Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina Pró-reitoria de Ensino de Graduação Comissão Permanente do Vestibular Processos.

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Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina Pró-reitoria de Ensino de Graduação Comissão Permanente do Vestibular Processos seletivos em vigência na UFSC Processos seletivos em vigência na UFSC

COPERVE  Criada em 29/09/1970 com o nome de “Comissão Central do Vestibular” através da Portaria 342/GR/70  20/10/ Primeiro Edital de Concurso Vestibular Único e Unificado  Em 1977 passa a ser denominada “COPERVE”  Atribuições – item III, Artigo 55 do atual Regimento Geral da UFSC UFSC / PREG / COPERVE

 Eventos promovidos pela COPERVE Processos Seletivos de acesso aos Cursos de Graduação da UFSC e eventualmente outras IFES (UFFS, UNILA,...) Processos Seletivos de acesso aos Cursos de Graduação da UFSC e eventualmente outras IFES (UFFS, UNILA,...) Concursos para STA´s da UFSC Concursos para STA´s da UFSC Apoio a Concursos para Docentes da UFSC Apoio a Concursos para Docentes da UFSC Concursos para outros órgãos públicos Concursos para outros órgãos públicos Exame nacional PROLIBRAS – Certificação na Libras, sob credenciamento do MEC Exame nacional PROLIBRAS – Certificação na Libras, sob credenciamento do MEC UFSC / PREG / COPERVE

 Processos Seletivos de acesso aos Cursos de Graduação da UFSC : Vestibular Educação do CampoVestibular Educação do Campo Vestibular Licenciaturas IndígenasVestibular Licenciaturas Indígenas Vestibular Letras / LibrasVestibular Letras / Libras Vestibular Educação a DistânciaVestibular Educação a Distância Vestibular TradicionalVestibular Tradicional  Eventos normatizados por Resoluções da Câmara de Ensino de Graduação da UFSC UFSC / PREG / COPERVE

 Vestibular Educação do Campo 50 vagas 50 vagas Único dia Único dia 30 questões objetivas 30 questões objetivas Português e Conhecimentos GeraisPortuguês e Conhecimentos Gerais Redação Redação  Vestibular Licenciaturas Indígenas 120 vagas 120 vagas 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais 10 questões objetivas de Português 10 questões objetivas de Português Redação em Língua Indígena ( Redação em Língua Indígena (Guarani, Kaingáng e Xokleng) UFSC / PREG / COPERVE

 Vestibular Letras / Libras 40 vagas 40 vagas Licenciatura e Bacharelado Licenciatura e Bacharelado 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais formuladas na Libras 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais formuladas na Libras 10 questões objetivas de Português formuladas em Português 10 questões objetivas de Português formuladas em Português  Vestibular Educação a Distância Diversos cursos (licenciatura e bacharelado) Diversos cursos (licenciatura e bacharelado) Provas realizadas em único dia Provas realizadas em único dia Diversos Polos UABDiversos Polos UAB 30 questões objetivas e Redação 30 questões objetivas e Redação UFSC / PREG / COPERVE

Aspectos operacionais Candidatos (em média) Candidatos (em média) 70% SC (inscritos e classificados) 70% SC (inscritos e classificados) 30% Outros Estados 30% Outros Estados vagas para vagas para Cursos/Habilitações 83 Cursos/Habilitações Aplicado em: Aplicado em: 13 cidades de SC, 52 setores, 1100 grupos 13 cidades de SC, 52 setores, 1100 grupos Envolvendo 3000 colaboradores Envolvendo 3000 colaboradores VESTIBULAR UFSC

Aspectos Pedagógicos  Objetivos Avaliar aptidão e habilidades dos candidatos Avaliar aptidão e habilidades dos candidatos Verificar o domínio de conhecimento até o nível de complexidade do ensino médio conforme os PCN´s Verificar o domínio de conhecimento até o nível de complexidade do ensino médio conforme os PCN´s Interagir com o Ensino Médio Interagir com o Ensino Médio VESTIBULAR UFSC

Aspectos Pedagógicos  As provas visam avaliar: Domínio do conteúdo;Domínio do conteúdo; Compreensão das TemáticasCompreensão das Temáticas Capacidade de síntese;Capacidade de síntese; Capacidade de organizar idéias;Capacidade de organizar idéias; Nível de informação e de argumentação;Nível de informação e de argumentação; Capacidade de interpretar dados e fatos;Capacidade de interpretar dados e fatos; Capacidade de estabelecer relações;Capacidade de estabelecer relações; Correlação com fatos do cotidiano e da atualidade.Correlação com fatos do cotidiano e da atualidade. VESTIBULAR UFSC

Formato / Conteúdo das Provas VESTIBULAR UFSC 8 Disciplinas 8 Disciplinas 80 questões Objetivas 80 questões Objetivas 4 questões discursivas 4 questões discursivas Disciplinas: Disciplinas: Português e Literatura Brasileira Português e Literatura Brasileira Língua Estrangeira (5 opções) Língua Estrangeira (5 opções) Inglês, Espanhol, Alemão, Italiano ou Francês Inglês, Espanhol, Alemão, Italiano ou Francês Matemática, Biologia, Geografia Matemática, Biologia, Geografia História, Física, Química História, Física, Química + Redação + Redação 3 propostas 3 propostas

Formato / Conteúdo das Provas VESTIBULAR UFSC Questões Objetivas Questões Objetivas Proposições Múltiplas Proposições Múltiplas Sistema de somatório Sistema de somatório 4 a 7 proposições (01, 02, 04, 08, 16, 32 e 64) 4 a 7 proposições (01, 02, 04, 08, 16, 32 e 64) Acertos Parciais Acertos Parciais Priorizando acerto dos candidatos Priorizando acerto dos candidatos Abertas Abertas Problemas com resposta entre 00 e 99 Problemas com resposta entre 00 e 99 Questões Discursivas Questões Discursivas Interdisciplinares ou não Interdisciplinares ou não Acertos Parciais Acertos Parciais

Aspectos Pedagógicos VESTIBULAR UFSC Provas baseadas nos PCN´s Provas baseadas nos PCN´s Ênfase na Proposta Curricular de SC Aspectos regionais Aspectos regionais Literatura Catarinense Literatura Catarinense História e Geografia História e Geografia Valorização do Raciocínio Valorização do Raciocínio Conteúdos Contextualizados ao Cotidiano Conteúdos Contextualizados ao Cotidiano Exemplos: Exemplos: Princípios de Funcionamento da panela de pressão Princípios de Funcionamento da panela de pressão Energia cinética X Prática de Surf Energia cinética X Prática de Surf aspectos climáticos e suas consequências aspectos climáticos e suas consequências

Um Airbus A da Air France, que fazia o voo 447, sumiu dos monitores dos radares por volta das 3 horas (horário de Brasília) no litoral brasileiro, próximo à região equatorial. As primeiras informações foram divulgadas no começo da manhã por fontes aeroportuárias francesas. O pouso estava previsto para as 11h10 da França (6h10 de Brasília) no aeroporto Roissy-Charles de Gaulle. Pouco antes de 9 horas, a Air France disse que o avião fora provavelmente atingido por um raio. Fontes francesas afirmaram que "não havia esperança" para o voo 447 e seus ocupantes. Um Airbus A da Air France, que fazia o voo 447, sumiu dos monitores dos radares por volta das 3 horas (horário de Brasília) no litoral brasileiro, próximo à região equatorial. As primeiras informações foram divulgadas no começo da manhã por fontes aeroportuárias francesas. O pouso estava previsto para as 11h10 da França (6h10 de Brasília) no aeroporto Roissy-Charles de Gaulle. Pouco antes de 9 horas, a Air France disse que o avião fora provavelmente atingido por um raio. Fontes francesas afirmaram que "não havia esperança" para o voo 447 e seus ocupantes. [...] [...] A aeronave da Air France desapareceu quando atravessava a "zona de convergência intertropical", conhecida por suas turbulências e por suas tempestades fortes. As nuvens nessa região são comparáveis aos cúmulos-nimbos, de estrutura muito complicada, com um vento vertical subindo a uma velocidade de até 100 metros por segundo, comparável a um furacão. [...] A aeronave da Air France desapareceu quando atravessava a "zona de convergência intertropical", conhecida por suas turbulências e por suas tempestades fortes. As nuvens nessa região são comparáveis aos cúmulos-nimbos, de estrutura muito complicada, com um vento vertical subindo a uma velocidade de até 100 metros por segundo, comparável a um furacão. [...] VESTIBULAR UFSC

Aspectos Pedagógicos VESTIBULAR UFSC Interdisciplinaridade Interdisciplinaridade Exploração de um mesmo Texto/Situação para abordar o conteúdo de diversas disciplinas Exemplos Desmatamento – Biologia, Geografia e Matemática Genética – Biologia e Matemática Consideração de aspectos sociais, históricos, geográficos e culturais relativos as obras literárias indicadas, no contexto de diversas disciplinas Exemplos Exemplos Escravidão, Economia Regional e Guerras Escravidão, Economia Regional e Guerras Clima, vegetação e ocupação humana Clima, vegetação e ocupação humana

Aspectos Pedagógicos VESTIBULAR UFSC Redação e Discursivas Redação e Discursivas Composição da Banca Avaliadora Composição da Banca Avaliadora Número limitado de professores da UFSC da UFSC de escolas públicas de Ensino Médio; de escolas públicas de Ensino Médio; integração Níveis superior e médio integração Níveis superior e médio alunos de mestrado/doutorado da UFSC alunos de mestrado/doutorado da UFSC integração ensino/pesquisa/extensão integração ensino/pesquisa/extensão Treinamento da Banca Avaliadora Treinamento da Banca Avaliadora Palestras / Cursos / Oficinas Palestras / Cursos / Oficinas Prova de Seleção Prova de Seleção Análise de amostras Análise de amostras Balizamento de Critérios Balizamento de Critérios

Aspectos Pedagógicos VESTIBULAR UFSC Redação e Discursivas Redação e Discursivas Outros aspectos considerados na Avaliação Outros aspectos considerados na Avaliação Atenção especial às variações linguísticas regionais Duas ou + correções de cada questão/redação Duas ou + correções de cada questão/redação Correção especial das provas de portadores de necessidades especiais Correção especial das provas de portadores de necessidades especiais

Aspectos de Segurança VESTIBULAR UFSC Bancas Elaboradoras Bancas Elaboradoras Prof. de Ensino Superior e Médio Prof. de Ensino Superior e Médio Servidores públicos Servidores públicos Nomes mantidos em Sigilo Nomes mantidos em Sigilo Assinam têrmo de Compromisso: Assinam têrmo de Compromisso: Sigilo sobre o trabalho Sigilo sobre o trabalho Não envolvimento com Pré-Vestibulares Não envolvimento com Pré-Vestibulares Inexistência de parentes próximos candidatos Inexistência de parentes próximos candidatos

Aspectos de Segurança VESTIBULAR UFSC Elaboração das Provas Elaboração das Provas Nas dependências da COPERVE Nas dependências da COPERVE Espaço físico monitorado 24hs Espaço físico monitorado 24hs Acesso controlado Acesso controlado Material mantido em cofre Material mantido em cofre Reprodução das Provas Reprodução das Provas Gráfica de Segurança Gráfica de Segurança Uso exclusivo Uso exclusivo Quantidade de Pessoal reduzida Quantidade de Pessoal reduzida Pessoal COPERVE/UFSC Pessoal COPERVE/UFSC Pessoal da Gráfica - Apenas Operadores Pessoal da Gráfica - Apenas Operadores Espaço físico monitorado 24hs Acesso controlado Acesso controlado

Aspectos de Segurança VESTIBULAR UFSC Guarda das Provas Guarda das Provas pacotes com lacre (por sala) pacotes com lacre (por sala) malotes lacrados (por setor) malotes lacrados (por setor) mantidas em quartel da PM mantidas em quartel da PM Aplicação das Provas Aplicação das Provas Transporte com escolta da PM Transporte com escolta da PM Acompanhamento Polícia Federal Acompanhamento Polícia Federal Setores coordenados por prof. da UFSC Setores coordenados por prof. da UFSC Utilização de detectores de metal Utilização de detectores de metal Identificação digital dos candidatos Identificação digital dos candidatos Documentação dúbia Documentação dúbia Falta de Documentação Falta de Documentação

VESTIBULAR UFSC Obrigado pela atenção! COPERVE / UFSC (48)