Gestão da Qualidade A DIMENSÃO ESTRATÉGICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Planejamento Estratégico de Marketing
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
3 - Qualidade em Serviços
Negócio Internacional Capítulo 9 Fabrico Global e Gestão da Cadeia de Fornecimento International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice.
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
Ferramentas da Qualidade 5 Sensos PDCA/MASP
Qualidade e suas múltiplas abordagens:
Gestão Integrada / Mapeamento de Processos
Repensando a Logística
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
Administração Estratégica
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
Competitividade, Produtividade e Qualidade
Segmentação de mercado
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Pesquisa de marketing em alimentos
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Atividade R05 Grupo 3 Turma 19.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS R03 – Técnicas de Gestão de Estoques Fernando Leon Filipe Tolentino Rodrigo Caseca Rafael Braz.
MODELOS, PARCERIAS E INTEGRAÇÃO DE PROCESSOS NA SCM
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Fundamentos de Administração
Orientação da Empresa Orientação para a PRODUÇÃO
Tipos de Melhoria Contínua
Práticas de Apoio à Gestão
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
PLANEJAMENTO LOGÍSTICO
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Ética Profissional em Administração
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Repensando a Logística
Repensando da logística
REPENSANDO A LOGÍSTICA Grupo 14 D Subgrupo 1 Amanda Gurgel Débora Maia.
Método Processo e Sistema: Produtividade, Eficiência, Eficácia, Efetividade, economicidade e adaptabilidade Aula 2.
Revisão 2 b.
Administração de Marketing I
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Introdução à Qualidade
FUNDAMENTOS DO MARKETING
Métodos Quantitativos
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II O Marketing como ele é Muito mais do que um departamento ou uma gerência Estratégia geral de atuação Visão.
Modelos de Gestão e Organização 4. Estratégia de Produção
Estratégia Organizacional
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
PLANEJAMENTO DE MARKETING.
Marca do evento RBMLQ-Inmetro Depois de Amanhã Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 24/05/2010 O Futuro da Metrologia Legal e da Avaliação.
Controle de estoque.
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Perspectiva estratégica da qualidade
Controle da Qualidade Total
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
G ESTÃO DA Q UALIDADE T OTAL Do projeto ao produto.
Princípios de gestão da qualidade
Qualidade, Processos e Gestão de Software
GESTÃO DA QUALIDADE DEFINIÇÃO E CONCEITO Prof. Vagner Olegário.
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC PLANO DE PRODUÇÃO ACADÊMICOS: Diogo Arent Longo Juliana Alves Marcelino Patrícia Strachoski Talita Danieslki.
MARKETING E VENDAS NO SÉCULO XXI As Razões Pelas Quais Todas as Pessoas Precisam Entender Um Pouco de Marketing e De Vendas Quanto Mais as Empresas Se.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

Gestão da Qualidade A DIMENSÃO ESTRATÉGICA Prof. Iran Nunes

Qualidade estratégica A concepção estratégica da qualidade é definida a partir de alguns pressupostos básicos, que podem ser resumidos como: A gestão estratégica da organização é a gestão que trata dos meios de garantir a sua sobrevivência. A qualidade desempenha um papel fundamental na sobrevivência das organizações, possuindo, assim, uma dimensão estratégica bem caracterizada. A dimensão estratégica da qualidade requer que ela seja observada de forma abrangente e que sejam determinados princípios e métodos próprios para a sua produção e avaliação.

A visão abrangente da qualidade A abordagem básica para a definição da qualidade enfatiza o pleno atendimento às necessidades, aos desejos, às expectativas e às preferências do consumidor. Esse direcionamento tem sido constante nas diversas definições de qualidade. Devemos não só olhar o produto sobre uma ótica, qualidade também envolve preço, características de operação, padrões de eficiência, processo de fabricação, logística de distribuição e acesso ao produto, marca, etc.

Qualidade Qualidade é condição necessária de aptidão a que se destina. Qualidade é adequação ao uso. Qualidade é o grau de ajuste do produto à demanda que pretende satisfazer.

Ações estratégicas da Qualidade 1. direcionamento das ações da organização para atender e até superar as expectativas do mercado. 2. determinação do que sejam as condições de uso de um produto para que o consumidor considere adequado para tal. 3. ênfase na análise ampla do produto, pois tudo o que puder contribuir para o aumento da adequação ao uso é relevante.

Ações estratégicas da Qualidade 4. diversidade de itens em produtos e processos conforme os múltiplos usos do produto. 5. juízo de valor para o produto: é relevante para o produto o que for relevante para o consumidor. 6. Utilização de bases quantitativas para avaliar o produto.

Princípios da dimensão estratégica da qualidade 1. Rápida mudança dos cenários. Com frequência, percebem-se mudanças somente quando já foram detectadas novas ações da concorrência ou alterações de postura dos consumidores. 2. Crescimento contínuo da concorrência. Sempre haverá a chance de que nossos concorrentes atuais ampliem suas ações ou de que entrem novos concorrentes na área.

Princípios da dimensão estratégica da qualidade 3. Necessidade de planejamento para ambientes mais amplos. Dificilmente se conseguirá obter resultados satisfatórios em termos estratégicos se as ações forem restritas a partes bem definidas da organização. 4. Necessidade de planejamento com prazos mais longos. Mesmo aquelas empresas que atuam com bens não-duráveis precisam projetar ações de mais longo prazo, já prevendo possíveis alterações nos seus cenários de atuação. 5. Envolvimento de maior número de pessoas, áreas e setores. Não há como garantir resultados abrangentes de outra forma.

Os métodos da dimensão estratégica da qualidade 1. Adequação ao uso . 2. Relação direta entre as áreas produtivas da organização e os setores consumidores. 3. Diferenciação entre clientes e consumidores. 4. Atenção ao ambiente global. 5. Qualidade globalizada. 6. Multiplicidade de itens. 7. Evolução. 8. Antecipação das mudanças.

Os métodos da dimensão estratégica da qualidade 9. Aceitação crescente de bens e serviços. 10. Confiança no processo de produção. 11. Atribuição de elevados níveis de valor ao produto. 12. Confiança na imagem ou na marca. 13. Atenção ao meio ambiente. 14. Ação social da organização. 15. Minimização de perdas à sociedade.

Impacto nas pessoas do conceito estratégico da qualidade Ação multifuncional Visão de marketing Domínio de cena Ação equilibrada Criar demanda Ação particularizada

Tipos de controle da qualidade TQM – Gerenciamento da Qualidade total TQC – Controle da Qualidade total FPNQ – Fundação Prêmio Nacional de Qualidade Seis Sigma