A experiência da reestruturação curricular do curso de Engenharia de Produção da EESC - USP Prof. Marcel Musetti Prof. Daniel Capaldo Amaral 2010 - 2014.

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Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
Transcrição da apresentação:

A experiência da reestruturação curricular do curso de Engenharia de Produção da EESC - USP Prof. Marcel Musetti Prof. Daniel Capaldo Amaral 2010 - 2014

O DESAFIO 1971 2010... 2000 TENDÊNCIAS: CREA/CONFEA; ABEPRO (Matriz de conteúdos); Consolidação da “EP”; Novas tendências em ensino e aprendizagem; Novas tecnologias; Novo perfil dos alunos. Engenharia de Produção Mecânica (3º curso); Reconhecido pela comunidade de EP; Formou lideranças da EP no país e muitos professores de outras instituições. Engenharia de Produção Mecânica - sólida formação em processos mecânicos; Laboratórios de fabricação diferenciados e reconhecidos internacionalmente;

“...mexer em time que está ganhando?” O DESAFIO 1971 2010... 2000 ? É preciso mudar, mas.... “...mexer em time que está ganhando?” Como atualizar um curso reconhecido pela sua qualidade e tradição? Alterar sua nomenclatura suprimindo o “Mecânica”, sabendo da excelência na área de fabricação mecânica sem afetar sua identidade e qualidade conquistadas?

PONTO DE PARTIDA – Consenso sobre diretrizes fundamentais Escopo da formação: diversificação e atualização na base tecnológica e fortalecimento da formação específica; Nome do Curso: seguir a tendência em direção à mudança para “Engenharia de Produção”; Considerar o perfil do aluno: “geração y...XYZW...” Considerar novas concepções de curso e práticas didático-pedagógicas: Modulares, Sequenciais, Matriz integrativa, Modelo de Bolonha (3+2).... PBL, TBL, PLE,...; Legislação: Resolução 1010 Crea-Confea/ MEC – Padronização das nomenclaturas de cursos; ambientalização curricular e outras; Atender matriz de conhecimentos da EP: ABEPRO, Participação em ENCEPs; e Realizar o projeto considerando a “construção coletiva”; Nas primeiras reuinões ficou clara a existência de alguns pontos em comum que norteram a mudança. Olhando retrospectivamente elas agiram como uma declaração de escopo guiando o grupo em uma determinada direção e foram importantes para a construção do processo.

Ações (“O Plano”) Fases I Fase II Fase III Capacitação; Discussões e apresentações de especialistas sobre o futuro da Engenharia de Produção; Fase II Mapeamento do perfil (Workshops com docentes); Preparação de propostas (estudos) baseadas em cadeias (áreas da EP); Fase III Negociação com departamentos e unidades da USP; Estudos de carga horária (Capacidade/Recursos); Aprovação final nas instâncias da USP (CoC, CG e outras).

Fase I - Capacitação e discussões sobre o futuro

Fase I - Ações de capacitação e discussões sobre o futuro Curso de formação pedagógica (para coordenador); Oficinas com professora Léa Anastasio sobre Projeto Político Pedagógico, Estruturas Curriculares e o Profissional Docente (outubro de 2008 até 2009); Palestra sobre o PPP para todos os professores do departamento; Cursos de Project Based Learning (PBL) com professores Rui (Universidade do Porto) e Prof. Luis Ribeiro (UFSCar); Palestras sobre PBL para vários professores do campus de São Carlos, de todos os departamentos; Palestras com especialistas nacionais e estrangeiros sobre o futuro da Engenharia (Encontros, Congressos, Eventos,...); Um workshop entre os professores para a discussão do futuro da engenharia com apresentação do Prof. João Fernando Gomes de Oliveira (orientação de novos cursos de Engenharia – Brasil e no mundo). Nas primeiras reuinões ficou clara a existência de alguns pontos em comum que norteram a mudança. Olhando retrospectivamente elas agiram como uma declaração de escopo guiando o grupo em uma determinada direção e foram importantes para a construção do processo.

Fase II - Mapeamento do perfil

Capacidades e conhecimentos Técnicos do EP da EESC O que o EP da EESC aprende? O que o EP da EESC faz? O que o aluno deve ser capaz de fazer? (Capacidades) Com que habilidade faz? Com que atitude faz? Intervenção em redes e cadeias produtivas Capacidades e conhecimentos Técnicos do EP da EESC Formação específica em Engenharia As habilidades com as bordas vieram do slide do Mateus. Capacidades específicas de cada uma das áreas de atuação dos EPs Intervenção em Sistemas produtivos Formação em processos de fabricação Core (todas as áreas) Formação específica em áreas da Engenharia de Produção Formação básica em ciência e tecnologia Operação Habilidades Atitudes Melhoria * deve-se compreender por recursos, sempre, os recursos materiais, humanos e financeiros Formação profissional em Engenharia de Produção Sistema Produtivo -(organização formada por recursos*) cujo objetivo é obter produto, operação de serviços ou ambos em qualquer proporção. Isso inclui Projeto Formação específica em humanidades (Administração) Intervenções em SCRP Sistemas, Cadeias e Redes produtivas

Intervenção em Sistemas, cadeias e redes produtivas - SCRP Projeto Conteúdo Específico (Engenharia de Produção) Processos de Produção Operações, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística Engenharia Econômica Pesquisa Operacional Engenharia do Produto Engenharia Organizacional Engenharia do Trabalho Engenharia da Sustentabilidade Educação e Ensino Engenharia da Qualidade Visão crítica de ordens de grandeza Aprender a aprender Intervenção em Sistemas, cadeias e redes produtivas - SCRP Agir com ética no exercício profissional e perante a sociedade As habilidades com as bordas vieram do slide do Mateus. As atitudes em vermelho foram citadas no levantamento entre os professores, mas analisando agora, poderiam ser eliminadas. Projeto Melhoria Operação Núcleo de conteúdos básicos Lidar com as TICs Avaliar e propor medidas para mitigar impactos de SCRPs visando a sustentabilidade Dimensionar e integrar recursos* para um novo ou existente SCRP que atendam metas específicas de desempenho (eficiência e eficácia) Gerenciar projetos e processos de negócios Ser Reflexivo Respeitar os direitos humanos e o meio ambiente Realizar diagnóstico, projetar e otimizar fluxo de informações utilizando tecnologias adequadas Saber utilizar métodos de criatividade individual e para equipes Prever a evolução de cenários de SCRP e seus impactos sobre a competitividade Trabalhar em equipes e equipes multidisciplinares Ser criativo Respeitar o próximo Conhecer e saber utilizar métodos de solução de problemas em EP’s Planejar e implementar sistemas de garantia da qualidade em SCRPs Conhecer tecnologias e soluções para manufatura Prever e analisar demandas de SCRPs Identificar e solucionar problemas Compreender a inter relação entre SCRPs e meio ambiente Conduzir processos de aprendizagem Humildade Diagnosticar, projetar, implantar e monitorar Saber como consultar e aonde encontrar as principais legislações e normas pertinentes à área de atuação Núcleo de conteúdos Profissionalizantes Acompanhar avanços tecnológicos em SCRPs Modelar um SCRP (utilizando ferramental matemático, estatístico e operacional), para auxilio na tomada de decisão Liderar Prever e analisar demandas de SCRPs Ter iniciativa Melhorar desempenho de um SCRP Ter visão sistêmica Ser capaz de compreender um SCRP de maneira sistêmica, considerando restrições de recursos materiais, ambientais, sociais e levando em consideração aspectos administrativos e econômicos Analisar e sintetisar Saber utilizar e ser capaz de propor sistemas de indicadores de desempenho e sistemas de custeio aos SPCRs Projetar SCRPs Disposição para auto aprendizagem e educação continuada Negociar Saber planejar e utilizar ações para aprendizagem e gestão do conhecimento Comunicação (escrita, oral, gráfica) Gerenciar tempo Ser responsável Saber projetar e implementar um processo de negócio para a inovação (tecnologia e produto) em SCRP Aplicar Tecnologia da Informação e Comunicação nas diversas áreas Incorporar conceitos e técnicas em um SCRP Comunicação em idioma inglês Solução de conflitos Ser colaborativo Estática, Dinâmica e Elementos de Máquina Métodos Numéricos Fundamentos de Administração Ciências dos Materiais Matemática Química Informática Física Desenho Fenômenos de Transportes Eletricidade Mecânica dos Sólidos Humanidades Legenda: Competências Habilidades Atitudes Figura 1 - Matriz Integrativa do Curso

Fase II - Preparação de propostas (estudos) baseadas em cadeias Uso de cenários Preparação pelos professores

Propostas de alterações Vigente O currículo vigente (antigo) foi descrito em um mapa, apresentado aos professores de cada área do departamento de EP e da CoC Proposta n A maioria das propostas de mudanças foram indicadas dessa maneira pelos professores das diferentes áreas

Estudos específicos Exemplos: Disciplinas de CAD Cadeia de projeto Em alguns casos, grupos de professores se uniram para preparar estudos específicos de cadeias ou mesmo uma única disciplina, com várias opções (cenários) de mudança Exemplos: Disciplinas de CAD Cadeia de projeto Cadeia de TCC

Ambientalização Curricular Um dos destaques foi o estudo da ambientalização, que se tornou case de um livro e gerou um projeto de ambientalização para toda a EESC.

Fase III - Negociação com departamentos e unidades da USP

Primeiras alterações - 2013 Havia mudanças consensuais que foram priorizadas por envolverem outras unidades e ou departamentos. Em 2013, optou-se por realizá-las, preparando a estrutura vigente para as demais, que estavam por vir (“abrir espaço!”). Alterações em disciplinas de formação específica: Estática (4-3); Dinâmica (5-4); Mec Sol I (3-4) e Mec Sol II (4-5) e introdução de Dimensionamento de Elementos Mecânicos (6 sem, 3+0); Substituição de Gestão Ambiental de Empresas (antigo) por nova disciplina Engenharia do Ciclo de Vida, adequada ao resultado do estudo de ambientalização. Cadeia de química básica. Substituição de 2 disciplinas Química I (3+0) , Química II (3+0) e Laboratório de Química (3+0) POR: Química Geral e Experimental (4+1); e Introdução de Disciplina: Introdução aos Processos Químicos (2+0);

Negociação com departamentos e unidades da USP Os estudos e propostas eram apresentados em reuniãos especiais no departamento de engenharia de produção, abertas à CoC, todos os professores e representantes dos alunos. No caso de disciplinas como CAD elas foram discutidas entre grupos de trabalho da CoC e chefias dos departamentos responsáveis

Reformulação Curricular – 2014 Introdução de Gestão de Projetos (Disciplina NOVA, 4 sem, 3+0); Cadeia de Pesquisa Operacional (ajustes); Disciplinas de PCP/Logística; Nova cadeia de qualidade (alteração completa de 4 disciplinas); Nova cadeia de Projeto de Investimento e Custos; Novas disciplinas dirigidas ao PBL e propostas por equipes de professores; Disciplina de Habilidades Sociais e Liderança (4 sem, 2+0) - Optativa; Novas ementas para TCC e estágio – Discussão na CoC EPM; Inclusão de conteúdos transversais: Excel; Ética; Gestão por processos/modelagem; redação técnica/gráficos; comunicação (seminários); negociação; integração entre visitas técnicas; Integração com Pesquisa (pós-graduação*) e especialização;

Disciplinas voltadas para PBL Trabalhar a aprendizagem por meio do desenvolvimentos de projetos em 3 semestres consecutivos – 6, 7 e 8 sem, desenvolvendo a maturidade do corpo discente! 6 sem: as disciplinas: Projeto de Investimento, Empreendedorismo (Disciplina NOVA, 2+0) e Sistemas de informação (4-6sem), serão ministradas separadamente, mas utilizarão um mesmo projeto para estimular a aprendizagem (o projeto será voltado a abertura de um negócio, não será dentro de empresa, mas estimulará os alunos a utilizarem dados práticos) ! 7 sem: A disciplina de Processo de Desenvolvimento de Produto (8 – 7 sem) dará continuidade ao atual método de desenvolvimento de projeto (voltado a inovação/produto, não será dentro de empresas); 8 sem: Disciplina NOVA (12 + 8= 20 +2) – Projeto Integrado (desenvolver um projeto em empresa da região, voltado a melhoria) – reunirá as seguintes disciplinas: Projeto da Fábrica (8 sem, 3+1); Projeto do Trabalho e Ergonomia (7 sem, 4+1), Simulação (Disciplina NOVA – 2+2) e ? Gestão de Sistemas Integrados (2+2).

Fase III – Aprovação na CoC e Conselho do SEP. Maio de 2013

Aprovação no conselho Final de 2012 e início de 2013 – Estudos de cargas e ajustes à proposta; Abril a maio de 2013 – Ajustes finais, votação na CoC e Aprovação no Conselho do SEP.

Resultado Final

2014 (30+3) - 8 (29+3) - 9 (26+1) - 9 (27+0) - 8 (25+1) - 8 (28+3) - 8 (20+6) - 8 (20+8) - 7 (7+4) - 3 (2+6) - 1 ) SEP0100 Introdução à Engenharia de Produção (2+0) SEP0283 Fundamentos dos Processos de Produção I (2+1) SEP0284 Fundamentos dos Processos de Produção II (2+0) SEM0566 Sistemas e Métodos de Controle de Processos (2+0) SEP0252 Engenharia de Fabricação Mecânica (4+0) 1800082 Metodologia de Pesquisa e Introdução ao Trabalho de Conclusão de Curso (2+2) 1800083 Trabalho de Conclusão de Curso (2+3) SEP0622 Estágio Supervisionado (2+6) SEP0327 Gestão de Serviços (2+0) SHS0179 Fenômenos de Transporte para Engenharia de Produção (4+0) SHS0180 Sistemas de Transporte de Fluidos (2+0) SQM0405 Química Geral e Experimental (4+1) SQF0375 Introdução aos Processos Químicos (3+0) SEP0285 Práticas em Processos de Produção (2+0) SEP0605 Automação da Produção (3+1) SEM0501 Dinâmica Aplicada às Máquinas (4+0) SEP0625 Projeto Integrado (6+6) SEP0152 Processo de Desenvolvimento do Produto (4+2) SEM0564 Desenho Técnico Mecânico I (4+0) SEM0565 Desenho Técnico Mecânico II (2+1) SEM0500 Estática Aplicada às Máquinas (4+0) SET0183 Mecânica dos Sólidos I (4+0) SET0184 Mecânica dos Sólidos II (4+0) SEM0414 Dimensionamento de Elementos Mecânicos (3+0) SEP0174 Gestão de Programas e Projetos (2+0) SEP0571 Projetos de Investimento (4+1) SMM0193 Engenharia e Ciência dos Materiais I (4+0) SMM0194 Engenharia e Ciência dos Materiais II (4+0) SMM0224 Introdução à Fundição, Soldagem e Metalurgia do Pó (3+0) SEP0530 Gestão por Processos de Negócios (2+1) SEP0202 Projeto da Fábrica (2+0) SEP0531 Empreendedorismo (2+0) FCM0101 Física I (6+0) FCM0102 Física II (6+0) SEL0403 Eletricidade I (4+0) SEP0569 Economia da Produção I (3+0) SEP0570 Economia da Produção II (3+0) SEP0493 Ergonomia (2+0) SEP0507 Sistemas de Informação (2+2) FFI0180 Laboratório de Física Geral I (2+0) FFI0181 Laboratório de Física Geral II (2+0) SEP0561 Contabilidade Custos Industriais e Orçamento (4+0) SEP0404 Simulação da Produção (2+0) SME0320 Estatística I (4+0) SCC0120 Introdução à Ciência da Computação (2+2) SSC0300 Linguagens de Programação e Aplicações (2+0) SEP0702 Sistemas de Gestão Integrados (2+1) SEP0354 Controle Estatístico da Qualidade (4+2) SEP0506 Sistema de apoio à Decisão (2+0) SMA0333 Cálculo III (4+0) SMA0300 Geometria Analítica (4+0) SEM0360 Fundamentos Termodinâmicos (4+0) SEP0701 Gestão da Qualidade (2+0) SMA0332 Cálculo II (6+0) SME0300 Cálculo Numério (4+0) SEP0405 Pesquisa Operacional I (4+0) SEP0305 Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos (4+1) SMA0301 Cálculo I (6+0) SEP0406 Pesquisa Operacional II (4+0) SEP0600 Engenharia do Ciclo de Vida (2+0) SEP0700 Métodos para Análise e Solução de Problemas em Engenharia da Produção MASP (2+1) SEP0254 Projeto e Operação de Sistemas de Produção (3+0) SEP0325 Planejamento e Controle da Produção I (3+0) SEP0326 Planejamento e Controle da Produção II (4+0) SME0341 Álgebra Linear e Equações Diferenciais (4+0) 2014 SEP0501 Formação do Pensamento Administrativo (2+1) IAU0126 Humanidades (2+0) SEP0502 Administração de Recursos Humanos Aplicada à Engenharia de Produção (2+1)

(30+3) - 8 (29+2) - 9 (26+1) - 8 (27+0) - 8 (25+1) - 8 (28+3) - 8 (20+6) - 8 (20+9) - 7 (7+5) - 3 (2+6) - 1 SEP0100 Introdução à Engenharia de Produção (2+0) SEPXXX – Fundamentos dos Processos de Produção I –Conformação. (2+1) SEPXXX – Fundamentos dos Processos de Produção II – Usinagem (2+0) SEPXXXX – Sistemas e Métodos de Controle de Processos (2+0) SEP0252 Engenharia de Fabricação Mecânica (4+0) 1800080 Metodologia de Pesquisa (2+2) 1800081 Trabalho de Conclusão de Curso II (2+4) SEP0622 Estágio Supervisionado (2+6) SEPXXXX Gestão de Serviços (2+0) SHS0179 Fenômenos de Transporte para Engenharia de Produção (4+0) SHS0180 Sistemas de Transporte de Fluidos (2+0) SQM0XXX Química Geral e Experimental (4+1) SQX 0000 Introdução aos Processos Químicos (3+0) SEPXXXX – Práticas de Produção (2+0) SEP XXXX Automação da Produção II (3+1) SEM0501 Dinâmica Aplicada às Máquinas (4+0) SEP0151 Processo de Desenvolvimento do Produto (4+2) SEPXXXX Projeto Integrado I (melhoria) (6+6) SEM0502 Desenho Técnico Mecânico I (4+0) SEM0503 Desenho Técnico Mecânico II (2+0) SEM0500 Estática Aplicada às Máquinas (4+0) SET0183 Mecânica dos Sólidos I (4+0) SET0184 Mecânica dos Sólidos II (4+0) SEM0414 Dimensionamento de Elementos Mecânicos (3+0) Novo semestre totalmente dedicado à Projeto aplicado à uma empresa da região! SEPXXXX Gestão de Programas e Projetos (2+0) SEP0567 Projetos de Investimento (4+1) SEPXXXX Gestão por Processos(2+1) SMM0193 Engenharia e Ciência dos Materiais I (4+0) SMM0194 Engenharia e Ciência dos Materiais II (4+0) SMM0176 Engenharia de Fabricação Metalúrgica (3+0) SEP0201 Projeto da Fábrica (2+0) SEP0XXX Empreendedorismo (2+0) SEPXXXX Ergonomia (2+0) SEL0403 Eletricidade I (4+0) SEPXXX Economia da Produção I (3+0) SEP0XXX Economia da Produção II (3+0) FCM0101 Física I (6+0) FCM0102 Física II (6+0) SEP0504 Sistemas de Informação (2+2) SEPXXXX Simulação (2+0) FFI0180 Laboratório de Física Geral I (2+0) FFI0181 Laboratório de Física Geral II (2+0) SEP0561 Contabilidade Custos Industriais e Orçamento (4+0) SEP0505 Sistema de apoio à decisão (2+0) SCC0120 Introdução à Ciência da Computação (2+2) SSC0300 Linguagens de Programação e Aplicações (2+0) SME0320 Estatística I (4+0) SEP0354 Controle Estatístico da Qualidade (4+2) SEPXXXX Gestão da Qualidade (2+0) SEPXXX Sistemas de Gestão Integrados (2+1) SMA0300 Geometria Analítica (4+0) SMA0333 Cálculo III (4+0) SEM 0360 Fundamentos Termodinâmicos (4+0) SEP0602 Engenharia do Ciclo de Vida (2+0) SMA0301 Cálculo I (6+0) SMA0332 Cálculo II (6+0) SME300 Calculo Numérico (4+0) SEP0401 Pesquisa Operacional I (4+0) SEP0402 Pesquisa Operacional II (4+0) SEPXXX Logística e GCS (4+1) SEPXXXX MASP (2+1) SEP0251 Projeto e Operação de Sistemas de Produção (3+0) SEP0302 Planejamento e Controle da Produção I (3+0) SEP0302 Planejamento e Controle da Produção II (4+0) SME0341 Álgebra Linear e ED (4+0) SEP0502 Administração de Recursos Humanos Aplicada à Engenharia de Produção (2+1) 2014 SEP0501 Formação do Pensamento Administrativo (2+1) IAU0XXX Humanidades (2+0)

Temos o melhor currículo? Talvez, mas construído por nós!!! Conclusão Temos o melhor currículo? Talvez, mas construído por nós!!! O desafio agora é: Transformar as ementas em realidade na sala de aula; Transformar a infra-estrutura do curso para apoiar o trabalho de professores e alunos; Monitorar as mudanças e realizar os ajustes necessários.

OBRIGADO !!!