Curso Mediadores de Leitura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Especial Adaptação Curricular Supervisoras Rosana e Rosângela
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
PROJETO Oficina de Expressão
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI. PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DE BIBLIOTECAS
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
POLO UAB/UNICENTRO – SÃO MATEUS DO SUL – PR
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
PROJETO INTERDISCIPLINAR
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Semana da Leitura O que é?
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
ELIANE PEREIRA DE BRITO
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Profa. Cristina Araújo de Farias
Relatório de Proposta de Projeto
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Colégio Estadual Augusto Meyer
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Planejamento da Rotina Semanal
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
A Arte na Literatura de Cordel
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PROJETO.
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
BIBLIOTECA ESCOLAR UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS I DISCIPLINA: REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DA LÍNGUA.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
OFICINA DE ESCRITA Por acreditarmos que tudo e qualquer indivíduo possa ser um leitor e escritor efetivo é que construímos uma resposta voltada para.
Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Departamento de Letras e Artes – DLA V Seminário Institucional do Programa de Iniciação à Docência (PIBID.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Base nacional comum curricular
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Abrir o Apetite Poético
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Projetos e Sequências Didáticas
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Curso Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade

PROJETO PARA MEDIAR LEITURA

Título: Cultivando Hábitos de Leitura e Produção Textual Duração: Todo Ano Letivo Clientela: Alunos dos anos iniciais do ensino fundamental ( 1° ao 5° ano)

JUSTIFICATIVA Justifica-se este projeto, por saber-se que no Brasil a grande maioria da população é desprovida de oportunidades a cerca de incentivos à práticas de leitura e atividades culturais. Diante desta triste realidade, acredita-se, que deve-se trabalhar com a criança, desde cedo, práticas diversificadas que incentivem o hábito de ler e escrever. Uma educação de qualidade está ligada diretamente a leitura, pois, pessoas que tem o hábito de ler são mais instruídas e exercem melhor sua cidadania.

E, no intuito de tornar nossos educandos leitores competentes, deve-se oportunizar aos mesmos o contato íntimo com diferentes suportes de textos. Espera-se contar com a família inserida neste processo, visando despertar o interesse e curiosidade, gosto e prazer pelo ato de ler, vivenciando experiências ricas de aquisição de conhecimentos. É meta dos PCN (LP), a formação de leitores e escritores, portanto deve-se investir e apostar em uma proposta educativa, com base no diálogo e na formação de cidadãos que possam agir, interagir e interpretar o mundo que o cerca.

OBJETIVO GERAL Desenvolver um trabalho gradual e contínuo que estimule e incentive o educando a criar o hábito de leitura e escrita, oportunizando ao mesmo, despertar o gosto e o prazer por tais práticas, que serão desenvolvidas através de atividades ricas e diversificadas de leitura e produção textual.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Organizar e planejar com os professores dos anos iniciais, sessões de estudo, sobre a importância da leitura na formação de nossos alunos; Ser o professor um exemplo de leitor em sala de aula; Valorizar a cultura e conhecimentos que a criança traz de casa; Proporcionar à criança um ambiente favorável à prática de leitura e escrita; Promover a sensibilização para que a criança possa compreender diferentes gêneros textuais;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Incentivar os alunos a desenvolverem sua criatividade, raciocínio, através do lúdico e de aprendizagens significativas; Conhecer histórias variadas e ampliar o vocabulário; Promover o empréstimo de livros, garantindo a participação e interação da família neste processo de incentivo a leitura; Incentivar o uso das tecnologias (TV, DVD, CD, Computador, internet, Rádio, etc);

Incentivar o uso das tecnologias(TV, DVD, CD, Computador, internet, Rádio, etc); Sensibilizar a comunidade escolar para a importância do ato de formação de leitores; Fazer parcerias com instituições de cultura, universidades, escolas de formação de professores, contadores de histórias, amigos da escola e principalmente uma participação ativa dos pais;

Organizar passeios, excursões à museus, teatros, bibliotecas públicas, feiras de livros e outras atividades culturais que aconteçam no município; Envolver direção, equipe de apoio (supervisores/orientadores) e todos os docentes no projeto.

METODOLOGIA O referido projeto compreende, o desenvolvimento de várias atividades durante o ano letivo, tais como: Exposição do projeto a todos os professores da escola, para apreciação, debate, aprofundar ideias e sugestões; Reunião com pais, para solicitar o apoio, no sentido de incentivarem e participarem das atividades em conjunto com os alunos; Organizar na sala de aula de uma biblioteca com livros de literatura infantil, dicionários, gibis, revistas, jornais, etc;

Organização de horário semanal para ouvir histórias, que pode ser na sala de aula, biblioteca ou sala de aula, biblioteca ou sala de atividades múltiplas, (as histórias poderão ser contadas pelo professor da turma, por voluntários, contadores de histórias, amigos da escola, alunos monitores dos anos finais e/ou alunos de universidades ou de cursos de magistério-parcerias); Organização das sacolas do saber, nestas sacolas, serão colocadas os livros para empréstimo às famílias, cada aluno será sorteado e levará para casa a sacola por uma semana, deverá ler com auxílio da família e registrar as histórias através de textos, desenhos, colagens, usando a criatividade. Estas sacolas serão confeccionadas em parceria com os pais, utilizando algodão cru, serão bordadas, pintadas com motivos infantis;

Realização de um mutirão da literatura, na comunidade, para arrecadar livros para a biblioteca; Organização em sala de aula caixa do saber, onde serão colocadas as produções textuais da turma; O trabalho em sala de aula deverá ser com diferentes suportes de textos; Narrativas (histórias de autoria conhecida ou não), contos de fadas, fábulas, lendas, folclore, etc; Poemas para serem lidos ou recitados; Quadrinhas, parlendas, adivinhações, trava-línguas, ditos populares; Reportagens, notícias; Manuseio e uso do dicionário; Textos didáticos;

Música no horário do recreio e rádio da escola; Trabalho com cartas, bilhetes, internet, realizando intercâmbio com outras escolas; Programar passeios culturais, visitas à museus, bibliotecas, feiras culturais, etc; Levar à escola grupos de teatro, danças; Trabalho com músicas em aula, rodas cantadas, jogos de adivinhações, mímicas; Trabalho na sala de informática, explorando textos, poesias, pinturas e outras atividades artísticos-culturais, pesquisas de conteúdos significativos. Organizar o jornal da escola; Exploração de diferentes gêneros textuais;

CULMINÂNCIA Realizar ao término do ano letivo a semana cultural da escola, com apresentações de diversas atividades, segundo um cronograma organizado previamente, sugere-se: 1° Sarau Literário da Escola: com recital de poesias, danças, dramatizações, peças teatrais, paródias. Festival de Talentos da Escola: com grupos musicais, teatro de sombras ou fantoches. Tarde de Autógrafos: com a produção textual da turma (coletânea de textos e histórias produzidas durante o ano). Exposição de Trabalhos: desenhos, obras de arte criadas pelos alunos, jornal mural com notícias da escola e comunidade. Baile a Fantasia: com fantasias referentes a literatura trabalhada. Postagem dos Trabalhos dos Alunos no Blog da Escola. Concurso de Poesias/Poemas. Noite de Filmes: filmes criados pelos alunos, explorando as mídias. Exposição Fotográfica: fotos da comunidade, da escola e dos trabalhos realizados durante o ano.

AVALIAÇÃO Será considerado satisfatório, se houver envolvimento de toda comunidade escolar e se realmente conseguirmos incentivar a maioria dos alunos a cultivar hábitos de leitura.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Alfabetização: Leitura do Mundo/leitura da palavra/Paulo Freire, Donaldo Macedo; tradução Lólio Lourenço de Oliveira- Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.167p. Carvalho, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática/ Marlene Carvalho- Petrópolis, RJ: vozes, 2005. 141p. Ferreiro, Emílio. Com todas as Letras:3.ed. Tradução de Mª Zilda da Cunha Lopes. SP: Cortez, 1993. 102p.

Referências Bibliográficas PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ( 1ª A 4ª SÉRIE ) Volume 2 Língua portuguesa. Pró-Letramento : Programa de Formação Continuada de Professores dos anos/séries do Ensino Fundamental : Alfabetização e Linguagem. ed. rev. e ampl. incluindo SAEB/ Prova Brasil Matriz de Referência/ Secretaria de Educação Básica - Brasília : Ministério de Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008, 364p. Referências Bibliográficas

Algumas Atividades Realizadas Pintando para a MAMÃE

Atividades Integradoras APRESENTAÇÕES NO PÁTIO DA ESCOLA

Trabalhos em grupos e integrados com outras turmas

Trabalho em Grupo

Choco Personagem

ABRIR AS PORTAS E JANELAS DO MUNDO POR MEIO DA LEITURA , DA ORALIDADE E SER CAPAZ DE SE RELACIONAR BEM NAS DIFERENTES PRÁTICAS SOCIAIS. “LER NÃO É MAIS UMA MARCA DE SABEDORIA, MAS DE CIDADANIA” EMILIA FERREIRO

GRUPO DE TRABALHO: Aurea Caçapietra Zorzella Beatriz Boldrini Dutra Belis Lenir Gonçalves Gonzales Maria Teresa Silveira Rosangela da Silva Luiz Sandra Rejane Pereira Sadovik Muniz