TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética

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Transcrição da apresentação:

TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética Parte I – Ética e Sociedade

Conceitos sobre Responsabilidade Social

CONTEXTUALIZAÇÃO Ações de impacto positivo ou negativo sobre hábitos dos cidadãos como consumidores, eleitores ou usuários NEGATIVAS POSITIVAS Trabalho infantil ou forçado Cuidados com a família Exploração do trabalhador Preocupação com a saúde Preservação ou poluição ambiental Medidas de segurança Ações educativas

CONTEXTUALIZAÇÃO Promoção dos bens individual e comum Maior sensibilidade devido à informação e à formação Preocupação com a ordem social e os direitos humanos

Conseqüências Surgimento de organizações voltadas a essas novas necessidades sociais (3º. Setor) Empresas redirecionam seus objetivos no sentido de enriquecer a sociedade e cumprir sua função social

O que Peter Drucker diz a respeito “Para entender o que é uma empresa, devemos começar com a sua finalidade. Ela deve situar-se no exterior da própria empresa. De fato deve situar-se na sociedade, já que a empresa é um órgão da sociedade”

MISSÃO SOCIAL DA EMPRESA Oferecer produtos e serviços à sociedade Promoção do bem individual e do bem comum As instituições existem por tolerância da sociedade e apenas enquanto esta e a economia acreditarem que as empresas fazem o seu trabalho e que ele é necessário, útil e produtivo

ÂMBITOS DA MISSÃO SOCIAL DA EMPRESA Âmbito interno A primeira na escala de prioridades Preocupação com o pessoal e seu entorno Preocupação com a organização dos meios administrativos, produtivos ou de serviços Preocupação com o ambiente empresarial

ÂMBITOS DA MISSÃO SOCIAL DA EMPRESA Âmbito externo Conduta com clientes e fornecedores Conduta com parceiros: instituições governamentais, não-governamentais e empresariais Respeito à legislação Preocupação com o impacto ambiental: ecológico e social

MOTIVAÇÕES EXTRÍNSECAS A questão é tratada perifericamente: Preocupação com a imagem Coação da legislação Coação da mídia Coação das organizações de controle social ou ambiental

MOTIVAÇÕES EXTRÍNSECAS Âmago: marketing social Satisfazer legislação pertinente Satisfazer pressões da sociedade Satisfazer normas internacionais de prática socialmente responsável Motivações extrínsecas

MOTIVAÇÕES INTRÍNSECAS A questão é tratada no âmago Fundamentam-se nos princípios éticos A ética deve permear as ações coordenadas nas organizações Pessoas e empresa como um todo preocupados com o bem comum A empresa focada na geração e irradiação do bem comum “No contexto da responsabilidade social, a ética trata essencialmente das relações entre as pessoas. Se cada um deve tratar os outros como gostaria de ser tratado, o mesmo vale para as organizações. Ética, portanto, é uma qualidade das relações humanas e indicador do estágio de desenvolvimento social.”

MOTIVAÇÕES INTRÍNSECAS Âmago: Valores Éticos Satisfazer o cliente Adequação de instalações e operações Adequação de produtos e serviços Foco na satisfação de todos os envolvidos Desenvolver virtudes nas pessoas envolvidas Motivações intrínsecas

BENEFÍCIOS E PREJUÍZOS CAUSADOS PELAS EMPRESAS Emprego e salário Geração e distribuição de riqueza Fornecimento de produtos e serviços Criação de padrões de qualidade Produção de conhecimento e tecnologia Despejo de resíduos Esgotamento de recursos naturais Exploração de pessoas

OS SETE VETORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL V1 – Apoio ao desenvolvimento da comunidade onde atua V2 – Preservação do meio ambiente V3 – Investimento no bem-estar dos funcionários e de seus dependentes e no ambiente de trabalho V4 – Comunicação transparente V5 – Retorno aos acionistas V6 – Sinergia com os parceiros V7 – Satisfação dos clientes e/ou consumidores

RESPONSABILIDADE SOCIAL INTERNA E EXTERNA Responsabilidade social externa Foco Público interno (empregados e seus dependentes) Comunidade Áreas de atuação Educação Salários e benefícios Assistência médica, social e odontológica Saúde Assistência social Ecologia Instrumentos Programas de RH Planos de previdência complementar Doações Programas de voluntariado Parcerias Programas e projetos sociais Tipo de retorno Retorno de produtividade Retorno para os acionistas Retorno social propriamente dito Retorno publicitário Retorno de imagem