EMPRESÁRIO CONTÁBIL NO CENÁRIO ATUAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com ProfªSimony
Advertisements

EMPREENDEDORISMO NO SETOR CONTÁBIL.
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Terceirização, prestação de serviços e empreendedorismo
Conhecendo o meu negócio para criar uma estratégia de Marketing
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Qualidade Total.
Gestão Estratégica de Operações
personalizada e inesquecível".
SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE TRANSFORMAÇÕES, EVOLUÇÃO E DESAFIOS BELO HORIZONTE, 06 a 08 de Outubro Juarez Domingues Carneiro.
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Seja nosso canal de vendas
Apresentação Institucional 2008/04
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
A SUA MELHO OPÇÃO EM IMÓVEIS DE BELO HORIZONTE E REGIÃO.
SGI Apresentação Técnica.
Promovendo Sucesso!.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
Prof. Eng. Marcos A. Riguetti1 QUALIDADE Uma abordagem ORGANIZACIONAL.
PLANO DE NEGÓCIO.
Uma Visão para Empresas de TI
Departamento Jurídico-Financeiro
OS DESAFIOS DO MARKETING CONTÁBIL
Talentos para Inovação
A conquista do sucesso depende do bom atendimento!
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Missão “Administrar os Tributos Estaduais com Justiça e Eficiência, Estimulando o Cumprimento Voluntário das Obrigações Tributárias e Contribuindo para.
Qualitor CSC Gestão de Centrais de Serviços Compartilhados
GC e Excelência em Gestão Fábio Fontanela Moreira
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Equipe de Gestão.
A NS CONSULTORIA A área de saúde tornou-se um dos setores mais competitivos no Brasil, logo, o canal de distribuição e vendas acompanhou esse processo.
Nomes: Alice C.Cazalli Allison Willian Everton Costa Denis A. Araujo
Secretariado.
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVO APO
Qual a importância do Marketing Contábil
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Histórico A Dozi - Sistemas de Higiene foi fundada em 21/06/2004 com finalidade de atender com ética, respeito e excelência todas as expectativas dos.
Logistica Comercial. Tenha FOCO... os EUA têm o maior mercado do mundo, mas é muito fragmentado e dominado pelos canais de distribuição. Não queira vender.
A ITC Service é uma empresa com foco em Tecnologia da Informação para Empresas Orientada para a Tecnologia como solução de problemas empresariais Conformidade.
Gestão de Consultórios Odontológicos: como administrar sem erros
Planejamento e Responsabilidade Social
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Teoria Geral da Administração
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Profª Daniela Mota Análise de Sistemas Profª Daniela Mota
LOGÍSTICA DE SERVIÇOS.
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Programa Soluções Tecnológicas
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
Portfólio de Serviços TI
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Planejamento estratégico
Programa de Capacitação em Gestão Categoria: Educação Cooperativista Responsável: Gerência de Atendimento ao Cooperado.
Abertura e Estruturação Organizacional
Sua necessidade Terceirização de mão de obra Somos especialistas na.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Sexta Pesquisa de Satisfação do Colaborador Alta Engenharia de Consultoria.
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
Transcrição da apresentação:

EMPRESÁRIO CONTÁBIL NO CENÁRIO ATUAL As constantes mudanças no cenário econômico mundial provocaram grande impacto no desempenho do profissional da contabilidade, principalmente no proprietário, sócio ou titular de uma empresa de serviços contábeis.

VERDADE DA EMPRESA CONTÁBIL No Brasil há exigência legal para que toda empresa tenha um responsável técnico profissional, sendo nosso campo de trabalho imenso. Conhecer todo o sistema tributário nacional é tarefa árdua e quase impossível. As mudanças na legislação são um grande transtorno para os profissionais e requer atualização e estudos constantes.

Os honorários contábeis são nivelados por baixo. As empresa contábil tem dificuldade de cumprir todas as obrigações contratadas (ex:manter contabilidade regular, atender todas as obrigações acessórias)

O Brasil teve nas duas últimas décadas, crescimento econômico prejudicado por crises internas e externas. A enorme burocracia e elevada carga tributária aumentam o mercado informal da economia.

DESAFIOS DA EMPRESA CONTÁBIL 1. Sua empresa contábil tem inovado o suficiente? 2.O que tem feito para informar e convencer pessoas a respeito da sua prestação de serviços contábeis. 3. Como seus clientes tendem a encarar o serviço que você oferece?

4. O Cliente vai “comprar’ o serviço porque é obrigado ou porque é um desejo dele? 5. Você oferece “produtos”que favorecem a gestão da empresa? 6. Quem são seus concorrentes no mercado? 7. Quais são suas responsabilidades perante o cliente?

Quais as maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas de contabilidade?

Por que uma empresa contrata os serviços de um contabilista?

Destacamos principalmente quatro fatores: 1 - QUALIDADE NOS SERVIÇOS CONTÁBEIS 2 - MARKETING DA EMPRESA CONTÁBIL 3 - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 4 - ÉTICA E RESPONSABILIDADE

QUALIDADE NOS SERVIÇOS CONTÁBEIS FATORES QUE LEVAM AS EMPRESAS CONTÁBEIS A IMPLANTAREM UM PROGRAMA DE QUALIDADE Pressão do mercado tomador dos serviços Exigências dos atuais e futuros clientes Para tornar-se mais competitivo Visão administrativa operacional

Satisfação dos clientes Organização interna da empresa de contabilidade Padronização das atividades Padronização dos relatórios operacionais e gerenciais Criação de manuais de tarefas e procedimentos Capacitação dos colaboradores

Identificar pontos de deficiência e de melhoria Capacitação dos colaboradores Aumentos e ganhos de produtividade / rentabilidade Otimização de processos Como instrumento de Marketing

DEZ MANDAMENTOS DA QUALIDADE EM SERVIÇOS 1. Engajamento total da administração 2. Obsessão pela excelência 3. Engajamento total da administração 4. Organização orientada para o cliente 5. Relação de Parceria com clientes

6. Fortalecimento e envolvimento dos colaboradores 7. Reconhecimento e incentivo 8. Metodologia e disciplina 9. Aprendizado contínuo 10. Melhoria contínua

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA CONTÁBIL Para a prestação de serviços contábeis com qualidade são necessários investimentos na estrutura organizacional da empresa conforme destacamos:

CAPITAL HUMANO / INTELECTUAL Quadro técnico Departamentos Colaboradores

INSTALAÇÕES Mobiliário Iluminação adequada Atendimento / recepção / telefonista Sala de Atendimento – Clientes, Fisco, Visitas Arquivo Biblioteca Copa – café, bebedouro, geladeira.

EQUIPAMENTOS Computadores interligados em rede Servidor Impressoras Segurança – estabilizadores, nobreak, aterramento Apoio – máquina de escrever, fotocopiadora, calculadoras, scanner

SOFTWARE Integrados – multi-usuários Segurança – antivírus, senhas de acesso, backup Aplicativos – textos, planilhas, e-mail Comunicação – Internet, intranet

O CLIENTE FOCO PRINCIPAL O Cliente é o objetivo das empresas de serviços de Contabilidade, sendo o centro de tudo, e é o fator de existência e da permanência da empresa de Contabilidade no mercado consumidor de serviços. Devemos perceber as necessidades do nosso cliente e procurar atende-las. Abaixo algumas situações que podem surgir no dia-a-dia e como nós devemos agir.

INDICADORES A SEREM AVALIZADOS SOBRE O CLIENTE - Qual o sucesso dos meus clientes? - Em que categoria se enquadram meus clientes – Micro, Médio, Grande. - Que suporte técnico é oferecido aos clientes? - Qual a permanência dos clientes?

NOSSOS CLIENTES OU FUTUROS CLIENTES Podemos classificar o cliente em quatro tipos/categorias: “A”, “B”. “C”, “D”.

A - Ótimos, pagamento pontual, os que dão referência. COM GRANDE POTENCIAL – DEVEMOS PRESTIGIAR B- Pão com manteiga – pagamento médio POUCO POTENCIAL – DEVEMOS INVESTIR C - Pechincha – quer tudo, mas não quer pagar, pagamento dos honorários com dificuldade DEVEMOS CORRIGIR AS CAUSAS D – Problemáticos - Os que você gostaria de não ter aceito, pouco éticos A TENDÊNCIA É ELIMINAR

O CLIENTE NÓS Importante: EM RAZÃO DO CLIENTE...NÓS EXISTIMOS Tem uma necessidade Tem uma escolha Tem sensibilidade - Tem uma urgência É único - Tem expectativas - Tem influências Temos um trabalho a fazer Devemos ser a melhor escolha Devemos ser atenciosos Devemos ser ágeis Devemos ser flexíveis Devemos superá-las - Esperamos ter mais clientes Importante: EM RAZÃO DO CLIENTE...NÓS EXISTIMOS

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA SEGMENTAÇÃO Especialização Atendimento personalizado Unificação e padronização de procedimentos Facilidade na solução de problemas comuns Facilidade na atualização

QUAIS SÃO AS DESVANTAGENS DA SEGMENTAÇÃO Campo restrito de trabalho Bitolamento profissional Crise no segmento atendido

COMO ORIENTAR OS COLABORADORES PARA PRESTAREM UM BOM SERVIÇO? Treinamentos (interno / externo) Treinamentos motivacionais Reciclagem (aprendizado contínuo) Acreditando na equipe - Fazendo com que formem um time

COMO ENVOLVER TODOS OS COLABORADORES? Pelo interesse da direção (engajamento total) Tratando bem os colaboradores Administrar a(s) resistência(s) às mudanças - Investindo em tecnologia / equipamentos - Gerando um ambiente onde as pessoas criem seus próprios desafios

Dar autonomia aos setores (delegar) Inspirar a equipe e não apenas ensiná-la Definir claramente as metas e prazos Reconhecer as metas conquistadas - Celebrar as vitórias

PADRONIZAÇÃO OU PERSONALIZAÇÃO NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS? Padronização das tarefas – ex: plano de contas Personalização dos serviços – ex: contas sintéticas e analíticas Administrar às exceções Não administrar por exceção - Serviços executados sob medida

IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS / SISTEMAS Programa de visita aos clientes Programa de avaliação dos Softwares e Equipamentos Agenda de compromissos Revisão dos dados de um novo cliente - Sistema de protocolo – recebimento e remessa de documentos

Sistema de arquivos – organização Plano de utilidade (eliminar o supérfluo / inútil) - Plano de limpeza / ordem / higiene

REFLEXÃO: “O que você colhe durante esta vida não é fruto de sorte, mas sim produto de esforço e trabalho próprio, pois você é o dono de seu próprio destino”. (Palavras de Luz)

Bibliografia: GESTÃO DE EMPRESAS CONTÁBEIS Sandra Figueiredo e Pedro Ernesto Fabri Editora Atlas QUALIDADE NA ORGANIZAÇÃO E NOS SERVIÇOS CONTÁBEIS Carlos Roberto Victorino Editora e Gráfica Odorizzi CURSO CONTABILIZANDO O SUCESSO Parceria Sebrae / CFC

CURSO GESTÃO DA EMPRESA CONTÁBIL MODERNA Fundação Brasileira de Contabilidade Instituto de Estudos Avançados – IEA LARA CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA Rua Pernambuco, 453 conj. 202 – B.Funcionários Belo Horizonte – MG – Fone: 31 32803400 www.laraassociados.com.br eduardo@laraassociados.com.br