Pesquisa Ação: Uma introdução metodológica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Benedita Robson Gabriela Vânia
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Mudança Organizacional
CRITÉRIO DAS ESTRELINHAS94º º A NOSSA 2ª MUDANÇA (LIDERANÇA BASEADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL)
Em Foco: Pesquisa-ação sobre a prática docente
Pedagogia da pesquisa-ação
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
Plano de Trabalho Docente
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
Ministério da Saúde Elementos Conceituais Importantes para a Construção da Agenda de Compromissos Apoio Integrado à Gestão Descentralizada do SUS FlorianópolisJunho/2005.
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
PLANEJAMENTO PLANEJAR É “Pensar antecipado”
Um foco na Ética.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
ÉTICA.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
COMP HUM NAS ORG - Aula 01 (2008)
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Habilidades em Comunicação V
Gestão de Arquivos: Mudar é preciso?
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
Auditoria da Qualidade
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Comunicação e inteligência empresarial
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Transdisciplinaridade, pluridisciplinaridade e multidisciplinaridade
MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Osmar Braga FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL. A Perspectiva Teórica Os dois Paradigmas.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Prof. jose PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Tecnologia da informação TECNOLOGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS Prof. Ulisses Vasconcelos
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
O QUE É FILOSOFIA ?.
PROCESSO DECISÓRIO ELEMENTOS:
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Abordagem Comportamental da Administração
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Estruturas Organizacionais
BENCHMARKING.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Docência do Ensino Superior
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
(Notas João Filipe Matos, 2004)
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
ISO 9001:2015 O pensamento baseado em risco
Portfólio O portfólio é a coleção de todo o trabalho em andamento relacionado com o alcance dos objetivos pedagógicos. Consiste nos trabalhos que estão.
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt
Tendências atuais do ECLE
Comportamento Organizacional
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.
Transcrição da apresentação:

Pesquisa Ação: Uma introdução metodológica. David Tripp

Pesquisa- ação É um dos inúmeros tipos de investigação-ação, que é um termo genérico para qualquer processo que siga um ciclo no qual se aprimora a prática, pela ação sistemática de agir no campo e investigar a respeito dela. Planeja-se, implementa-se, descreve-se e avalia-se uma mudança para a melhora das práticas. Visa a solução de problemas.

Pesquisa- ação Qualquer tipo de processo se utiliza e como ele é utilizado depende dos objetivos e circunstancias. O importante é que o tipo de investigação-ação seja adequado aos objetivos, práticas, participantes, situação ( e seus facilitadores e restrições).

Características Inovadora – mostrar ineditismo Contínua – ser freqüente e não ocasional Estrategicamente pró-ativa – propõe mudanças estratégicas Participativa – inclui todos que estão envolvidos nela Intervencionista – faz as coisas acontecerem Problematizada – promove a análise crítico -reflexiva Deliberada – prevê tomada de decisões em processo Documentada – documentação do progresso da pesquisa Compreendida – conclusões limitam-se ao prático envolvido Disseminada – contribui para todo os práticos de mesma ocupação

Características Contexto – processo de aprimoramento Meios – monitorar o que muda e como leva não só a compreensão da própria prática, mas também à compreensão mais profunda de aspectos da situação, das pessoas e das próprias práticas que não se havia pensado em mudar. Finalidade – disseminação e publicação da prática obtida com sua melhora pode tornar-se desencadeador da pesquisa ação.

Teoria em Pesquisa Ação Considera-la ateórica as vezes, não quer dizer que não devemos recorrer a ela para compreender algumas situações Certo é dizer que a troca entre professores e acadêmicos faz o envolvimento com a teoria já pronta. Pesquisa-ação seria uma teorização indutiva ou “teorização-ação”.

O Processo Pesquisa-Ação Reconhecimento – análise situacional com visão ampla do contexto da pesquisa-ação, práticas atuais e participantes envolvidos. Distinção pela sua natureza interativa, é um processo corrente, repetitivo,o qual o que se alcança em cada ciclo fornece o ponto de partida para o seguinte.

O Processo Pesquisa-Ação Refletir sempre durante todo o ciclo. Participativo pois funciona melhor com cooperação e colaboração, pois os efeitos da prática de um indivíduo isolado sobre uma organização jamais se limitam àquele indivíduo.

Modos pelos quais as pessoas podem participar de pesquisa-ação. Obrigação – Por coação ou diretriz de um superior. Cooperação – concordância em participar do projeto em parceria Cooptação – por persuasão Colaboração – co-pesquisadores com igual participação.

Ética na pesquisa-ação Nenhum pesquisador ou participante deve empreender alguma atividade que prejudique outro participante sem que este tenha conhecimento e dê consentimento. Os valores dos resultados para todos os participantes deve estar vinculado à contribuição que deram.

Cinco modalidades de pesquisa-ação Pesquisa-ação técnica - abordagem pontual na qual o pesquisador toma uma prática existente de algum outro lugar e implementa em sua esfera. Pesquisa-ação prática - o pesquisador escolhe ou projeta as mudanças feitas.

Cinco modalidades de pesquisa-ação Pesquisa-ação política - mudança de cultura institucional e/ou de suas limitações. Mudança ou análise das limitações dessa cultura sobre a ação Pesquisa-ação socialmente crítica - passa a existir quando se acredita que o modo de ver agir “dominante” do sistema necessita de alguma forme de mudanças.

Cinco modalidades de pesquisa-ação Pesquisa-ação emancipatória. - mudar o status quo não só para si mesmo e para seus companheiros mais próximos, mas para todo o grupo social.

Eficácia da pesquisa-ação O dinamismo da pesquisa-ação nos faz pensar que a pesquisa-ação não é uma estratégia nova para fazer algo diferente, mas sim, um recurso para turbinar o nosso modo habitual de aprender com a experiência, e assim faze-lo naturalmente, mas melhor do que antes.