PROJETO “MORE LEGAL III” Provimento n.º 28/2004 da CGJ/RS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Defesa do Consumidor Brasília, 09 de abril de 2007.
Advertisements

MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
Avaliação do Plano Plurianual
Art. 182, § 1º da CF - O Plano Diretor
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L de P O R T O A L E G R E
CONTEÚDO MÍNIMO DO PLANO DIRETOR oficina 3 – XIV Congresso de Meio Ambiente e VIII Congresso de Habitação e Urbanismo - MPSP.
Agricultura.
DA RESERVA LEGAL.
Comunicação ao cadastrado e Cadastro Positivo Comunicação ao cadastrado e Cadastro Positivo Requerimento nº 59/2007 Silvânio Covas Brasília, 16 de outubro.
Processo de Elaboração do PLOA 2011
Legislação Urbanística - 1ª parte
REGISTROS PÚBLICOS AULA 04 TEMA 04 PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE NOTARIAL
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS MARCO LEGAL MARCO LEGAL - LEI Nº O marco legal de avaliação do PPA 2004/2007 é constituído pelo Art. 12 da Lei nº ,
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE ASSENTAMENTOS URBANOS
Lacunas na ordem jurídico-urbanística
Programas de regularização de assentamentos informais em áreas urbanas
Área de Preservação Permanente em Área Urbana Consolidada
2. Legislação Cadastral 2.1. Constituição Federal Brasileira
Lei nº , de 16/6/2011.  PMCMV  Balneário Camboriú, 17 de junho de 2011.
2009.
PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA – LAR LEGAL
Eles apóiam PM fazendo TCO.
O Novo Código Florestal – Lei 12651/12
Núcleo Regularização Fundiária
Estatuto da Cidade.
Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis 2013
Constituição Federal - Art. 5º
Implicações e Reflexos sobre Planos Diretores
Forum Nacional de Reforma Urbana
01/04/2017.
LIMITAÇÕES À ATIVIDADE URBANÍSTICA MUNICIPAL
DA RESERVA LEGAL.
PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA
Fatos Negativos (Período 1988/1995) 1.Inst. Norm. 02/88 – SEMA – Zoneamento APA São Bartolomeu – Data limite: abril/ Lei 54/98 – Procedimentos regularização/existência.
MODULO V - Regularização Fundiária Sustentável para a Inclusão Territorial.
MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
Curso de Capacitação em Regularização Fundiária
Novo Código Florestal: Federal x Estadual
Diretor Adjunto de Recursos Fundiários
Revisão dos Planos Diretores
Regulamentação dos Instrumentos do Plano Diretor Secretaria Municipal de Urbanismo.
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
”Regulamentação” das “Exceções” em APP
Desafios para o Registro da Regularização Fundiária Urbana no Estado
Serviços Cartoriais - Histórico A necessidade de se fazer publicidade de atos e negócios jurídicos vem de muito tempo. Veja alguns casos:  No direito.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA EM GOIÁS
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
Os desafios da regularização fundiária de assentamentos informais consolidados em áreas urbanas Edésio Fernandes.
Comentários sobre a nova legislação federal Resolução Conama 369/06 e Revisão dA Lei de Parcelamento do solo URBANISMO I Laura Bueno 11/9/2006.
Instrumentos Urbanísticos
Marcelo Manhães de Almeida
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
Discussão é iniciada com alguns objetivos claros:
PROJETO DE LEI 3057/2000 LEI DE PARCELAMENTO DE SOLO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA LEI DE RESPONSABILIDADE TERRITORIAL URBANA DEP. FERNANDO CHUCRE COMISSÃO.
Lei Federal nº /79 Parcelamento do Solo Urbano O que mudou
USUCAPIÃO NO NOVO CÓDIGO CIVIL
Regulado → Capítulo VII – Título I – Livro IV - CPC Arts. 941 ao 945. regulado → Capítulo VII – Título I – Livro IV - CPC Arts. 941 ao 945. Lei nº /2001.
Lei Federal nº /2009 Regularização fundiária urbana
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
Direito Ambiental Prof. Luiz Gustavo Assad Rupp
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. Polo Santarém (22 e 23/10/15) 2º Seminário.
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS DEFINIÇÕES DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E DAS RESERVAS LEGAIS COM O ADVENTO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL"
PLANEJAMENTO URBANO Planos Diretores Participativos e ZEIS
FIBRA – 2º SEMESTRE/2012 LULY FISCHER CURSO DE DIREITO URBANÍSTICO.
Transcrição da apresentação:

PROJETO “MORE LEGAL III” Provimento n.º 28/2004 da CGJ/RS Seminário Meio Ambiente e Urbanísmo Vitória - ES 26 de setembro de 2008

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DA ... Instituído, pelo Provimento nº 16, de 10 de abril de 2003, da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, tem como objetivo institucional o auxílio aos membros e servidores do Ministério Público no trato do fracionamento do solo urbano, urbanização e questões fundiárias, mais especificamente nas relações jurídicas relativas a: a) desmembramento e fracionamento do solo urbano; b) loteamentos; c) uso do solo para fins urbanos; d) ordenação da atividade edilícia (licenças urbanísticas e zoneamento); d) utilização dos instrumentos previstos no Estatuto da Cidade; e) proteção do consumidor adquirente de lotes; f) fiscalização dos aspectos registrais do parcelamento do solo; g) crimes previstos na Lei do Parcelamento do Solo Urbano; h) questões fundiárias (art. 82, inciso III, do CPC); e i) usucapião.

O Projeto More Legal Situações consolidadas Menos documentos para o registro Deixa em aberto a possibilidade de anulação do registro em processo contencioso - se presume a boa-fé A implementação da titulação é que torna possível o pleno exercício da posse (considerandos do projeto)

“MORE LEGAL I” Provimento n.º 39/95 da CGJ/RS Excluía áreas de risco ambiental, de preservação e outros casos previstos em lei Tratamento diferenciado para a capital e interior Permitia regularizações por parte do Poder Público - art. 4º Procedimento se iniciava perante o Juízo

“MORE LEGAL II” Provimento n.º 17/99 da CGJ/RS Excluía áreas de risco ambiental, áreas indígenas, de preservação natural e outras previstas em lei Dispensou a apresentação do título de propriedade para as situações do art. 2º, § 3º Nas regularizações pelo Poder Público, passou a autorizar que este procedesse a alienação dos lotes remanescentes - art. 4º e § 1º Procedimento se iniciava perante o juízo

“MORE LEGAL III” Provimento n.º 28/04 da CGJ/RS Imóveis urbanos ou urbanizados, ainda que situados em área rural Situações consolidadas - §§ 1º e 2º do art. 2º Exclui algumas áreas, mas permite regularização em áreas de risco, desde que satisfeitas as exigências do art. 3º da Lei n.º 6766/79 Imóvel público, submetido à intervenção do Poder Público ou integrante de ZEIS também podem ser regularizadas

Pode ser invocado, para fins de regularização, pelo Poder Público Não é necessário o atendimento da dimensão mínima do módulo urbano - conveniência do reconhecimento da área como objeto de ZEIS Documentos a serem apresentados - art. 2º Procedimento se inicia perante o Ofício do Registro Imobiliário, que fará a “qualificação registrária” e encaminhará os autos ao juízo

Considerações finais Jurisprudência O projeto “More Legal” e a Regularização Fundiária Sustentável de Área Urbana da Resolução n.º 369/06 do CONAMA Crítica: consolidação de situações em que a população fica privada de infra-estrutura e equipamentos públicos Justificativa: segurança da posse = cidadania > reivindicação de infra-estrutura

ISABEL GUARISE BARRIOS BIDIGARAY O B R I G A D A! ISABEL GUARISE BARRIOS BIDIGARAY CAOURB - MP/RS www.mp.rs.gov.br/urbanistico caourb@mp.rs.gov.br (51) 3295 1157