PROFAE & Parceria Internacional Apresentado por Margaret Loma Phiri, Assessora Regional para Enfermagem & Obstetrícia Senhora Magda Awases Assessora Regional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Advertisements

Terceirização, prestação de serviços e empreendedorismo
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Administração de Recursos Humanos
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES.
HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS 3ENSINO 3PESQUISA 3ASSISTÊNCIA MISSÃO.
1 COMO FUNCIONA. 2 COMO FUNCIONA - QUEM FAZ Algumas funções dos profissionais que compõem a equipe: Responsável pela Área de Lazer no DR desenvolvimento.
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
Reestruturação e Consolidação de cadeias de suprimentos
O ESPORTE LEVADO A SÉRIO
Disciplina de Projeto de Edificação VI 9º nível
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Alexandro Pinto Cristiano Melo Juliano Melo Luciana Benevides
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
Título? Indicadores de sustentabilidade para APLs de base mineral
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: CONTRADIÇÕES DE UMA PRÁTICA Helena Maria Scherlowski Leal David - UERJ.
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Talentos para Inovação
Projeto Cidadania.
Hoje Globalização Comentários sobre a leitura (10 minutos)
Apresentação da Franquia
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
OBJETIVO: Desenvolver um sistema próprio de ensino bilíngue posicionando o Colégio AZ entre as melhores instituições da região. Na sequência, difundir.
Gestão Integral de Saúde
SEGURANÇA ALIMENTAR: É HORA DE IMPLEMENTAR!
Atribuições do Farmacêutico
Tendências na assistência social e o seu papel na promoção da inclusão social Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade de Manchester.
Unidade 3 Grupo B Subgrupo X Amanda Yoshida e Julian Blasco Alguns requisitos como treinamento constante e incentivos motivacionais aos membros de uma.
1 MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PDRH Maputo, Outubro de 2011.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
TECA – Tecnologias para agricultura
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.

PROCESSOS DE TREINAMENTO
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC O CUIDADO EM SAÚDE.
Wondershare DemoCreator
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Empresa Junior.
EDUCAÇÃO CONTINUADA NA ENFERMAGEM É UM TRABALHO CONTÍNUO COM OS FUNCIONÁRIOS INTEGRANDO-OS NA PRÓPRIA FUNÇÃO E NO CONTEXTO INSTITUCIONAL.
Automedicação: por que a prática é tão comum?
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MEDIO: JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente de Ensino.
© 2014 IBM Corporation 10 e 11 de Março de 2014BÚZIOS RIO DE JANEIRO A IBM e seus Distribuidores: Criando valor para as revendas Carolina Paixão Partner.
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Enfermagem em Trauma e Emergência
FESPSP - Pós Gestão Pública. Equipe :Adriana de Matos Carolina Nóbrega Lília Ramadan V.
Blablabla Lorem Ipsum RH NAS BASES Cluster Goiânia.
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
COMO GERENCIAR CONTRATOS Desafios da Construção Civil
Soroptimista Internacional das Américas EXPRESSE A OPINÃO DE SEU CLUBE: Um Pedido da Diretoria da Sua Federação.
As cidades globais.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
R-01 A QUALIDADE SEM COMPLICAÇÃO ELEMENTAR CONSULTORIA EM QUALIDADE A QUALIDADE SEM COMPLICAÇÃO
SEU RESULTADO NESTÃO DE PESSOAS. A EMPRESA Há 9 anos no mercado, a Adhara RH provê a seus clientes, serviços e produtos para gestão do capital humano,
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Entrevista Motivacional
ANÁLISE SWOT 1.
As Condições de Assistência dos Hospitais Federais do Brasil 04 de Junho de 2014 José Luiz Mestrinho
Criado a partir dos acordos de Bretton Woods, entra em operação em 1947; Principal instituição financeira internacional; Entre os objetivos, destacam-se.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC Chapecó, out / 2009.
Oficinas de Atendimento em Parada Cardiorrespiratória no Adulto Um espaço onde o aprender se mistura com o ensinar! Venha compartilhar a sua experiência.
Transcrição da apresentação:

PROFAE & Parceria Internacional Apresentado por Margaret Loma Phiri, Assessora Regional para Enfermagem & Obstetrícia Senhora Magda Awases Assessora Regional para Desenvolvimento de Recursos Humanos Divisião de Sistemas de Saúde e Desenvolvimento de Serviços, OMS - AFRO

Estrutura da Apresentação  Situação dos Sistemas de Saúde na África  Situação dos Recursos Humanos em Saúde (RHS) na África  Situação da Enfermagem e da obstetrícia na África  Papel potencial do PROFAE na África  Necessidade de parcerias internacionais para ampliar a iniciativa do PROFAE  Caminho a ser seguido e conclusão

Situação do Sistema de Saúde  Alguns sucessos em alguns países  Infra-estrutura deficiente em saúde  Pouco investimento orçamentário na saúde limita o espaço de expansão (remuneração, logística)  Acesso limitado aos medicamentos essenciais  Sistema de informação em saúde deficiente  Recuo nos indicadores de saúde

Indicadores da Situação do Sistema de Saúde

Crise no RHS na África  Os países africanos sofrem 24% da carga global de doenças, mas possui menos de 3% dos trabalhadores de saúde do mundo  Apesar da maior conscientização sobre assuntos de RHS seu suprimento ainda é muito baixo  Falta de trabalhadores em saúde com grande desproporcionalidade entre áreas rurais e urbanas  Imigração e transferência de profissionais capacitados para países desenvolvidos sem precedentes  57 países no mundo foram definidos com tendo falta crítica de RHS, dentro dos quais 36 estão na África Sub-saariana

Países com deficiências críticas Países sem deficiências críticas Países com deficiências críticas de fornecedores de serviços de saúde (médicos, enfermeiras e parteiras)

Situação da Enfermagem e da Obstetrícia na África  Enfermeiras e aqueles que exercem funções de enfermagem e de parteira formam mais de 60% do total da força de trabalho nos países da África Sub- saariana  Dados atuais dos países-membros da AFRO indicam que há: auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiras e parteiras profissionais– atendendo a uma população total africana de 738 milhões de habitantes  Indicação de assistente de enfermagem e técnico de enfermagem é maior como mostram as próximas telas

Papel Potencial do PROFAE na África  Há espaço e um grande mercado para o PROFAE na maioria, se não todos, dos países da África Sub- saariana  O PROFAE é um modelo prático para a rápida expanção da produção da força de trabalho em saúde  O PROFAE tem potencial para ajudar a África a produzir resultados em curto prazo tais como:  Aumentar o número de trabalhadores em saúde profissionalmente treinados e regulados;  Aumentar o número de trabalhadores em saúde na zona rural;  Melhorar a cobertura e resultados de saúde (já que a maioria desses núcleos trabalhariam nas zonas rurais)

Necessidade de Parcerias Internacionais para ampliar a iniciativa do PROFAE na África  A África não pode fazê-lo sozinha!  A AFRO quer se engajar em parcerias de treinamento com o objetivo de melhorar a capacidade e a qualidade da educação dos profissionais em saúde;  A AFRO procura parceiros para trabalhar conjuntamente nas áreas de:  Desenvolvimento de proposta para o Projeto do PROFAE para países africanos;  Mobilização de recursos;

Necessidade de Parcerias Internacionais para ampliar a iniciativa do PROFAE initiative na África (cont.)  Condução de estudos de viabilidade,  Suporte para o projeto junto a pessoas e instituições chave;  Revisão dos sistemas de educação e regulamentação atuais para os trabalhadores em saúde não- habilitados;  Desenvolvimento de ferramentas de Certificação e Acreditação;  Desenvolvimento de material de Ensino/Apredizagem;  Capacitação de professores;  Avaliação e desenvolvimento organizacional de potenciais instituições de treinamento

Caminho a ser seguido e conclusão  A AFRO está pronta para trabalhar com vocês e espera que vocês queiram trabalhar conosco!  Vamos compartilhar as lições aprendidas sobre o que fez o PROFAE um sucesso no Brasil e sobre os erros que devem ser evitados  Vamos juntar as mãos e apoiar essa idéia

Trabalhando juntos pela saúde (WHR 06) THANK YOU OBRIGADA