DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Letramento: um tema em três gêneros
Pedagogia da pesquisa-ação
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ “Leituras que inspiram descobertas”
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Edna Maria Barbosa Arrebola
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
O TRABALHO COM PROJETOS
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Programa Ler e Escrever
CRÔNICAS.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS-FTC PROFESSORA ESPECIALISTA: GILSÁRIA TEIXEIRA DISCIPLINA: LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE TEXTO SEMESTRE:
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
REFLEXÕES SOBRE A LEITURA NA ESCOLA EM TEMPOS DE PNLD
Currículo oficial de São Paulo
Caderno Interfaces Curriculares
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
APRESENTAÇÕES :TURMA E PROFESSOR
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Semana da Leitura O que é?
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
O que é ensinar história?
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
GRUPO DE ESTUDOS “Leitura literária: um percurso teórico e prático a ser explorado” Ariane Mieco Sugayama Assistente técnica da A Cor da Letra, professora.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Contadores de histórias
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Planejamento da Rotina Semanal
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Equipe responsável pela produção
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
“Um país se faz de homens e livros”
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
ALFABETIZAÇÃO.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Transcrição da apresentação:

DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO ORIENTAÇÃO TÉCNICA DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO Equipe de Língua Portuguesa – Márcia e Priscila

POR QUE APRENDER LITERATURA? Por meio da Literatura, enxergamos o mundo e conseguimos encontrar alternativas e soluções para os problemas do mundo.

POR QUE É IMPORTANTE O ACESSO À LITERATURA? AO FAVORECERMOS O ACESSO à literatura, permitimos que o aluno enxergue o mundo e encontre alternativas e soluções para o mundo.

DEMOCRACIA CULTURAL Literatura é um bem inestimável e o aluno tem direito a isso. O aluno tem o direito de se deixar afetar pelo texto

POR QUE APRENDER A LER? Não ler para fazer exercícios, e sim, para envolver toda comunidade escolar.

LIBERDADE DO LEITOR Conquista de autonomia crescente O acesso ao texto deve acontecer de forma A garantir ao jovem leitor O máximo possível de liberdade para aventurar-se por sua conta E risco no texto.

Comunidade Leitora LIBERDADE DO LEITOR AUTONOMIA se desenvolve em meio à liberdade. AUTONOMIA se desenvolve em interação sistemática com outros e com o professor, em um movimento cooperativo incessante , por meio do qual é possível formar uma Comunidade Leitora

Comunidade leitora Comunidade que se forma em virtude de práticas comuns de leitura e escrita, cujos membros desenvolvem, em consequência, gostos, valores, hábitos e modos de ler comuns. Ex: As diferentes formas de ler, divulgar e entender a Bíblia deram origem não só a religiões diferentes, mas a comunidades leitoras ( da Bíblia) distintas.

LIBERDADE DO LEITOR O LEITOR DEVE TER LIBERDADE E AUTONOMIA CRESCENTE PARA: Escolher o que quer ler de modo organizado. Perceber que a leitura da escola não é a única leitura possível e existente. Escolher o livro e dizer que não quer mais ler pois não gostou .

AULA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO Onde queremos chegar?

OBJETIVO PRINCIPAL de LPT Acesso ao mundo dos livros. Formação do leitor de textos literários Propiciar aos alunos uma experiência de leitura significativa Desenvolver nos alunos o gosto pela leitura de textos literários.

PROMOVER LETRAMENTO LITERÁRIO Desenvolver práticas de letramento : Práticas de Leitura e Escrita que fazem parte de atividades próprias de esferas da vida social, como: A religião O trabalho O lazer A escola

PROMOVER PROJETOS CULTURAIS

O QUE É PROJETO? Conjunto de atividades orientadas por objetivos comuns e organizadas para a elaboração de um produto final. Organização temporária na qual se criam várias oportunidades de ação coletiva. Esses procedimentos permitem e exigem a construção de conhecimentos e competências pessoais, colaborando para o desenvolvimento da autonomia, da solidariedade e da liderança.

Objetivos do uso de projetos No âmbito de cada projeto , o professor poderá, com os alunos: Ter acesso particular ao mundo do livro e a obras literárias de referência do repertório brasileiro e universal Estabelecer contato sistemático com determinado gênero literário.

Objetivos do uso de projetos Criar contexto de trabalho, a partir do qual será possível fixar objetivos plausíveis para as atividade de leitura e escrita. Ler na íntegra várias obras, sob mediação e ajuda do professor .

Objetivos do uso de projetos Reconhecer, ao longo as atividades de exploração do texto, procedimentos e recursos característicos do texto literário. Exercitar diferentes modos de ler, associados ao gêneros em jogo.

Objetivos do uso com projetos Produzir textos de diferentes gêneros a propósito das obras lidas; Promover diferentes práticas de letramento literário capazes de envolver uma turma e , eventualmente, a comunidade escolar como um todo – incluídos os parentes dos alunos, vizinhos da escola

Apresentação dos cadernos

Caderno de LPT – Volume 1

Caderno de LPT – volume 2

ORGANIZAÇÃO DAS AULAS Impressões Leitura Releitura Avaliação

IMPRESSÕES Descobrindo o livro

LEITURA O MERGULHO NO TEXTO

Uma retomada da experiência de leitura RELEITURA Uma retomada da experiência de leitura

EFICÁCIA DO DESEMPENHO INDIVIDUAL E COLETIVO AVALIAÇÃO EFICÁCIA DO DESEMPENHO INDIVIDUAL E COLETIVO