Transformar alunos disléxicos em leitores competentes

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Transcrição da apresentação:

Transformar alunos disléxicos em leitores competentes Ercília Castanheira TOMAR 22 Novembro

Acerca da dislexia… Várias linhas de investigação que determinam diferentes abordagens Remediar as fragilidades acedendo aos pontos fortes Decifração do código linguístico, principal barreira à aprendizagem A prevalência parece ser maior no sexo masculino Requer uma abordagem precoce e multissensorial

Cérebro e leitura … I 3 “bislexia afet gemte di bifferentez rassa. o jeito de seu ceredro processarr informacão pobe tornar bifíciu para eles interqretarem o text as images e os soms. As bificuldabes são evidenciadas quanbo as crianças estãm sendo alfadetizadas. A persistênssia destas bificuldabes, gue não coincidem com otras áreas indica profáfel bislexia.” http://members.aol.com/srousell/sim-dis/Dyslexia/dylexiahome.htm

Cérebro e leitura nos disléxicos Fonte: Overcoming Dyslexia, Sally Shaywitz, M. D.

Linguagem e leitura

Alguns aspectos da linguagem do disléxico Confusão entre letras foneticamente semelhantes: chanela/janela, popre/pobre, vivela/fivela Omissão e troca de letras e/ou sílabas: contador/computador, fortogafia /fotografia, da/na Adição de letras e/ou sílabas: muinto/muito, mensa/ mesa, bonecra/ boneca Substituição de palavras (mesmo campo semântico; o todo pela parte) Dificuldades de nomeação (vocabulário impreciso) Frases curtas ( dificuldade na recepção/ expressão oral)

Rotas de Leitura Palavra escrita Rota Lexical Leitura automática A leitura não consiste na conversão linear ou sequencial das unidades gráficas em unidades fonológicas. (Vigner,1979) Palavra escrita Rota Lexical Pronúncia Leitura automática Rota fonológica

Ler…. Descodificar (Competências fonológicas) - Identificação de letras/grafemas - Conversão dos grafemas em sons /fonemas - Reconhecimento directo das palavras Compreender (Competências semânticas) - Processamento sintáctico - Extrair o significado - Integração na memória

Funções envolvidas na leitura (Torgensen,Wagner e Rashote, “Distúrbio do Processamento Temporal”) Percepção Nomeação Repetição Armazenamento Recuperação e acesso à informação Rapidez e precisão no acesso ao léxico Memória operacional Consciência fonológica

Eu não conseguia fazer as coisas , a professora pedia para a minha mãe me ajudar em casa, a gente bem tentava, mas não dava certo.

Principais indicadores e dificuldades básicas na leitura Dificuldade de alfabetização Tentativa de adivinhar as palavras Leitura sob esforço Leitura oral c/ fraca fluência Maior dificuldade em palavras longas e pseudo-palavras Atraso na linguagem Nomeação Aprendizagem de rimas/ cantilenas Aprendizagem do alfabeto Distinção e reconhecimento de sons Segmentação de palavras Pré-escolar Escola

As dificuldades com o avançar da escolaridade…. Leitura lenta , não automatizada Recusa em ler em voz alta Dificuldade em ler legendas Incompreensão dos enunciados, prejudicando outras áreas da aprendizagem Substituição de palavras no mesmo campo semântico ou o todo pela parte ( mosca / abelha olfacto-nariz; eslavos/ escravos) Dificuldades para aprender outros idiomas

Tudo foi piorando não sei como nem porquê, mas eu comecei a ter um certo medo de ir à escola, pois às vezes os meus amigos riam de mim.

Intervenção precoce Estimular a atenção para os sons Desenvolver “rimas” e trava-línguas Decompor e formar novas palavras Exagerar a pronúncia dos sons: mmm para a cr imitar Usar objectos /formas para representar os sons das palavras ao dizê-las ver imagens Ler histórias

Na sala de aula Ensino multissensorial

Diversos materiais ………………. ……………..diferentes formatos

“Ensinar é orientar e facilitar a formação de conexões neuronais no cérebro do aluno” (Mark Twain, 2003)

O tipo e a forma do texto Síndrome de Irlen A percepção do texto impresso / representação no córtex visual

O que pode fazer a diferença Educar as crianças desde a mais tenra idade em ambientes enriquecedores (estimulando a linguagem falada, cantada e escrita) desenvolve a linguagem da criança, nomeadamente a consciência fonológica, e mais tarde favorece a leitura. Educar as crianças desde a mais tenra idade em ambientes enriquecedores (estimulando a linguagem falada, cantada e escrita) desenvolve a linguagem da criança, nomeadamente a consciência fonológica, e mais tarde favorece a leitura.

“Einsten processava informação por imagens e tinha dificuldade em exprimir as suas ideias por palavras” (Shaw Gordon,2000) Textos com caracteres maiores Uso de cor como contraste entre letras (vc), palavras, linhas Testes com espaçamento mínimo de 1,5 Textos numerados de 5/5 linhas, na margem esquerda e ligeiramente afastados As questões devem fazer referência á(s) linha(s) a ler As questões formuladas devem conter expressões já conhecidas do aluno e ter uma estrutura familiar Os exercícios de escolha múltipla dificultam o acesso á compreensão Exercícios de lacunas / correspondência facilitam O professor deve supervisionar a compreensão das questões pelo aluno Esquemas e imagens facilitam grandemente o acesso á informação

Melhorar a fluência Hoje está sol Os teus cabelos longos Vou ao mercado com a mãe Sol teus vos Vou golo cós Vós bola par _______________________ Sol amarelo Teus cabelos Vou ao mercado Bola vermelha Usar marcas para a pontuação

Senti uma mistura de alívio, com um quê de estranheza. Afinal era dislexia. E agora o que eu faço com isso, o que vai mudar? Será que eu ainda tinha conserto? Autoria do texto: Tânia Maria de Campos Freitas

Aprendemos pela prática Praticar a leitura diária de palavras, listas, frases Textos acessíveis, adequado formato de letra e com temas do interesse da criança Leitura silenciosa /leitura em voz alta Gravar para ouvir depois Generalizar a leitura (diferentes tipos de texto/ suportes)

obrigado “As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar o nosso olhar! Rubem Alves Poeta, cronista, contador de histórias, um dos mais admirados e respeitados intelectuais do Brasil. ercilia.castanheira@gmail.com