DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIVÓRCIO: ENFIM, O FIM DO FIM SEM FIM
Advertisements

Sistema dual e sua superação pela Emenda Constitucional n. 66
Direito Processual Penal I
DIREITO DE FAMÍLIA INTRODUÇÃO
Impedimentos Causas Suspensivas Nulidade Anulabilidade
Estatuto da Criança e do Adolescente
Ação de Divórcio Consensual (art. 226, § 6º, CF c/c art
PROFESSORA: Cláudia Luiz Lourenço Goiânia 2012
DIREITO CIVIL II AULA 20 DIREITO DE FAMÍLIA ATIVIDADES DA APOSTILA
DIREITO CIVIL Il AULA 20 REVISÃO DIREITO DE FAMÍLIA: TEMAS 08 AO 14
DIMAS MESSIAS DE CARVALHO
Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis ITBI
Personalidade jurídica é a projeção da personalidade intima, psíquica de cada um;
Direito das Famílias Professor Paulo Hermano.
30/03/2017.
Separação judicial (?) e divórcio.
DIREITO CIVIL Il AULA 12 TEMA 09
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ 1 O que é o Ministério Público? A Constituição Federal, que é a lei mais importante do País, define o Ministério Público.
01/04/2017.
01/04/2017.
Doação Espécies e revogação.
COLÉGIO NOTARIAL DO BRASIL - CONSELHO FEDERAL 2007
OFICINA DE ESTÁGIO DE DIREITO
UNIDADE 9: DIREITO CIVIL – Família
AULA 13 Separação judicial (?) e divórcio. Arts a 1.582, CC.
Separação e Divórcio.
Procedimentos Especiais
Alimentos provisionais 852 a 854 do CPC
Ação de DIVÓRCIO LITIGIOSO
TÍTULO VII DOS CRIMES CONTRA A FAMÍLIA
LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Aprovada em 1996 pelo poder executivo, na administração.
AULA 08 Dos efeitos do casamento. Arts a 1.570, CC.
DO DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA. Arts
AÇÃO CIVIL EX-DELICT.
Direito EmpresariaL III UFT
PROAB DIREITO CIVIL – AULA 02 PROAB DIREITO CIVIL PROFESSORA: RACHEL DELMÁS LEONI Aula 2 PROAB DIREITO CIVIL PROFESSORA: RACHEL DELMÁS.
Ação negatória de paternidade
Efeitos do casamento em geral art CC
Separação e Divórcio Consensual.
PROFESSORA: RACHEL DELMÁS LEONI
Módulo 4 ESCRITURAS DE INVENTÁRIO, PARTILHA E DIVÓRCIO. Aula 2 – Escritura Pública de Separação e Divórcio RECIVIL Qualificação em notas, com ênfase no.
Realizadores Acadêmicos de Direito Turma 2º CD Matutino.
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Sentença Penal Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró aula de
Impedimentos matrimoniais
► CASAMENTO E SEPARAÇÃO:
Causas de anulação do casamento - Impedimentos relativos Art. 1550, CC. Não se tratam de causas impeditivas, como denominava o Código de 1916, e sim causas.
Dissolução da Sociedade e do vínculo Conjugal
CÓDIGO CIVIL Lei de 10 de janeiro de 2002 PARTE GERAL - (Arts. 1º a 232) LIVRO I – DAS PESSOAS TÍTULO I - DAS PESSOAS NATURAIS (Arts. 1º/39) TÍTULO.
Monitoria – Direito Penal 3 Faculdade de Direito do Recife - UFPE
Processo Coletivo AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Universidade Bandeirantes de São Paulo Programa de Direito de Família Curso de Direito Prof. Renato Dellova.
ALIMENTOS I – CONCEITO Alimentos são prestações para satisfação das necessidades vitais de quem não pode provê-las por si (Orlando Gomes)
ADOÇÃO SILVIA OZELAME RIGO MOSCHETTA. ADOÇÃO Previsão legislativa Previsão legislativa - arts a 1619 do Código Civil; - arts a 1619 do Código.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 5 - Registro de Casamento Aula 1 - Disposições iniciais, impedimentos e causas suspensivas.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I. Aula 6 – CAUSAS DE EXTINÇÃO DO PROCESSO.
FIM DO CASAMENTO.
DIREITO DAS FAMILIAS PROFA. SANDRA REZENDE.
Professora Larissa Pochmann
CASAMENTO 1.Conceito: Maria Helena Diniz: é o vínculo jurídico entre homem e mulher que visa o auxilio mútuo material e espiritual, de modo que haja uma.
SUCESSÃO LEGÍTIMA INEXISTÊNCIA, INVALIDADE OU CADUCIDADE DO TESTAMENTO. BENS NÃO COMPREENDIDOS NO TESTAMENTO.
Processo de Execução e Cumprimento de Sentença
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL Educação Previdenciária.
O FIM DO VÍNCULO Professor Paulo Hermano. Fundamentos Legais: Constituição Federal: Art. 226, § 6º Código Civil/2002: Arts até Lei 6.515/77.
Estatuto da Criança e do Adolescente: A Guarda
 CAUSAS DO FIM DO CASAMENTO art  MORTE – morte natural, morte presumida (CC art. 6º e 7º) e declaração de ausência (CC art. 22 a 39) A morte presumida.
Professora Luciane Gomes
Medida cautelar: afastamento do agressor da moradia comum na hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual. E, ainda, a fixação provisória dos alimentos.
PRÁTICA JURÍDICA III CAROLINNE FERNÁNDEZ PRÁTICA JURÍDICA III Família e Sucessões.
DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL
Transcrição da apresentação:

DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL I – DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL Morte Invalidade Separação Divórcio II – EXTINÇÃO DO VÍNCULO

DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL (CC) Art. 1.571. A sociedade conjugal termina: I - pela morte de um dos cônjuges; II - pela nulidade ou anulação do casamento; III - pela separação judicial; IV - pelo divórcio. § 1o O casamento válido só se dissolve pela morte de um dos cônjuges ou pelo divórcio, aplicando-se a presunção estabelecida neste Código quanto ao ausente.

DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL (CC) Art. 1.580. Decorrido um ano do trânsito em julgado da sentença que houver decretado a separação judicial, ou da decisão concessiva da medida cautelar de separação de corpos, qualquer das partes poderá requerer sua conversão em divórcio. § 2o O divórcio poderá ser requerido, por um ou por ambos os cônjuges, no caso de comprovada separação de fato por mais de dois anos. (CF) Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado. § 6º O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio. (Redação dada Pela Emenda Constitucional nº 66, de 2010)

DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL III – APLICAÇÃO SUBSIDIÁRIA DAS DISPOSIÇÕES LEGAIS ACERCA DA SEPARAÇÃO (a partir da EC 66/2010) DIVÓRCIO DIRETO (sem lapso temporal de separação de fato ou judicial) TÉRMINO DO ELEMENTO CULPA (salvo como questão incidental para reparação de danos e/ou restrições de certos direitos) PERMANÊNCIA PRECÁRIA DA SEPARAÇÃO (divergência IBDFAM e CNJ)

DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL O instituto da separação judicial, em qualquer de suas formas, não foi recepcionado pela nova ordem constitucional. (Caetano Lagrasta Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo) É imprescindível que todos tenham a consciência de que a separação acabou e que qualquer exigência sobre ela se tornou dispicienda a partir da EC n.º 66/2010. (Thiago Felipe Vargas Simões , Advogado, Mestre e Doutorando em Direito Civil pela PUC/SP) Agora, já não há mais aquela dualidade: dissolução da sociedade conjugal (separação) e dissolução do vínculo (divórcio). (Luiz Fernando Valladão Nogueira, Advogado e Membro do IBDFAM)

DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL No divórcio há maior amplitude de efeitos e conseqüências jurídicas, figurando como forma de extinção definitiva do casamento válido. Por seu turno a separação admite a reconciliação e a manutenção da situação jurídica de casado, como prevê o Código de Processo Civil vigente. Por tais razões, não acolhia na integralidade a proposição, assim mantendo os dispositivos da Resolução 35 que cuidam dos atos notariais relacionados especificamente à separação consensual. (decisão unânime do Conselho Nacional de Justiça, em 12.08.2010, mantendo o entendimento de que a separação judicial não foi abolida)

DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL IV– ESPÉCIES DE DIVÓRCIO ADMINISTRATIVO (art. 1.124-A, CPC) Consensual Inexistência de Filhos Incapazes Dispor acerca de questões patrimoniais Assistência de Advogado JUDICIAL Litigioso ( sem necessidade de provar culpa)

DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL V– LEGITIMIDADE PARA REQUERER O DIVÓRCIO CÔNJUGE (parágrafo único do art. 1.576, CC) CURADOR, ASCENDENTE ou IRMÃO (incapacidade do cônjuge)

DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL VI– PROCEDIMENTO SEPARAÇÃO DE CORPOS (art. 1.575, CC) RITO ORDINÁRIO FORO PRIVILEGIADO DA MULHER (art. 100, I, CPC)

DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL VII – APURAÇÃO DE CULPABILIDADE (violação dos deveres conjugais) DANOS MORAIS PERDA DE ALIMENTOS (art. 1.704, CC, salvo como devedor subsidiário em caso de miserabilidade do cônjuge culpado) PERDA DO NOME CONJUGAL (art. 1.578, CC, exceto se causar prejuízo à identificação do cônjuge culpado ou manifesta distinção entre o seu nome e o dos filhos)

DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL VIII – VIOLAÇÃO DOS DEVERES CONJUGAIS (art. 1.573, CC, natureza exemplificativa, em consonância com o art. 1.566, CC) ADULTÉRIO TENTATIVA DE HOMICÍDIO SEVÍCIA ou INJÚRIA GRAVE ABANDONO VOLUNTÁRIO DO LAR CONDENAÇÃO POR CRIME INFAMANTE CONDUTA DESONROSA

DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL IX – EFEITOS DO DIVÓRCIO EXTINÇÃO DO VÍNCULO (art. 1.571, CC) TÉRMINO DOS DEVERES CONJUGAIS (art. 1.576, CC) SEPARAÇÃO PATRIMONIAL (art. 1.575, CC, salvo existência de separação anterior ao divórcio) TÉRMINO DA PATERNIDADE PRESUMIDA (decorridos 10 meses da sentença ou concessão de separação de corpos, art. 1.597, II, CC) ALIMENTOS PARA O CÔNJUGE NECESSITADO (art. 1.702, CC) GUARDA DOS FILHOS MENORES (art. 1.632, CC)