 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.

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Transcrição da apresentação:

 Grupo: 14A  Subgrupo: X

 Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas devem repensar seu sistema logístico, pois se trata de um fator fundamental para que alcancem o sucesso diante da competição acirrada, em que todos os processos e decisões devam ser analisados e integrados em seu conjunto.

 Em muitas empresas, a execução de atividades relativas a movimentação, armazenagem, seleção de fornecedores, compras, produção é realizada de forma separada e funcional, isso provoca:  Falta de foco no cliente  Níveis de serviço abaixo do desejado  Custos de logística elevados  Capital empregado em estoques  Ciclos longos de produção e pouca flexibilidade

 Logística Integrada é um novo conceito que busca promover o fluxo contínuo de entrada de matéria-prima, de fabricação do bem e da saída do produto acabado até o ponto da venda, não interrompendo em nenhum ponto o processo, minimizando assim cada vez mais o uso de estoques pela empresa.

 O ECR é uma iniciativa em que fabricantes de produtos alimentares e não alimentares, varejo, atacado e demais facilitadores trabalham em conjunto para reduzir custos dessa cadeia de logística integrada e trazer maior valor ao consumidor.

 As ferramentas que dão suporte à visão global do ECR e às estratégias são:  Gerenciamento de categoria: forma de os varejistas gerenciarem categorias de produtos para maximizar a eficiência e a lucratividade.  Reposição contínua: metodologia “just in time” para esse segmento de supermercados.  Custeio baseado em atividade.  “Benchmark” das melhores práticas.  Pedido acompanhado por computador.

 1) Introdução eficiente do produto: O método proposto no ECR de introdução de novos produtos segue cinco etapas:  1)Distribuidor e fornecedor concordam quanto ao produto a ser testado para a introdução  2) Preparação do teste  3) Implementação do teste  4) Avaliação  5) Decisão

 2) Sortimento eficiente da loja: processo colaborativo entre o fornecedor e o distribuidor, com o objetivo de determinar o nível de oferta ótimo de um produto, dentro de uma categoria, que atinja o objetivo de satisfação do consumidor e melhore os resultados do negócio.

 3) Promoção eficiente: deve ser simples, de fácil compreensão pelas pessoas que vão participar, ter um início e final determinado, ser de curta duração e sustentar as vendas de uma linha de produtos ou de um produto.

 4) Reposição eficiente: o cliente deseja do fornecedor receber o produto certo, na hora certa, no local certo, na quantidade certa e na qualidade certa.

 Falta de comprometimento da cúpula das empresas em estimular mudanças nas práticas de negócios  Falta de conhecimento dos parceiros e integrantes em potencial a respeito de oportunidades, benefícios e princípios do ECR  Necessidade de investimento de tempo e recursos para levar cada novo parceiro à curva de aprendizado  Tempo e custos altos para desenvolver e/ou adaptar versões de sistemas de informação  Falta de gente com especialização técnica  Sistemas de contabilidade e custos utilizados nas empresas que não medem os benefícios das práticas ECR