Amália Souza Engel Orientadora: Profa. Dra. Nídia Nacib Pontuschka

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
Advertisements

Prof. Dr. Paulo Fraga da Silva
O Currículo na Educação Infantil
DIRETRIZES CURRICULARES
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
CONCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR SOBRE ESCRITAS NUMÉRICAS DE NÚMEROS MULTIDÍGITOS Franciele Gequelin UFPR/TN Orientadora: Profa.
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Cristiane jonas Francisconi
Apresentação Disciplinar GEOGRAFIA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Este material é parte integrante da disciplina
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Profª. Drª / Orientadora Nair Casagrande - Depto. III de Educação Física, Faculdade de Educação – UFBA Leonardo Dantas DIcarahy - Depto. de História, Faculdade.
QUESTÃO AGRÁRIA Disciplina SOCIOLOGIA E EXTENSÃO
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA PROFESSOR: GIVALDO ROCHA NIELLA
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
O Espaço Agrário e as relações com o Espaço Urbano Industrial
UNIVERSIDAD PINAR DEL RIO Hermanos Saiz Montes de Oca Modelo curricular para a educação de ensino médio nas escolas rurais no estado de Mato Grosso Brasil.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Universitarização da formação de professores e fenomenologia: caminhos opostos para a Didática? Edna Duarte de Souza.
Orientações Curriculares para a Educação Básica
Universidade de Brasília – Faculdade UnB Planaltina
JANETTE MARIA FRANÇA DE ABREU
JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão
SOCIEDADE DE CLASSES, ESTADO E EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO, A GESTÃO EDUCACIONAL, A FORMAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES.
Metodologia da Pesquisa Científica
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Profª. Drª / Orientadora Nair Casagrande - Depto. III de Educação Física, Faculdade de Educação – UFBA Leonardo Dantas D’Icarahy - Depto. de História,
Jaciara Nunes Kern Regina Helena da Silva Pereira CURIOSIDADE INFANTIL, UMA FORMA INTERDISCIPLINAR E INTERESSANTE DE TRABALHAR NAS SÉRIES INICIAIS.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PESQUISA EM GEOGRAFIA Prof. NÉCIO TURRA NETO.
EGÍDIO MARTINS.
Universidade Estadual do Centro-Oeste
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES Isabelle Leal de Lima / Câmpus Paranaguá Orientador: Prof.
A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA Neniane Correia dos Santos BANCA.
Concepções em Educação Matemática
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
DIREITO FUNDIÁRIO Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa
Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Autores. TEMÁTICA TEMÁTICA.
ENFOC ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO POLÍTCO SINDICAL LUGAR DE TRASNFORMAÇÃO POLÍTICA Abril de 2010.
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
Alfabetização: a influência da formação do professor no processo de aquisição da linguagem. Mestranda: Maria da Guia Taveiro Silva Orientadora:Profª.Drª.
cenários e perspectivas.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
MÉTODOS DE PESQUISA AULA DO DIA Encontro 3 - Dia Enfoques da pesquisa em Ciências Sociais: Positivismo, Fenomenologia e Marxismo.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
Faculdade Piaget - Brasil
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Transcrição da apresentação:

Amália Souza Engel Orientadora: Profa. Dra. Nídia Nacib Pontuschka Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Relatório de Qualificação As contradições do campo e as práticas educativas no município de Monte Alegre de Minas. (provisório) Amália Souza Engel Orientadora: Profa. Dra. Nídia Nacib Pontuschka

Organização do Trabalho Seção 1: Caminhos percorridos: método e metodologia Seção 2: Fundamentos teóricos O conceito de espaço e a indefinição do espaço rural O lugar como uma possibilidade de leitura da questão agrária Seção 3: Monte Alegre de Minas e o lugar das escolas Seção 4: A prática educativa no/do campo

Objetivo Geral A presente pesquisa tem como objetivo principal compreender como as relações produtivas e sociais estabelecidas no lugar das escolas rurais Fernando Vilela e José Cabral Vieira influenciam as práticas educativas

Objetivos Específicos Demonstrar como o Paradigma do Capitalismo Agrário e da Questão Agrária influem sobre o espaço rural constituindo lugares distintos. Analisar como os diferentes paradigmas deram identidade ao lugar das escolas no município de Monte Alegre de Minas; Estabelecer a relação entre as práticas educativas e o lugar das E.M.R Fernando Vilela e José Cabral Vieira

Seção 1: Caminhos Percorridos Método - Concepção do mundo do pesquisador - Materialismo Histórico Dialético – Henri Lefebvre Procedimentos Metodológicos - Abordagem qualitativa - Entrevistas semi-estruturadas - Levantamentos de dados

Seção 2: Fundamentos teóricos O conceito de espaço As indefinições do espaço rural; O Paradigma da Questão Agrária e o Paradigma do Capitalismo Agrário; O lugar com uma possibilidade de leitura

Seção 3: Monte Alegre de Minas e o lugar das escolas A pequena complexidade urbana do município;

As contradições do espaço rural: As relações de produção; As relações sociais.

Seção 4: AS PRÁTICAS EDUCATIVAS E O LUGAR A intencionalidade das práticas educativas e a disciplina de geografia. E.M.R. Fernando Vilela Condições físicas O perfil dos professores Concepções de ensino e da Geografia E.M.R José Cabral Vieira

CONSIDERAÇÕES A escola no/do campo tornou-se palco da luta de classe entre produtores rurais e camponeses O modelo educacional da E.M.R. Fernando Vilela está envolto de processos contraditórios oriundo do avanço do agronegócio sobre o território e de práticas educativas desconexas das relações sociais que dão identidade ao lugar. A intensidade dos relacionamentos sociais da E.M.R José Cabral Vieira, garante o desenvolvimento de práticas educativas, formais e informais, vinculadas à identidade do lugar.