Objetivos e Desafios Empresariais

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Transcrição da apresentação:

Objetivos e Desafios Empresariais Natacha Stefanini Canesso nscanesso@uol.com.br

Objetivo x Desafio Objetivo: Desafio: É o alvo ou ponto que se pretende atingir Desafio: É a quantificação, com prazos definidos,do objetivo estabelecido. E, para serem alcançados, exigem esforços extras. Objetivo é o alvo ou ponto quantificado, com prazo de realização e responsável estabelecidos, que se pretende alcançar através de esforço extra.

Meta Existem duas definições no ramo empresarial: 1.Quantificação do objetivo 2.Etapa ou passo intermediário para se alcançar determinado objetivo

Objetivos x pessoas O objetivo da empresa é resultado da somatória e composição dos objetivos pessoais de seus dirigentes; Os funcionários devem considerar os objetivos empresariais como seus próprios objetivos. Para facilitar: Os objetivos empresariais expressam valores culturais que são adequados para os próprios valores individuais; Os funcionários identificam-se com os valores de seu grupo de trabalho.

Importância Prática: respostas conflitantes, desperdício de dinheiro, horas de trabalho, conflitos internos – não envolvimento com objetivos Respostas genéricas do tipo: lucro, sobrevivência, crescimento contínuo; Desconhecimento completo dos objetivos da empresa; Respostas imprecisas, diferentes e conflitantes.

Importância Objetivos permitem guiar ações e estratégias e estimulá-las. Finalidades: Fornecer às pessoas um sentimento específico e adequado de seu papel na empresa; Dar consciência à tomada de decisão ente grande número de diferentes executivos; Estimular o empenho e a realização baseada em resultados esperados; Fornecer a base para o controle e ações corretivas.

Características Hierárquicos Quantitativos Realistas Consistentes Claros, entendidos e escritos Comunicados Desmembrados em objetivos funcionais Motivadores Utilitários Decisórios Operacionais

Como estabelecer objetivos e desafios Considerar dois elementos: Psicológico: envolve valores, atitudes, motivações e desejos dos indivíduos Conjunto de instrumentos: recursos financeiros, humanos, materiais, de equipamentos Exemplo de objetivo não compatível: melhor serviço com redução de custos operacionais.

Como estabelecer objetivos e desafios Forma determinística: Aumentar as vendas em 5% até o final do ano. Forma probabilística: Não ter mais de 2% dos produtos devolvidos por defeito. Forma qualitativa: Melhorar a imagem da empresa perante a comunidade. Forma logística: Adquirir o controle acionário da principal concorrente.

Como estabelecer objetivos e desafios Ainda podem ser: De obtenção – aumentar a participação de um modelo de micro-computador no mercado considerado; De manutenção – manutenção da atual participação de mercado para determinado produto ou serviço. O processo envolve: concepção de vários objetivos e desafios compatíveis possíveis; consistência com recursos internos; consistência com condições ambientais; relação custos X benefícios; sentido de qualidade de toda a empresa; liberdade para se cometerem erros; reconhecimento do possível em relação ao impossível.

Teste de validade e de conteúdo IMPORTANTE: há necessidade de renovação periódica dos objetivos e desafios e de divulgação formalizada Perguntas: O objetivo ou desafio: É ou não um guia para a estratégia? Facilita a tomada de decisão ao ajudar o executivo a escolher a alternativa mais desejável? Sugere os instrumentos para uma medição e controle da eficiência e eficácia? Exige esforço extra para representar um desafio? Exige o conhecimento da capacitação interna e externa da empresa? Pode ser aplicado a todo e qualquer nível hierárquico da empresa? É entendível e vendável a todos os níveis hierárquicos envolvidos com o mesmo na empresa?

Lucro como objetivo “só existe uma definição válida de objetivo empresarial: criar clientes; afinal, quem é que paga as contas?” Peter Drucker Não devemos trabalhar com a simples maximização dos lucros. O ideal estratégico é colocar o valor do produto e do serviço em primeiro lugar; e o lucro depois. Evitar a obtenção do lucro como objetivo maior, pois: Pode conduzir a pensar e agir a curto prazo, em desacordo com o planejamento estratégico Desmotivação dos funcionários, pois o benefício é apenas para os proprietários da empresa.