ESTRATÉGIAS de INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

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Transcrição da apresentação:

ESTRATÉGIAS de INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

CAPACIDADE TECNOLÓGICA Grau de domínio e experiência no processo de inovação tecnológica.

1° nível – Tem capacidade apenas de identificar, selecionar e comprar tecnologia 2° nível – Tem capacidade para modificar e adaptar tecnologia 3° nível – Tem capacidade para criar nova tecnologia

estratégias Dependem do: Mercado e da concorrência Ambiente nacional e políticas públicas entre outras O mercado é determinado por seis variáveis críticas: produtividade, qualidade, preço, flexibilidade, tempo apropriado e marketing A tecnologia é a principal impulsionadora das primeiras quatro e importante para as duas últimas.

6 tipos Relevantes para o sucesso Revelam escolhas a partir de objetivos arrojados Sistematização das estratégias: Christopher Freemann, em Economics of Industrial Innovation

ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA QUE AS EMPRESAS PODEM ADOTAR: OFENSIVA DEFENSIVA IMITADORA DEPENDENTE TRADICIONAL OPORTUNISTA

ofensiva Usada por poucas empresas buscando: presença marcante, liderança técnica e de mercado iniciativa de inovar e de disputar Informações através de P&D Desenvolve pesquisa fundamental orientada Valoração do sistema de patentes Contrata técnicos qualificados ou cientistas - Usada por um número muito pequeno de empresas e que não utilizam esta estratégia continuamente; - A empresa procura uma posição de liderança técnica e de mercado e tem a iniciativa de inovar e de disputar com as suas concorrentes; - O departamento de P&D da empresa tem uma importância fundamental, mesmo quando recorre a outras fontes técnicas e científicas, porque as informações necessárias nunca estão plenamente disponíveis; - A pequena empresa é das que mais apresenta esta característica de inovação ofensiva. É possível que esta presença marcante das pequenas empresas tenha a ver com a resistência e a incapacidade das grandes empresas de adotarem estratégias ofensivas; - Em um ambiente de estratégia ofensiva a empresa tem vantagens e mais facilidades para desenvolver pesquisa fundamental orientada, embora isto não represente uma regra geral; - A empresa tende a contratar técnicos muito bem qualificados e mesmo cientistas; - As empresas dão muito valor ao sistema de patentes.

união da perfumaria com a criação artesanal de vinhos Estratégia Ofensiva Inovação em Produto união da perfumaria com a criação artesanal de vinhos Inovação em Processo fermentação em tonéis de vinho Pela primeira vez no mundo um perfume é fabricado tendo como base o álcool vínico (obtido pela destilação de vinho) macerado em barris de carvalho francês*, conferindo personalidade única e diferenciada à fragrância. *Patente requerida Líder de venda do mercado Maior rentabilidade do portfólio Maior share de categoria

Outros exemplos de estratégia tecnológica OFENSIVA

defensiva Mercados oligopolizados Aproveita erros dos pioneiros Defasada em termos das mudança técnicas P&D difere da ofensiva na natureza e ritmo inovativo Resposta e adaptação às inovações concorrentes Avanços técnicos a custos inferiores Patentes enfraquecem liderança dos pioneiros Pessoal de elevada qualidade científica e técnica - É um tipo de estratégia bastante identificada com mercados onde predominam oligopólios; - As empresas normalmente não estão relacionadas aos tipos mais originais de inovação. A estratégia da empresa prende-se mais ao fato de aproveitar-se de eventuais erros dos pioneiros, bem como o desejo de não ficar defasada em termos das mudança técnicas; - Essas empresas também realizam atividades de pesquisa e desenvolvimento, no entanto diferem das de estratégia ofensiva quanto à natureza e ao ritmo da introdução das inovações; - As atividades de P&D realizadas por estas empresas fazem com que elas reúnam capacidades de resposta e de adaptação às inovações introduzidas pelas concorrentes; - As empresas procuram a diferenciação de seus produtos, através da incorporação de avanços técnicos, porém a custos inferiores; - As empresas utilizam as patentes como meio para enfraquecer a posição e a liderança técnica dos pioneiros; - As empresas deste tipo também contratam recursos humanos de elevada qualidade científica e técnica.

Empresas com estratégia tecnológica DEFENSIVA

imitadora Não disputa posição de liderança Aspira posição defensiva Mercado pode provocar mudança no seu produto Adquirem patentes secundárias Capacidade de engenharia e desenho de produção Custo baixo de produção Vantagens organizacionais - As empresas enquadradas nesta característica não disputam posições com os líderes, limitando-se a acompanhá-los à distância. Em alguns casos aspiram converterem-se em inovadores defensivos; - A procura pelo mercado pode provocar mudanças substanciais no seu produto; - Essas empresas adquirem patentes secundárias como subproduto de suas atividades. De modo geral possuem uma forte capacidade de engenharia e de desenho de produção; - Normalmente estas empresas apoiam-se em custos mais baixos de produção ou em vantagens organizacionais; - A informação consiste num item fundamental para a decisão do que imitar e das fontes de aquisição de “know-how”.

Estratégia imitadora Brinquedo 1 Empresa Inovadora: Lego Brinquedo 2 Empresa Imitadora brinquedo semelhante ao Lego

Estratégia imitadora Sandália Plástico Sandália Plástico Empresa Inovadora: sandália de plástico Melissa - Grendene (1979 – 1º modelo) Sandália Plástico Empresa Imitadora: sandália de plástico semelhante à Melissa

dependente Normalmente sub-contratadas respondem flutuações que afetam as empresas de maior porte Rotineiras e conservadoras - As empresas enquadradas nesta característica não disputam posições com os líderes, limitando-se a acompanhá-los à distância. Em alguns casos aspiram converterem-se em inovadores defensivos; - A procura pelo mercado pode provocar mudanças substanciais no seu produto; - Essas empresas adquirem patentes secundárias como subproduto de suas atividades. De modo geral possuem uma forte capacidade de engenharia e de desenho de produção; - Normalmente estas empresas apoiam-se em custos mais baixos de produção ou em vantagens organizacionais; - A informação consiste num item fundamental para a decisão do que imitar e das fontes de aquisição de “know-how”.

Empresas com estratégia tecnológica DEPENDENTE

Estratégia Dependente                                                                 Divisão Fragrâncias Fornecedora da empresas de higiene pessoal e cosméticos Recebe os traços de entrada, os aromas de fundo e as especificações técnicas para produção das fragrâncias – chave nas formulações

tradicional Difere da dependente pela natureza do produto Nem o mercado ou concorrência empurram mudanças no produto - As empresas enquadradas nesta característica não disputam posições com os líderes, limitando-se a acompanhá-los à distância. Em alguns casos aspiram converterem-se em inovadores defensivos; - A procura pelo mercado pode provocar mudanças substanciais no seu produto; - Essas empresas adquirem patentes secundárias como subproduto de suas atividades. De modo geral possuem uma forte capacidade de engenharia e de desenho de produção; - Normalmente estas empresas apoiam-se em custos mais baixos de produção ou em vantagens organizacionais; - A informação consiste num item fundamental para a decisão do que imitar e das fontes de aquisição de “know-how”.

Estratégia Tradicional

É tradicional mas diversifica o produto

Estratégia tradicional significa manter o produto original e inovar na diversificação

Outros exemplos de empresas com estratégia tecnológica TRADICIONAL

oportunista Sobreviventes em espaços de mercado específicos e particulares - As empresas enquadradas nesta característica não disputam posições com os líderes, limitando-se a acompanhá-los à distância. Em alguns casos aspiram converterem-se em inovadores defensivos; - A procura pelo mercado pode provocar mudanças substanciais no seu produto; - Essas empresas adquirem patentes secundárias como subproduto de suas atividades. De modo geral possuem uma forte capacidade de engenharia e de desenho de produção; - Normalmente estas empresas apoiam-se em custos mais baixos de produção ou em vantagens organizacionais; - A informação consiste num item fundamental para a decisão do que imitar e das fontes de aquisição de “know-how”.

Empresas tecnologicamente OPORTUNISTAS Cerveja: Público Gaúcho Apelo Bairrista

Empresas tecnologicamente OPORTUNISTAS Desenvolvida especialmente para limpar, hidratar, modelar ou relaxar os cabelos crespos e muito crespos

funções e estratégias ofensiva defensiva imitadora depende tradicional oportunista Investimento Fundamental 4 2 1 Investimento Aplicada 5 3 Desenvolvimento Experimental Engenharia de Desenho Patentes Serviços Técnicos Produção/Controle/Qualidade Informação Científica/Tecnológica Educação e Formação Planejamento longo prazo (1) significa função débil ou inexistente; (5) significa função muito forte