Vivem hoje no Brasil cerca de 345 mil índios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEIO AMBIENTE E URBANISMO
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado.
Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra Em defesa da reforma agrária e soberania territorial e alimentar.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
entre os Povos Indígenas Warã Instituto Indígena Brasileiro
Angela Mª de Lima Nascimento Diretora de Programas
OS INDIO EM Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas.
Desigualdade social e minorias
A ocupação da América e do Brasil
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
2. Legislação Cadastral 2.1. Constituição Federal Brasileira
Programa de Combate ao Racismo Institucional - PCRI
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Constituição de 1824 X Constituição de 1988
Políticas Públicas Municipais
PÁTRIA, NAÇÃO, ESTADO, GOVERNO, POLITICA
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
Curso Direito à Memória e à Verdade
SERVIÇOS AMBIENTAIS DAS TERRAS INDÍGENAS – MEIOS DE COMPENSAÇÃO
Vivem hoje no Brasil cerca de 345 mil índios
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
Conteúdo para prova de História
Questão Fundiária em Terras Quilombolas no Brasil.
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
A iniciativa da Publicação do livro Povos Indígenas Isolados na Amazônia : a luta pela sobrevivência, pelo Cimi, faz parte do esforço em assegurar a proteção.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Estrutura Administrativa
Os desafios da regularização fundiária de assentamentos informais consolidados em áreas urbanas Edésio Fernandes.
PÁGINAS 279 E )SIM, POR QUE AS FESTAS REPRESENTAM UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA CULTURA DO NOSSO POVO. 2)A) AS NÃÇÕES INDÍGENAS B) LUCRO DO TRÁFICO.
UNIDADE VI: OS ÍNDIOS NA CF/88
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
REFORMA SANITÁRIA.
POLÍTICAS PÚBLICAS LES 129- Sociologia e Extensão
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
UMA ESTIMATIVA DAS DEMANDAS ADICIONAIS POR TERRAS NO BRASIL
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Politicas publicas de Educação em Saúde
EVOLUÇÃO SOCIAL ASSOCIAÇÕES SINDICATOS COOPERATIVAS Paulo Luis Crocomo.
Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
MAKOTA CELINHA – KIDEVOLU - GONÇALVES
Terras Indígenas.
Gilson Carvalho HOMENAGENS DO 11º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA.
Lei Federal nº /2009 Regularização fundiária urbana
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Sistema Nacional do Meio Ambiente
 A cidadania é justamente a relação de respeito para com o meio em que vivemos e para com as pessoas que fazem parte dele. É participar na vida em.
Atuação e função do MPF A fiscalização e o estímulo à regular aplicação do dinheiro público federal.
Comunidades Tradicionais
S ISTEMAS I NTERNACIONAIS DE P ROTEÇÃO DE D IREITOS H UMANOS Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Curso: Serviço Social Disciplina: Direitos.
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
FNPETI Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil “Desafios da Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil no Brasil” Seminário:
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
Resultados Conscientização dos dirigentes da Associação Indígena, sobre o uso do instrumento legal Pessoa Jurídica e os cuidados com os documentos da mesma;
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

Vivem hoje no Brasil cerca de 345 mil índios Vivem hoje no Brasil cerca de 345 mil índios. Cerca de 0,2% da população brasileira.

Eles estão distribuídos entre 215 sociedades indígenas.

Há indícios da existência de mais ou menos 53 grupos ainda não-contatados...

...além de existirem grupos que estão requerendo o reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal indigenista.

Há entre 100 e 190 mil vivendo fora das terras indígenas, inclusive em áreas urbanas.

Prof. Pedro Leite – Ética e Cidadania ÉTICA NA QUESTÃO INDÍGENA Prof. Pedro Leite – Ética e Cidadania

Histórico Questão cultural Questão territorial Legislação Direitos Humanos Produtividade Preconceito FUNAI ONGs

“O mito da nação constituída a partir da fusão das três raças (branco, índio e negro) pretende justificar a inexistência do racismo e a impossibilidade de prosperar o preconceito racial. Isto ainda é mais evidente tratando-se do índio, muitas vezes identificado como "o primeiro brasileiro". Mas será que é realmente assim que acontece?”  

O preconceito não é algo “natural”, mas sim um comportamento aprendido O preconceito não é algo “natural”, mas sim um comportamento aprendido. Uma das causas do preconceito é o fato de que percebemos o mundo através das grades de nossa cultura.   Quando se fala em índio, a imagem que ainda se faz é de um indivíduo nu, ornamentado com penas e desenhos pelo corpo e que fica dizendo “uga!uga!”.Geralmente reconhecidos pela falta de “civilização”, de “cultura”.

-Populações que convivem diretamente com os índios muitas vezes o vêem com extremo preconceito, já a população urbana o imagina de maneira simpática, mas como algo muito remoto. - Índio que sai da aldeia abandona a própria cultura?    - A mídia incita o preconceito?   - Devido ao preconceito e a questões fundiárias, a violência contra o índio vem aumentando.

- A questão da produtividade indígena também é vista com preconceito - A questão da produtividade indígena também é vista com preconceito. Muitos acreditam que os índios trabalham apenas para si e para a tribo a que pertencem e que por isso não são, de fato, “produtivos”, não merecendo assim uma aquisição maior de terras.   - Muitas pessoas também acreditam que o número ou o tamanho excessivo das áreas indígenas reduziria fortemente o estoque de terras para a agricultura, acarretando escassez de terra para os trabalhadores não-índios, o que agravaria ainda mais a pobreza no meio rural e incentivaria o êxodo para as cidades.

“Os brancos que fizeram esta lei consideraram os índios como incapazes por que eles não compreenderam que os índios são, na verdade, diferentes culturalmente. Ou seja, os índios são plenamente responsáveis de acordo com os seus próprios padrões. Mas na época em que se escreveu o Código Civil, os brancos acreditavam também que os índios seriam extintos e portanto, não precisariam de direitos para toda a vida. Na verdade, imaginava-se que os índios eram seres primitivos que iriam se educar, adquirir a cultura dos brancos até integrarem-se totalmente à sociedade brasileira, deixando portanto de ser índios.”

LEGISLAÇÃO E DIREITOS HUMANOS Estatuto do Índio- 1973 Princípios estabelecidos pelo velho Código Civil brasileiro (de 1916) Índios: "relativamente capazes“- deveriam ser tutelados por um órgão indigenista estatal até que eles estivessem “integrados à comunhão nacional”, ou seja, à sociedade brasileira. Garante alguns direitos temporariamente Constituição de 1988 Primeira a desconsiderar perspectivas integracionistas presentes nas constituições anteriores. O direito a terra passa a ser reconhecido como um direito originário e imprescritível. E proíbem-se as remoções de grupos indígenas de suas terras exceto em situações de risco.

Nos últimos 30 anos, os povos indígenas brasileiros intensificaram sua participação na vida política, aumentando, em conseqüência, o reconhecimento geral dos seus direitos. Ao considerar os direitos indígenas como direitos “originais”, a Assembléia Constituinte aceita o princípio de que os indígenas eram os proprietários originais das terras, e portanto, que seus direitos antecedem todo ato administrativo do governo. Além disso, a Constituição estabeleceu que o Ministério Público Federal deve defender os direitos dos indígenas perante os tribunais, e que os grupos indígenas podem, por si mesmos, promover ações judiciais.

PRINCIPAIS PROPOSTAS DE AÇÕES GOVERNAMENTAIS (PROGRAMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS - 1996) Assegurar a participação das sociedades indígenas e de suas organizações na formulação e implementação de políticas de proteção e promoção de seus direitos. Demarcar e regularizar as terras tradicionalmente ocupadas por sociedades indígenas que ainda não foram demarcadas e regularizadas. Dotar a FUNAI de recursos suficientes para a realização de sua missão de defesa dos direitos das sociedades indígenas, particularmente no processo de demarcação das terras indígenas.

· Implantar sistema de vigilância permanente em terras indígenas, com unidades móveis de fiscalização, com capacitação de servidores e membros da própria comunidade indígena. Reorganizar a FUNAI para compatibilizar a sua organização com a função de defender os direitos das sociedades indígenas. Apoiar junto às comunidades indígenas o desenvolvimento de projetos auto-sustentáveis do ponto de vista econômico, ambiental e cultural.

QUESTÃO TERRITORIAL Aspectos Históricos: 1500 – cerca de 5 milhões de indígenas (80 milhões na América Latina) 1990 – cerca de 400.00 Os indígenas foram perdendo suas terras e suas vidas com a invasão européia.   A terra como fonte de vida Lei de Terras – 1850 Constituição de 1934, 1946,1967, 1988 Estatuto do Índio – 1973 Demarcação e autodemarcação das terra indígenas Invasão e Violência

FUNAI – Fundação Nacional do Índio Órgão do  governo brasileiro que estabelece e executa a Política Indigenista no Brasil, dando  cumprimento ao que determina a Constituição de 1988. É de competência da Funai a proteção das sociedades indígenas e de seus direitos, referentes à terras, preservação, educação e desenvolvimento.

Reportagem Revista Isto é (Abril-2005): “Índios no Poder” CURIOSIDADE Reportagem Revista Isto é (Abril-2005): “Índios no Poder” “Aldeia fundada em 1971, palco de várias tragédias, é o primeiro município do Brasil governado por indígenas.” Reportagem Revista Veja (Maio-2005) “Uma Guerra sem vencedores.” “Conflito em Roraima é obra do Brasil que, da ditadura para a democracia, mudou seu projeto amazônico.”

“Índios agridem secretário na Capital Conflito atual: “Índios agridem secretário na Capital Beto Moesch enfrentou resistência ao remover casa construída no Morro do Osso” (Notícia Jornal Zero Hora – 6 de junho de 2005) Briga por território – Indígenas invadem área do Parque Natural do Morro do Osso e agridem o secretário municipal do Meio Ambiente. Foto(s): Valdir Friolin/ZH