Marketing de Moda Senac Lapa Faustolo Prof. Ms. Mauro Fiorani

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Marketing de Moda Senac Lapa Faustolo Prof. Ms. Mauro Fiorani Agosto/2012 Imagem: cerciaz.blogspot.com

BIBLIOGRAFIA BÁSICA BONADINO, Maria Claudia. Moda e Sociabilidade. Mulheres e Consumo. Ed. SENAC , 2007 COBRA, M. Marketing e moda. SP – SENAC – 2000. ERNER, Guillaume. “Vítimas da Moda? Como criamos, por que a seguimos ”. Ed. SENAC – SP - 2005 GIGLIO, E. O Comportamento do Consumidor. SP, Thompson. 2004 JONES, Sue Jenkyn. Fashion design. O manual do estilista. Título original: Fashion design. Tradução: Iara Biderman. São Paulo: Cosac Naify, 2005. LIPOVETSKY, Gilles. O Império do Efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas: tradução Maria Lucia Machado. São Paulo: Cia. das Letras, 2000. TREMPTOW, D. Planejamento de Coleção. SP

Conceito de Moda M O D A ARKETING PR DUTO ESIGN TITUDE O M Imagem: modacult.com.br

Pesquisa de Consumidor Informações sobre as características e Comportamento do Consumidor Pesquisas demográficas ajudam a dizer quem é o consumidor, enquanto pesquisas psicográficas explicam como o consumidor faz suas escolhas. Demográficas: idade, sexo, estado civil, renda, ocupação, raça e localização geográfica. Psicográficas: Hábitos de compra, atitudes, valores, motivações, preferências, personalidade e atividades complementares. LÍDERES >> EXIBICIONISTA PERSONALISTA CONSUMISTA ANTI-LÍDERES >> PRAGMÁTICO NEUTROS >> EXIGENTE INDEPENDENTE CONCILIADOR CONSERVADOR

Atitudes em relação ao vestuário Comportamento do Consumidor CONSUMISTA EXIBICIONISTA INDEPENDENTE CONCILIADOR Estilo de Vida Vida social intensa e rejeitam a vida sossegada Vida agitada, preocupados com o olhar social e ascensão, são conservadores Tranqüilo, mais voltado para si mesmo Preocupado em observar o mundo do que agir nele. Não tem ambições Atitudes em relação ao vestuário Preocupam-se com o efeito da roupa. Reconhecem o vestuário como linguagem que expressa sua identidade Busca de reações no meio externo a fim de melhorar seu auto-conceito. Roupa tem importância acentuada Distante do conceito social. Usa a roupa como forma de valorizar o corpo. Impermeabilidade à moda Negociam as atividades internas e as exigentes do meio. Procura conforto, esportividade e elegância

Atitudes em relação ao vestuário Comportamento do Consumidor EXIGENTE PERSONALISTA CONSERVADOR PRAGMÁTICO Estilo de Vida Vida social equilibrada entre atividade fora e dentro de casa Jovens interessados em esportes e leituras descomprometidas Vida tranqüila respaldada por valores tradicionais: família ; igreja Vida pacata e sossegada. Lazer mais doméstico Atitudes em relação ao vestuário Não estão satisfeito com o que tem no mercado. Importante é a sua avaliação sobre o que se usa Procura uma individualidade em relação à sociedade e a identificação com o grupo. Rejeitam padrões generalizados A roupa tem uma função mais interna, fazer que se sentem bem consigo mesmo Função: cobrir o corpo, rejeitam a roupa como instrumento de comunicação e fonte de gratificação ou compensação.

Como ser racional (ou inteligente), daí decorrendo as práticas sobre o consumo baseadas na razão, no intelecto, na comparação de lucros e perdas, nos processos de aprendizagem e generalização. Como ser emocional, numa base que pode ser tanto consciente como inconsciente, daí decorrendo as práticas sobre o consumo baseado na estimulação, supondo-se que níveis não-racionais controlam o comportamento. Como ser social , numa base de influência de regras, em que a regra principal é fazer parte do grupo, daí decorrendo as práticas sobre o consumo baseadas em pressão social.