Ana Paula Morais Mourão Simonetti

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Responsabilidade Patrimonial
Advertisements

ESTATUTO DA TERRA Quando os dirigentes do regime militar interromperam o movimento das ligas camponesas, em 1964, resolveram criar uma lei para acalmar.
Agricultura.
CONTRATOS AGRÁRIOS TÍPICOS
O CONTRATO DE COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS ESPECIAIS
INTERMODAL E MARKETING.
MÓDULO: MODALIDADES DE LICITAÇÃO
Contrato de promessa de compra e venda e pactos acessórios
Jornada Noturna Art. 73 CLT.
Disciplina Agroindustrial
DOS CONTRATOS AGRÁRIOS
DA LOCAÇÃO DE COISAS.
Direito Agrário “Direito Agrário é o conjunto sistemático de normas jurídicas que visam disciplinar as relações do homem com a terra, tendo em vista o.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
CONTRATOS AGRÁRIOS TÍPICOS
ESTATUTO DA TERRA (LEI Nº 4.504, DE 30 DE NOVEMBRO DE 1964.)
02/04/2017.
02/04/2017.
CAPÍTULO IV Da Qualidade de Produtos e Serviços, da Prevenção e da Reparação dos Danos SEÇÃO I Da Proteção à Saúde e Segurança.
CLÁUSULAS ABUSIVAS Direito do Consumidor.
DURAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
DIREITO REAL DE AQUISIÇÃO
Locação.
Conceito de salário CLT, artigo 457
PENHOR, HIPOTECA E ANTICRESE
Extinção do Contrato de Trabalho
IMÓVEL RURAL CONCEITO.
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
Penhor - É o direito real pelo qual o devedor ou terceiro transfere ao credor, em garantia do débito, a posse de coisa móvel. Exceto: rural, industrial,
LEI N APERFEIÇOAMENTO DA LEI DO INQUILINATO
Direito Civil III – Contratos
Dos Contratos Agrários
Remuneração e Salário O empregador é que aquele que contrata pessoa física para prestar serviço de forma pessoal, de maneira não eventual, e subordinada,
O aviso prévio Direito do Trabalho.
CADASTRO RURAL Segundo Wellington Pacheco Barros Deve-se à Itália a estrutura moderna do atual cadastro rural, e que se assemelha muito ao que foi implantado.
D IREITO E MPRESARIAL I E MPRESÁRIO E A TIVIDADE E MPRESÁRIA. Foed Saliba Smaka Jr. 24/04/2015.
Direito Civil III – Contratos
Da Prestação de Serviços
2.1. PENHOR: Arts a 1.472, CC. Direito real de garantia sobre bens MÓVEIS. Regra: transferência da posse direta do bem ao credor. Exceção: penhor.
HIPOTECA E ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA
Direito Processual Civil Execução Prof. Murillo Sapia Gutier.
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
Relação de trabalho e relação de emprego.
CONTRATO DE FORNECIMENTO DE LEITE
Conselheiro Jorge Ulisses Jacoby Fernandes
CONTRATO DE EMPRÉSTIMO (Comodato/Mútuo) Código Civil - Parte Especial – Livro I – Título VI – Capítulo VI – arts. 579 a 592.
Willian Jose da Fonseca Engenheiro Ambiental e Sanitarista Agência Avançada de Meio Ambiente de Presidente Olegário Instituto Estadual de Florestas -
DA COMISSÃO.
Lei do Inquilinato noções gerais O contrato de locação pode ser explicado como um negócio jurídico pelo qual uma pessoa (denominada locador, arrendador.
Empreitada.
DIREITO EMPRESARIAL III CONTRATOS EMPRESARIAIS UNISUL
DOAÇÃO.
Política Agrícola e Comércio Internacional Acadêmicos: Aline Clarice Celmar Marcos Micheli Virginia.
Pronaf Produtivo Orientado. Ministério do Desenvolvimento Agrário Plano Safra da Agricultura Familiar 2015|2016 MCR – Pronaf Produtivo Orientado.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.  PREVISÃO LEGISLATIVA:  Art 153, VI da CF/88  Arts. 29 a 31 do CTN (regulamentação)  Lei 9.393/96 
Licença de Uso de Marca (UM)
Operações de Leasing: Aluguel de bens (máquinas, equipamentos, edificações); cessão de uso de bens de capital; o que gera resultados para a empresa é o.
AULA 02 – OBRIGAÇÕES E RESP. CIVIL
PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Conceito “Acordo em que um proprietário (lessor) concede.
Saneamento do Processo
BENS PÚBLICOS II. 1. Características InalienabilidadeImpenhorabilidadeImprescritibilidadeNão onerabilidade.
REFORMA AGRARIA TERRAS DEVOLUTAS
Férias Conceito, período aquisitivo e concessivo, perda e suspensão do direito, férias no regime de tempo parcial, em dobro, coletivas, vencidas, do empregado.
FAN - Faculdade Nobre Modalidades de Obrigações II.
DA LOCAÇÃO DE COISAS Profª SOANE LOPES. 1. DEFINIÇÃO E NATUREZA JURÍDICA Na locação de coisas, uma das partes se obriga a ceder à outra, por tempo determinado.
CONTRATOS Profa. Juliana Cavalcante “O mundo se afasta e dá passagem
A luta pela terra no Brasil Adalmir Leonidio LES/ESAQ/USP.
TRABALHADOR RURAL.
Transcrição da apresentação:

Ana Paula Morais Mourão Simonetti Contratos Agrários Ana Paula Morais Mourão Simonetti

Contratos Agrários Existem duas modalidades de contratos agrários típicos: Arrendamento e Parceira Rural Lei 4504/64 Decreto 59566/66 Lei 5889/73 Lei 11443/07

Arrendamento Rural         Art. 3º - Arrendamento rural é o contrato agrário pelo qual uma pessoa se obriga a ceder à outra, por tempo determinado ou não, o uso e gozo de imóvel rural, parte ou partes do mesmo, incluindo, ou não, outros bens, benfeitorias e ou facilidades, com o objetivo de nele ser exercida atividade de exploração agrícola, pecuária, agro-industrial, extrativa ou mista, mediante, certa retribuição ou aluguel , observados os limites percentuais da Lei. (Decreto 59566/66)

Parceria Rural Art. 96 § 1º. - Parceria rural é o contrato agrário pelo qual uma pessoa se obriga a ceder à outra, por tempo determinado ou não, o uso específico de imóvel rural, de parte ou partes dele, incluindo, ou não, benfeitorias, outros bens e/ou facilidades, com o objetivo de nele ser exercida atividade de exploração agrícola, pecuária, agroindustrial, extrativa vegetal ou mista; e/ou lhe entrega animais para cria, recria, invernagem, engorda ou extração de matérias-primas de origem animal, mediante partilha, dos riscos. (Lei 11443/07)

Riscos partilhados: I - caso fortuito e de força maior do empreendimento rural; II - dos frutos, produtos ou lucros havidos nas proporções que estipularem, observados os limites percentuais estabelecidos no inciso VI do caput deste artigo; III - variações de preço dos frutos obtidos na exploração do empreendimento rural.

Características Gerais: Subarrendamento Tipos de parcerias: agrícola, pecuária, agroindustrial, extrativista e mista. Impossibilidade de contrato híbrido Contrato expresso ou tácito

Características Gerais: Cláusulas Obrigatórias: conservação dos recursos naturais e proteção social e econômica; Proibição de renúncias de direitos ou vantagens estabelecidas em lei, por parte de arrendatários e parceiros outorgados. (Art. 13 do Decreto 59566/66)

Limites Mínimos dos Contratos:         - de 3 (três), anos nos casos de arrendamento em que ocorra atividade de exploração de lavoura temporária e ou de pecuária de pequeno e médio porte; ou em todos os casos de parceria;         - de 5 (cinco), anos nos casos de arrendamento em que ocorra atividade de exploração de lavoura permanente e ou de pecuária de grande porte para cria, recria, engorda ou extração de matérias primas de origem animal;         - de 7 (sete), anos nos casos em que ocorra atividade de exploração florestal. (Art. 13, alínea a do Decreto 59566/66)

Valores a serem pagos no Contrato de Arrendamento 15% do valor cadastral do imóvel incluídas benfeitorias 30% do valor cadastral do imóvel se recair em glebas selecionadas para fins de exploração intensiva (Art. 1º. XII da Lei 11443/07) Valores pagos em quantia fixa em dinheiro

Remuneração no Contrato de Parceria a) 20% (vinte por cento), quando concorrer apenas com a terra nua; b) 25% (vinte e cinco por cento), quando concorrer com a terra preparada; c) 30% (trinta por cento), quando concorrer com a terra preparada e moradia;

Remuneração no Contrato de Parceria d) 40% (quarenta por cento), caso concorra com o conjunto básico de benfeitorias, constituído especialmente de casa de moradia, galpões, banheiro para gado, cercas, valas ou currais, conforme o caso;

Remuneração no Contrato de Parceria e) 50% (cinqüenta por cento), caso concorra com a terra preparada e o conjunto básico de benfeitorias enumeradas na alínea d deste inciso e mais o fornecimento de máquinas e implementos agrícolas, para atender aos tratos culturais, bem como as sementes e animais de tração, e, no caso de parceria pecuária, com animais de cria em proporção superior a 50% (cinqüenta por cento) do número total de cabeças objeto de parceria;

Remuneração no Contrato de Parceria f) 75% (setenta e cinco por cento), nas zonas de pecuária ultra-extensiva em que forem os animais de cria em proporção superior a 25% (vinte e cinco por cento) do rebanho e onde se adotarem a meação do leite e a comissão mínima de 5% (cinco por cento) por animal vendido.

Provas no Contratos Agrários Permitida a prova testemunhal (Artigo 92 § 8º. Do Estatuto da Terra e Artigo 14 do Decreto 59566/66)

Direito de Preferência Na alienação: Sempre o arrendatário ou parceiro outorgado têm preferência (notificação antecipada) – art. 45 Renovação do Contrato: preferência do arrendatário ou parceiro outorgado, porém é necessária a notificação 6 meses antes por parte do proprietário.

Direito de Preferência - Sem notificação: Renova-se automaticamente o contrato Caso de desistência do contrato por parte do arrendatário: Declaração registrada no máximo em 30 dias da terminação do contrato Perda do direito: retomada do imóvel ou para descendentes

Terminação dos Contratos Segundo a lei, se dá: na ultimação da colheita, parição de rebanhos ou após a safra de animais de abate. Motivos de força maior: prorrogação automática. Motivos propositais: acerto de adicional ou ação de despejo.

Direito a Indenização Benfeitorias Úteis e Necessárias Benfeitorias Voluptuárias Quando realizadas as expensas do arrendador, aumentando rendimentos: elevação proporcional da renda (art. 25 §2º. Do Decreto 59566/66). Possibilidade de retenção do imóvel como penalidade

Extinção dos Contratos Agrários Término do prazo de contratação e renovação; Retomada; Aquisição da terra pelo arrendatário ou parceiro outorgado; Rescisão de contrato; Motivo de força maior que impossibilite a execução do contrato

Nulidade Absoluta: somente se houver diminuição ou eliminação de direitos e vantagens do arrendatário ou parceiro outorgado. Lei não preconiza o nulo pelo nulo!

Importante: Casos de venda de terras arrendadas Contratos que prevejam o pagamento do trabalhador, parte em dinheiro e parte em percentual na lavoura cultivada ou em gado tratado (Art. 96 §4º. Lei 11443/07) Pagamento de ITR em terras arrendadas (Art. 40 IV Decreto 59566/66)

Importante: Diferenciar arrendamento, parceira e comodato Parcerias de aves e suínos e agroindustrial têm legislação específica Crédito Rural: independência para penhor de safra ou parte referente a parceria (Artigos 51 e seguintes do Decreto 59566/66)