LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
ANÁLISE DE DISCURSO ENI P. ORLANDI
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PROJETO DE PESQUISA.
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
A CHARGE COMO ESTÍMULO AO IMÁGINÁRIO DO INTERLOCUTOR
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE PRÁTICAS DE ESTUDO 9º ANO - CMPA
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Santiago Alves de Siqueira
ENCONTRO ANUAL DAS EQUIPES COLABORADORAS DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE
Linguagem, alfabetização e letramento
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
Produção textual Turmas 02m1, 02m2 e 02m3 Profª.: Maria Anna
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
Intencionalidade discursiva
Marco Doutrinal e Marco Operativo
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estrutura do documento:
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Perguntas de Modelação
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
SOCIOLOGIA – 2ºANO ENSINO MÉDIO.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
CIED I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO Grupo de Estudos do Discurso da Universidade de São Paulo Linguística Textual: LINGUÍSTICA TEXTUAL:
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Objetivo Geral Refletir sobre questões relativas à leitura e compreensão do gênero textual charge.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Etapas de uma sequência didática
Projeto Novos Talentos Oficina 2
Autor: Marcelio Adriano Diogo
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
LEITURA: O QUE É? Criatividade
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
Transcrição da apresentação:

LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá SELMA GUALBERTO SERRA LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá

Introdução Tema A abrangência da leitura de charges subsidiada pela teoria Polifônica Problema A grande dificuldade de realizar uma leitura significativa e abrangente

Objetivos: Analisar as leituras dos alunos, observando o auxílio da teoria Polifônica para o direcionamento de uma leitura abrangente e significativa; Observar a identificação por parte dos alunos das marcas polifônicas presentes nas charges; Investigar o nível de leitura dos alunos; Levar para as aulas de língua materna uma nova abordagem de leitura.

Fundamentação Teórica “Processo discursivo é produção de sentido, discurso passa a ser o espaço em que emergem as significações.” Brandão (2002, p.32) “...com o estudo do discurso observa-se o homem falando” Orlandi (2002, p.15)

“Processo discursivo é produção de sentidos, discurso passa a ser o espaço em que emergem as significações. E aqui, o lugar específico da constituição dos sentidos é a formação discursiva, noção que juntamente com as de condições de produção e formação ideológica, vai constituir a tríade básica nas formulações teóricas da Análise do Discurso” Brandão (2002, p.35)

“a interação social por intermédio da língua caracteriza-se fundamentalmente, pela argumentatividade” Koch (2002, p.19) “a palavra é uma espécie de ponte lançada entre mim e os outros” Bakhtin (2002, p.113)

“O outro se faz presente por meio de manifestações marcadas, sequências delimitadas cujas fontes de enunciação são possíveis de serem recuperadas.” Brandão (1998, p.125)

“Atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos, que se realiza, evidentemente, com base nos elementos linguísticos presentes na superfície textual e na sua forma de organização, mas que requer a mobilização de um vasto conjunto de saberes (enciclopédicos) e sua reconstrução deste interior de evento comunicativo.” Koch (2002, p.17)

Metodologia A metodologia foi realizada em dois momentos, no primeiro foi aplicado um questionário, contendo 10 perguntas fechadas referente ao nível de leitura dos alunos. Já no segundo momento, realizou-se a leitura polifônica das charges que ocorreu em três etapas:

1º etapa - Primeiramente foram apresentados aos alunos alguns conceitos da Análise do Discurso e de Polifonia, dando ênfase a este último tópico, no que se refere à utilização desse recurso na produção das charges. Esses conceitos foram expostos aos alunos, buscando relacioná-los sempre com exemplos concretos. Logo em seguida, foram apresentadas as características peculiares do gênero discursivo charge.

2º etapa - Neste momento, a turma foi dividida em grupos e cada grupo ficou com um texto que tratava de determinada temática como: violência, política e saúde pública. Cada grupo fez a leitura dos textos e posteriormente foi viabilizado um debate acerca das temáticas abordadas nos textos.

3º etapa - De posse dos conhecimentos e das informações, esta etapa foi destinada para a realização da produção de leitura de cinco charges. É importante mencionar que os alunos tiveram que registrar detalhadamente por escrito sua leitura, produzindo um texto analítico sobre cada charge.

Resultados da pesquisa 1.Tendem a ser sintético na escrita, fato este que dificultou a análise; 2.Apresentam dificuldade com a escrita; 3.Possuem informações, mas acredita-se que não sabem utilizá-las, relacioná-las adequadamente; 4.Segundo o questionário, eles têm hábito de ler, mas esse fato não foi refletido nas leituras. 5.Alunos oriundos do ensino fundamental com conhecimento lingüístico deficiente, fato este que agrava ainda mais seu desempenho no ensino médio.

Conclusão A maioria dos alunos da turma 141 internalizaram o processo polifônico da construção das charges, no entanto, em grande parte dos alunos não se observou uma abrangência no processo de leitura, o que se justificou pela carência de leitura por parte destes alunos. Por isso, demonstra-se a importância da história de leitura dos alunos e o relevante papel, tanto da escola quanto da família, em propiciar ao educando o gosto e o hábito da leitura.

Importância da teoria Essa teoria tem grande relevância, pois observa-se que possibilita a produção de uma leitura significativa, produtiva, que ultrapassa os limites do papel e leva o indivíduo a atribuir sentidos ao que lê, tornando-os mais críticos e atuantes na sociedade.