Currículo : Noções introdutórias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias ou metodologias?.
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
CURRÍCULO: TEMPOS E ESPAÇOS
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ponto de vista empresarial
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
Discutindo práticas em Matemática
Currículo e Formação Docente
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
TEORIA DA ATIVIDADE Um dos aspectos da concepção Histórico – Cultural de Aprendizagem (a Teoria da Atividade), a partir dos estudos de Leontiev (discípulo),
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Trabalho por projetos Pedagogia de projetos.
Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical
O TRABALHO COM PROJETOS
Questões metodológicas do Ensino Religioso
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
Ensaios Pedagógicos PARA UMA CULTURA DAS DIFERENÇAS Lino de Macedo
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Estratégias informais de cálculo
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Gerenciamento de Sala de Aula
Fases da Transformação
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
As 7 Leis do Ensino Eliel Unglaub, Ph.D
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Docência do Ensino Superior
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Inês Barbosa de Oliveira
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Divulgando a Pesquisa.
Organização do Trabalho Pedagógico Universitário TP - Sentido amplo: Conjunto de diretrizes da unidade acadêmica que se reflete nas atividades desenvolvidas.
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
Atividade complementar 04
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Didática da Alfabetização
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
A importância dos jogos na aprendizagem matemática
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Currículo : Noções introdutórias O Currículo constitui significativo instrumento utilizado por diferentes sociedades tanto para desenvolver os processos de conservação , transformação e renovação dos conhecimentos historicamente acumulados como para socializar as crianças e os jovens segundo valores tidos como desejáveis.(AFM)

Currículo: Noções introdutórias Currículo como conhecimento: conteúdos Perguntas: O que deve conter? Como organizar? Currículo como experiências de aprendizagem: Como selecionar as experiências? Como organizá-las em relação ao desenvolvimento (totalidade) do aluno?

Currículo: Noções introdutórias Currículo Real ou formal: Aquilo que está escrito no plano Currículo em ação: O que acontece de fato na prática

Currículo: Noções introdutórias Currículo e Sociedade: Currículo expressa apenas idéias dos especialistas da Universidade? Currículo com utopia? Desafiar limites do estabelecido. Novo horizonte de possibilidades. Universidade projeto de transformação da ordem social.

Currículo: Noções introdutórias Tomada de decisão sobre: o que se deve ensinar, ou sobre o que os alunos precisam aprender? princípios de aprendizagem? inclui também o “como” incentivar a aprendizagem? Estratégias, seleção do conteúdo, avaliação , relação professor-aluno, aluno-aluno ? Currículo acabado ou aberto, ajustando-se às necessidades da aprendizagem do alunos, articulação entre teoria e prática?