A cadeia de comunicação
A Cadeia de Comunicação Ilustra a conseqüência numa estrutura de marketing das decisões e posturas adotadas por uma empresa. Efeito dominó
Cadeia de Comunicação Etapas Anunciante Agência Mídia Mercado I II III IV V Etapas
Etapas da cadeia de Comunicação Anunciante Etapa I: Público-alvo (ou consumidor-padrão) Dados demográficos (sexo, idade, classe econômica, estado civil, grau de instrução...) Dados comportamentais (estilo de vida, hábito de compra e consumo). Perfil de consumo Definições advindas da necessidade do mercado.
Etapas da cadeia de Comunicação Anunciante Etapa II: Diferencial competitivo Características tangíveis e intangíveis de produtos ou serviços que venham satisfazer as necessidades do consumidor. Imagem de marca Distinção do bem/serviço para o público-alvo.
Etapas da cadeia de Comunicação A Agência de comunicação Etapa III: Planejamento de comunicação Cabe à agência desenvolver a campanha de comunicação sob a forma de propaganda, promoção ou relações públicas, utilizando o marketing direto, eventos, a mídia ou qualquer outra modalidade para fazer chegar a mensagem do anunciante ao público desejado. Transformação dos objetivos de MKT em objetivos de comunicação
Etapas da cadeia de Comunicação A Mídia Etapa IV: Qualidade e interesse dos meios Implica na qualidade de conteúdos ou de estruturas para suporte da comunicação (ex. resistência em outdoors, qualidade de impressão). Condiciona a criação e as possibilidades publicitárias tanto pela existência ou não como pelo preço Suporte da comunicação
Etapas da cadeia de Comunicação O Mercado Etapa V: Público-Alvo e Ambiente Leva em consideração todas as variáveis externas à empresa, sejam macro ou microambientais, as quais influenciarão o comportamento do mercado de forma positiva ou negativa, dependendo dos acontecimentos. Variáveis: Política, Economia, social, legislação, clima, religião, concorrência e o próprio público-alvo. Mostra a inserção da comunicação no mundo
Resumo da Cadeia de Comunicação