Amália Souza Engel Orientadora: Profa. Dra. Nídia Nacib Pontuschka Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Relatório de Qualificação As contradições do campo e as práticas educativas no município de Monte Alegre de Minas. (provisório) Amália Souza Engel Orientadora: Profa. Dra. Nídia Nacib Pontuschka
Organização do Trabalho Seção 1: Caminhos percorridos: método e metodologia Seção 2: Fundamentos teóricos O conceito de espaço e a indefinição do espaço rural O lugar como uma possibilidade de leitura da questão agrária Seção 3: Monte Alegre de Minas e o lugar das escolas Seção 4: A prática educativa no/do campo
Objetivo Geral A presente pesquisa tem como objetivo principal compreender como as relações produtivas e sociais estabelecidas no lugar das escolas rurais Fernando Vilela e José Cabral Vieira influenciam as práticas educativas
Objetivos Específicos Demonstrar como o Paradigma do Capitalismo Agrário e da Questão Agrária influem sobre o espaço rural constituindo lugares distintos. Analisar como os diferentes paradigmas deram identidade ao lugar das escolas no município de Monte Alegre de Minas; Estabelecer a relação entre as práticas educativas e o lugar das E.M.R Fernando Vilela e José Cabral Vieira
Seção 1: Caminhos Percorridos Método - Concepção do mundo do pesquisador - Materialismo Histórico Dialético – Henri Lefebvre Procedimentos Metodológicos - Abordagem qualitativa - Entrevistas semi-estruturadas - Levantamentos de dados
Seção 2: Fundamentos teóricos O conceito de espaço As indefinições do espaço rural; O Paradigma da Questão Agrária e o Paradigma do Capitalismo Agrário; O lugar com uma possibilidade de leitura
Seção 3: Monte Alegre de Minas e o lugar das escolas A pequena complexidade urbana do município;
As contradições do espaço rural: As relações de produção; As relações sociais.
Seção 4: AS PRÁTICAS EDUCATIVAS E O LUGAR A intencionalidade das práticas educativas e a disciplina de geografia. E.M.R. Fernando Vilela Condições físicas O perfil dos professores Concepções de ensino e da Geografia E.M.R José Cabral Vieira
CONSIDERAÇÕES A escola no/do campo tornou-se palco da luta de classe entre produtores rurais e camponeses O modelo educacional da E.M.R. Fernando Vilela está envolto de processos contraditórios oriundo do avanço do agronegócio sobre o território e de práticas educativas desconexas das relações sociais que dão identidade ao lugar. A intensidade dos relacionamentos sociais da E.M.R José Cabral Vieira, garante o desenvolvimento de práticas educativas, formais e informais, vinculadas à identidade do lugar.