Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA COMPORTAMENTAL DA GESTÃO
Advertisements

Gestão de Pessoas: Motivação
Sistema de Administração de Recursos Humanos
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
Curso de Gestão de Empresas
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO VONTADE MOTIVOS MOTIVIMENTO ATIVAÇÃO O QUE LHE EMPURRA MOTOR
MOTIVAÇÃO Ádria Michelle Aline Camila Batista Keithe Lopes Kely
Motivando empregados e projetando cargos
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
A abordagem Estruturalista; Abordagem Comportamental
Escola do Comportamento Humano
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
Teoria Comportamental OU Comportamentalista OU
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
Motivação Texto 05: A motivação humana Autor: Chiavenato.
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Principais características da Abordagem Comportamental
CAPÍTULO 11 Motivação.
O QUE FAZ ALGUMAS PESSOAS DAREM O MÁXIMO DE SI ENQUANTO OUTRAS PROCURAM APENAS FAZER O MÍNIMO INDISPENSÁVEL ? O QUE GERA ENTUSIASMO ? C.O. - Motivação.
A Contribuição dos Fatores Motivacionais para a Qualidade
Motivação para o trabalho
Curso de Gestão de Empresas
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
MOTIVAÇÃO.
Gestão da Qualidade – Motivação
Teoria Comportamental
MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo.
“é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na
Administração Geral - Aula 04
I- CONCEITO DE MOTIVAÇÃO Designa um conjunto de forças internas/impulsos que orientam o comportamento de um indivíduo para determinado objectivo. É a força.
“Todo comportamento humano é gerado por algo que o motiva”
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
MOTIVAÇÃO VÍDEO.
Prof. Esp. Elizeu José dos Santos
Abraham Maslow e Sua Teoria da Motivação
PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS Profª. Sônia Veiga.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Motivação dos empregados
MOTIVAÇÃO “Tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão, a um comportamento específico".
Motivados a enfrentar desafios
QUEM É O CONSUMIDOR.
Abordagem Comportamental da Administração
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO.
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Roteiro da aula FAC SÃO ROQUE Curso :Administração Turma: ADM-5ª
Motivação nas organizações
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Profa. Daciane de Oliveira Silva
MOTIVAÇÃO Conceitos Básicos.
MOTIVAÇÃO.
Teoria dos dois Fatores de herzberg
MOTIVAÇÃO SKINNER -Teoria do reforço
Teorias Motivacionais aplicadas à Administração
Stelita Silva Gestão de Pessoas Stelita Silva
CAPITAL HUMANO NO VAREJO
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
MOTIVAÇÃO Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. É um processo.
Motivação. Motivação ---- Motivo ---motor o que move.
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
TEORIA COMPORTAMENTAL Surgiu no final da década de 40 e
MOTIVAÇÃO.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Hierarquia das Necessidades de Maslow
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
MOTIVAÇÃO MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar
Transcrição da apresentação:

Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça Eduardo Kropniczki

Conceito “Motivação: Força ou o impulso que leva os indivíduos a agirem de uma forma específica.”

Como Motivar Pessoas “A arte de motivar pessoas começa com a descoberta de como influenciar o comportamento de cada uma delas. Com isso, aumentam as oportunidades de alcançar os resultados esperados pela empresa. Logo, motivação é a força que nos estimula a agir.”

Teorias sobre a Motivação Classificação Teorias sobre a Motivação Teorias das necessidades Teoria dos dois fatores Teoria da Expectativa Teorias de Conteúdo Procuram explicar quais fatores motivam as pessoas Modelo do comportamento Teoria da expectativa Behaviorismo Teoria da eqüidade Teoria de Processo Procuram explicar como funciona a motivação

Estímulo Pessoa Objetivo Modelo do comportamento que se baseia na idéia de que todo comportamento é acionado por algum tipo de estímulo.

Teorias Três teorias em particular, mantiveram credibilidade por um certo tempo, e acabaram por criar uma apresentação concisa, embora completa, sobre o assunto: “A teoria das necessidades”, Pirâmide de Maslow “A teoria dos dois fatores”, de Herzberg “A teoria da expectativa”, de Vroom

Hipóteses sobre a Motivação Humana A motivação não tem causa única. Diversos motivos ou causas são importantes para mover o comportamento. A motivação é a realização interior. O que importa e motiva é a satisfação íntima. A motivação é o grupo. Os motivos importantes são o reconhecimento e a aceitação pelos colegas. A motivação encontra-se na perspectiva do ganho. O motivo importante é ter bens materiais. Homem complexo Homem auto-realizador Homem social econômico-racional Hipóteses sobre a Motivação Humana

Necessidades de Auto-realização Necessidades de Estima Necessidades Sociais Necessidades de Segurança Necessidades Fisiológicas Hierarquia das necessidades humanas, segundo Maslow.

Comparativo Teoria de Maslow X Exigências de Funcionários dentro do ambiente do trabalho. Necessidades fisiológicas relacionadas ao alimentos, abrigo, entre outros. Necessidades de segurança estariam relacionadas a Estabilidade no Trabalho, auxílio doença, planos de previdência, período de folga e segurança física.

Comparativo As necessidades sociais, associadas a um senso de participação, amizade e prestatividade a colegas de trabalho e superiores hierárquicos; As Necessidades de auto-estíma – reconhecimento e elogio por parte dos supervisores e gerentes, com perspectiva de cargos e promoções. Necessidades de auto-realização quando se proporcionam trabalhos gratificante e interessantes.

Comparação -Teorias de Herzberg & Maslow. FATORES MOTIVACIONAIS Trabalho em si Desafio Responsabilidade FATORES HIGIÊNICOS Grupo de trabalho Carreira Emprego e salário Ambiente físico de trabalho Maslow AUTO-REALIZAÇÃO ESTIMA SOCIAIS SEGURANÇA NECESSIDADES BÁSICAS

Teoria de Herzberg Teoria dos dois fatores: Fatores de Higiene Motivadores Condições de Trabalho o trabalho em si Pagamento Responsabilidade Segurança no Trabalho Senso de realização Relações no Trabalho Reconhecimento Prática de Supervisão e administração Perspectiva de Evolução Política e administração da empresa  

Satisfação e insatisfação, segundo Herzberg, representam duas dimensões independentes da motivação. Presença de fatores motivacionais Ausência de fatores motivacionais Satisfação Insatisfação Não-Satisfação Não-Insatisfação Ausência de fatores higiênicos Presença de fatores higiênicos

Herzberg acreditava que o trabalho, em si, é o principal motivador no ambiente de trabalho, e que todas as outras influências possíveis são de importância secundária.

Acreditava ainda que se os Fatores de Higiene estiverem em ordem e forem satisfatórios, cinco fatores-chaves podem motivar a equipe: Trabalho interessante ou que apresentem desafios; Responsabilidades pelas tarefas; Sensação de se ter alcançado algo; Reconhecimento pelo trabalho realizado; Possibilidade de desenvolvimento pessoal, promoção e transferência de cargo.

“ O futuro pertence a quem souber libertar-se da idéia tradicional do trabalho como obrigação e for capaz de apostar numa mistura de atividades, onde o trabalho se confundirá com tempo livre e o estudo.” Domenico De Masi

Teoria da Expectativa Baseado na Pirâmide de Necessidades de Maslow e na Teoria dos dois Fatores de Herzberg (Teoria de V.H. VROOM). Para Vroom, existem duas partes que compõem a motivação: Desejos Individuais, e; Expectativas de alcançá-los.

Teoria da Expectativa de Vroom VALÊNCIA X EXPECTATIVA MOTIVAÇÃO AÇÃO RESULTADOS SATISFAÇÃO

COMO MOTIVAR PESSOAS TERMOS PRÁTICOS Ser um bom líder Conhecer como você age com seus subordinados é fundamental Demonstre sua competência a cada oportunidade Encoraje iniciativas delegando poder ao grupo. Trabalhar em equipe Verifique se a equipe reconhece seu papel e valor Cheque sua motivação e a de sua equipe A motivação depende de objetivos claros, conseguidos apenas com bom gerenciamento. Evite a cultura da culpa.

COMO MOTIVAR PESSOAS TERMOS PRÁTICOS Aprimorar os trabalhos Melhore a organização com a administração participativa Avaliar Satisfação no trabalho Remanejar Cargas no Trabalho Desenvolver as pessoas Valorize a qualidade e incentive o aperfeiçoamento sempre que puder.

COMO MOTIVAR PESSOAS TERMOS PRÁTICOS Remunerar os funcionários Dê recompensas financeiras de modo inteligente, motivando através de benefícios e ajuda de custo. Recompense um desempenho excepcional, com premiações, aumentando a responsabilidade do trabalhador de modo a passar confiança e dando-lhes privilégios. Proporcionar o ambiente de trabalho seguro e saudável Avalie de que o ambiente no qual todos trabalham satisfaz as necessidades básicas.

Conclusão “Escolha o trabalho de que gostas e não terás de trabalhar um único dia em tua vida” Confúcio

“Nem sempre dá para se fazer só o que gostamos, mas aquele que gosta do que faz e sente orgulho em fazer melhor, a cada dia vai mais longe. ”

Apresentação do Filme sobre Motivação