um segmento Enfoque particular

Os maiores custos de uma Indústria Genérica Matéria-Prima Energia Pessoal Manutenção

Os maiores custos de uma Indústria Genérica Custos Variáveis -Matéria-Prima -Energia -Pessoal (parte) Custos Fixos -Manutenção

Em uma Siderúrgica existe “meio alto-forno” Em uma Refinaria existe um “poço de petróleo” Chamado “Manutenção”

Faixas de variação da Eficiência Observadas na Prática das Indústrias Aproveitamento da Matéria-Prima – de 90 a 95% Consumo de Energia – de 70% a 95% Uso de Pessoal – de 40% a 100% Custos de Manutenção – de 25% a 100%

Razões para se fazer Benchmarking na Manutenção É a melhor maneira de ganhar (ou poupar) dinheiro sem enfrentar o risco do mercado Todos os ramos industriais dispõem Há universalidade de abordagem Há convivência de vários níveis tecnológicos A manutenção vive em um ambiente de contínua competição

A competição enfrentada pela Manutenção Pessoal – “capturado” por vários competidores inclusive dentro da própria Indústria Materiais – suprimento de sobressalentes hoje são de dimensão global Equipamentos e Instalações – cada vez mais se formam “alianças estratégicas” A “inflação e deflação” localizada

Estudos de Benchmarking Bases éticas do processo Metodologia p/obter os dados Validação dos dados Processamento das informações Análise e resultados Divulgação Eventuais revisões

AMBIENTE PESSOAS TECNOLOGIA TAREFA ESTRUTURA

PROCESSO DE MUDANÇA Tomada de consciência Preparo do pessoal para a mudança Plano e Estratégia de Mudança Consolidação Avaliação da Mudança NOVO CICLO DE MUDANÇA

OS MELHORES OS OUTROS gastam mais tempo em análises copiam desavergonhadamente se arriscam mais OS OUTROS gastam mais tempo em levantamentos só agem quando tem mais certeza discutem a metodologia (“está com febre? Então quebre o termômetro!)

Áreas para melhoria na Manutenção ADMINISTRAÇÃO Medição da Produtividade Conservação de recursos contratados Conhecer o Back-log pelo conteúdo do trabalho

Áreas para melhoria na Manutenção CONFIABILIDADE Adaptar técnicas de alta tecnologia de outros segmentos mais avançados Uso mais eficaz dos Operadores Aprender a medir o valor de Perda de Confiabilidade

Áreas para melhoria na Manutenção HABILIDADES Os Administradores de Manutenção deveriam conhecer mais do Negócio e da Economia da Atividade Industrial. Os Operadores deveriam ser pilotos - conhecer também os equipamentos.