BANCO SANTÔNIO DE PIMBAÚMA S.A

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Transcrição da apresentação:

BANCO SANTÔNIO DE PIMBAÚMA S.A Alexandre Bandeira Venturelli Diretor Geral Adriano Pereira Lira Diretor das Relações com investidores Marcio Roberto Valus Diretor Financeiro Renato Cristiano Valus Diretor de projetos Alessandra Cavalcanti Diretora de operações Bruno Correia Diretor de Marketing Marina Almeida Diretora de Recursos Humanos

Código de Ética O código de ética é dirigido para todos os funcionários de quaisquer órgãos públicos ou privados para servir como referência na atuação pessoal e profissional. Os funcionários devem conhecê-lo e fazê-lo conhecido, observando e defendendo seu cumprimento.

Código de Ética O código de Ética é um conjunto de regras de conduta coerentes com valores da empresa, é destinados aos funcionários com a finalidade de estabelecer um padrão de relacionamento e cumprimento dos deveres legais.

Código de Ética Missão: ser uma equipe capaz de gerar boas idéias que satisfaçam nossos clientes, sejam rentáveis para nossos acionistas e nos consolide como um líder financeiro internacional e como entidade que colabora com o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Código de Ética Responsabilidades: no exercício de suas atividades, o funcionário, independentemente do nível hierárquico, responsabiliza-se por Cumprir e fazer estritamente a legislação aplicável à sua atividade Respeitar os interesses dos clientes Aperfeiçoar continuamente os produtos e serviços do grupo Atender aos clientes com elevado padrão de qualidade, buscando superar suas expectativas Buscar os melhores resultados para o grupo, zelando por seus valores e sua reputação Comprometer-se com os objetivos do grupo Zelar pelo aprimoramento pessoal e profissional próprio e de seus subordinados, além dos funcionários Promover a concorrência justa na contratação de mão-de-obra e na remuneração de seus funcionários

Responsabilidades Na contratação de empresas prestadoras de serviços, garantir que as práticas utilizadas por esta não estejam em desacordo com o disposto pelo código de Ética do grupo Comunicar à área de Recursos Humanos, por meio do canal de comunicação disponível. Intranet ações de discriminação Zelar pela segurança e pela higiene do local de trabalho Comunicar ao superior hierárquico imediato sobre o descumprimento deste código ou de outro código de conduta Cumprir os compromissos assumidos perante clientes, fornecedores, órgãos públicos, parceiros de mercado e colegas de trabalho

Ética Profissional O funcionário deve manter conduta correta, imparcial e honesta na sua atuação pessoal e profissional, baseada nos valores de cidadania, dignidade, trabalho, respeito, lealdade, decorro, zelo, eficiência e consciência dos princípios que o grupo deseja que sejam praticadas e preservados Assumir as responsabilidades inerentes a sua função Cumprir as disposições legais e regulamentares aplicáveis à sua atividade profissional Exercer suas atividades levando em conta os interesses e objetivos do grupo Respeitar a propriedade intelectual, impedindo a utilização não-licenciada de trabalhos, programas e idéias Fomentar e estimular mecanismos de aperfeiçoamento da comunicação interna Respeitar a hierarquia e agir com atenção, cortesia e lealdade a todos Comunicar seu superior, de modo franco e preciso, sobre o funcionamento e ocorrências relevantes nas atividades de sua competência

Ética Profissional Dar conhecimento, observada a hierarquia, de qualquer fato ou informação, de forma lícita, que possa interessar ao grupo Manter adequado equilíbrio financeiro, evitando situações que possam inferir na atividade profissional Com relacionamento com os Órgãos Públicos manter atitude ativa de colaboração com as autoridades, em conformidade com seu dever profissional de previnir e evitar delitos financeiros No relacionamento com Clientes e fornecedores focar e investigar permanentemente as expectativas e grau de satisfação dos clientes Não usar em suas relações pessoais ou profissionais, representatividade de cargo, função e atividade Zelar para que seus interesses pessoais não influenciem em análises, ações ou em assessoria profissional Recusar ofertas que possam configurar vantagem pessoal indevida Observar as normas e procedimentos estabelecidos nos manuais de instrução do grupo nas contratações de fornecedores, prestadores de serviços e venda de produtos aos clientes

Sigilo É dever legal das instituições financeiras manter sigilo das informações fornecidas por clientes Conservar o sigilo a respeito de operações ativas e passivas e serviços prestados pelo banco seus clientes e fornecedores Abster-se de prestar informações, fornecer documentos sigilosos, divulgar dados, notícias ou informações do grupo, exceto por autorização do grupo nos níveis hierárquico ou determinação judicial Manter sigilo a respeito das informações, inclusive após a saída da organização, ciente que o grupo poderá adotar de medidas cabíveis, em razão do descumprimento do dever de sigilo

Conflito de Interesses O funcionário deve evitar situações em que seus interesses pessoais possam conflitar-se com os do grupo e de seus clientes, comprometendo-se No ambiente de trabalho não prestar serviço de qualquer natureza para outras organizações fora do grupo Brasil, sem prévia autorização Não usar os recursos do grupo Brasil (conhecimento, instalações, equipamentos, suprimentos, informações, meio eletrônico, internet e outros) em proveito pessoal ou de terceiros Antes da contratação, transferência ou indicação de parentes para contratação, obter da Área de responsável a avaliação sobre possíveis conflitos de interesses em decorrência da relação de parentesco Recusar posições em que um parente possa influenciar ou afetar seu trabalho (exemplo: subordinação direta ou indireta, área que tenha relação direta no trabalho, área comercial e riscos etc.) O disposto nos dois parágrafos anteriores acima se aplica também aos prestadores de serviços Não exercer, nas dependências do grupo, atividades político partidárias ou doutrinação religiosa, que possam interferir no bom andamento das suas atividades profissionais e a de seus colegas

Conflitos de interesses No relacionamento com Clientes e Fornecedores relacionar-se com os fornecedores de bens e serviços de forma objetiva e imparcial, em benefício dos interesses do grupo e em respeito aos interesses dos envolvidos Não exercer influência ou tomada de decisões sobre aprovação de operações de crédito ou concessão de limites aos clientes pessoas físicas e/ou jurídicas com os quais tenham relação de parentesco até segundo grau consangüíneo ou por afinidade Observar os padrões éticos do grupo ao presentear clientes e fornecedores com brindes ou prestar homenagens em eventos sócias Recusar de clientes ou fornecedores, direta ou indiretamente, presentes com valores superiores a US$ 100,00 (cem dólares americanos) e inclusive em dinheiro Excluem-se da proibição o recebimento de brindes sem valores comerciais, convites de negócios, como almoço ou jantares, lembranças ocasionais (natal, casamento, aniversário) que não exceda o valor de US$ 100,00 (dólares americanos) Gratificações, compensações ou indenizações recebidas de organizações civis ou beneficentes das quais o funcionário seja membro da diretoria ou colaborador desde que previamente autorizado pela área responsável.

Conflitos de Interesses Informar ao superior imediato o recebimento de presentes ou convites de viagens com valores acima do estabelecido Não pedir, pessoalmente ou por intermédio de terceiros, dinheiro emprestado dos fornecedores, funcionários e clientes Não condicionar ou vincular, para cliente, a realização de uma operação financeira a qualquer outro produto ou serviço oferecido pelo grupo

Investimentos Pessoais A realização de investimentos pessoais pelo funcionário deve se basear-se exclusivamente em informações de domínio público. Os investimentos realizados por conta própria, o excessivo endividamento ou a posse de ações especulativas pode prejudicar as atividades profissionais, devem ser tomadas medidas que impeçam que situações de risco para o interesse pessoal venham a influenciar análises, decisões ou serviços de assessoria profissional que se dêem em nome do grupo O funcionário não pode efetuar investimentos pessoais nas seguintes situações Quando a contraparte for cliente ou fornecedor Quando o funcionário conhecer as posições de investimento do grupo Por meio de transações sobre as quais o funcionário detenha informação que possa afetar os preços de títulos e valores mobiliários Por meio de transações em investimentos que possam ter efeito prejudicial aos interesses do cliente Por meio de transações em que interesses pessoais estejam sendo colocados acima dos interesses do grupo e de seus clientes

Investimentos Pessoais Em relação às ações de sociedades do grupo em nenhuma hipótese o funcionário deve Aproveitar-se de informações privilegiadas Operar a curto prazo (inferior a 30 dias) beneficiando-se de movimentos especulativos Realizar operações um mês antes de serem anunciados os resultados anuais, semestrais ou trimestrais do grupo Em nenhuma circunstância, fazer acordos com concorrentes que venham afetar o preço de transações ou políticas comerciais e/ou possam configurar concorrência desleal Realizar operações próprias a taxas ou preços defasados em relação àqueles que prevalecem no momento no mercado As restrições quanto aos investimentos pessoais com a utilização de informações confidenciais e/ou privilegiadas aplicam-se às pessoas físicas e jurídicas diretamente relacionadas ao funcionário

Enquadramento no Código de Conduta O grupo inclui como conceito de pessoas sujeita os profissionais que desenvolvam as seguintes funções Administradores membros do Comitê Executivo do grupo Operadores de qualquer tipo de mercado Gestores de investimentos Analistas de mercado Pessoas lotadas, vinculadas ou funcionários que trabalhem na estruturação de produtos das áreas de Tesouraria, coordenação e supervisão Outras pessoas ou áreas que, por qualquer motivo, sejam consideradas pela Área responsável como sendo sujeitas Caso seja considerado “Pessoa Sujeita”, o funcionário deve ler o Código de Conduta do grupo específico para os mercados de títulos e valores mobiliários e assinar o termo de compromisso referente a esse código

Prevenção à Lavagem de Dinheiro Todos os funcionários, reconhecendo a importância da luta contra o crime organizado e colaborando para impedir a lavagem de dinheiro, devem Conhecer e aplicar as normas e os procedimentos internos do grupo relacionados à prevenção da lavagem de dinheiro visto no Manual de prevenção à lavagem de dinheiro Comunicar imediatamente toda operação que possa ser considerada suspeita por apresentar indícios ou certeza de que está relacionada com lavagem de dinheiro

Responsabilidade Social Os funcionários são encorajados a se envolver em atividades voluntárias de apoio à comunidade e de preservação do meio ambiente, desde que de acordo com as normativos específicos sobre o exercício de funções externos

Penalidades O grupo utiliza vários recursos para detectar possíveis violações a ações a esse código. Os funcionários devem estar conscientes de que qualquer violação pode resultar em ação disciplinar, inclusive a rescisão de contrato de trabalho por justa causa

Disposições Finais O Código de Ética não revoga os códigos específicos vigentes no grupo e demais normas e regulamentos, desde que não conflitem com este Código.

BANCO SANTÔNIO DE PIMBAÚMA S.A OBRIGADO!

Componentes Alessandra Cavalcante 170205 Alex de Carvalho 171309 Adriano Pereira 170204 Alexandre Bandeira 170235 Bruno Correa 170211 Cristina Hara 170940 Décio Reis 170230 Marcio Roberto 170236 Marina Almeida 170131 Renato Cristiano 170132