PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu www.usp.br/prcwww.usp.br/prc.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXTENSÃO Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
Advertisements

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
FACULDADE METROPOLITANA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Mestrado Profissional em Saúde Coletiva
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
ESTUDO DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
Avaliação Institucional e Tecnologias da Informação na UNISC Workshop: Avaliação e inovação com Tecnologias da Inovação – UFRGS – 03/07/2009. Ana Karin.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Apresentação do Projeto
Avaliação Institucional
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu O Processo de Avaliação na -
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SÉCULO XX.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Etapas da construção do PDI IFTO
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
Assistência aos Colegiados. 1.Colegiados 2.Comissão de Pesquisa 3.Comissão de Cultura e Extensão SCASCOL.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
46º FORUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM A UNIVERSIDADE E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO.
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
SIGEC – SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE EVENTOS E CURSO
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Projeto n°: 8723 Título: 80 anos da Estação Meteorológica do IAG-USP Unidade: IAG-USP Autores: Prof. Dr. Ricardo de Camargo, Lucas C. N. de Almeida, Samantha.
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFMG
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE III OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTABELECIMENTO DE.
Educação a Distância na UNICAMP Renato M.E. Sabbatini Grupo de Trabalho em Ensino a Distância Universidade Estadual de Campinas.
PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Mestrado em História – Aprovação pela CAPES em 20/12/2010 – conceito 3 Coordenadora: Profa.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Currículo Quais são as finalidades do curso?
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
Projeto Técnico do Centro de Apoio Local à Extensão Universitária Responsáveis: Mariângela Spotti Lopes Fujita 1 Marcelo Fernandes de Oliveira 2 Daniel.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Projeto IAG Comissão de Cultura e Extensão Pró Reitoria de Cultura e Extensão atua em todas as áreas, na complementação de ações de ensino.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO Atividade acadêmica que articula o.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Definição e priorização das ações de internacionalização a partir do modelo de referência Agosto de 2008 Tubarão/SC. Silvete Helena Heerdt Beatriz Peçanha.
COMISSÃO DE CLAROS DOCENTES-CCD Portaria GR 3316,
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
INTERNACIONALIZAÇÃO DA UTFPR PROF. LUIZ ALBERTO PILATTI.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre ISABELA BERALDI ESPERANDIO Módulo 1 – Unidade 4 Porto Alegre, RS, Brasil Abril de 2016.
PLANO DE METAS DA EXTENSÃO DA UFAL. Extensão......é a universidade em diálogo com a sociedade por meio do ensino e da pesquisa.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Transcrição da apresentação:

PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu - Processo de Avaliação na

PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Introdução

PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA As ações culturais e as atividades de cultura fazem parte da tradição da USP Questão: superação da opacidade das atividades e busca de sua valorização Qual a contribuição dessas atividades? Desenvolvimento social Consolidação da identidade da USP

PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A avaliação das atividades de cultura e de extensão universitária Parte constitutiva das diretrizes da PRCEU Por quê? A Universidade é um bem público Ela se insere no escopo da avaliação do ensino e da pesquisa

PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA AVALIAÇÃO DOS 199 DEPARTAMENTOS DAS 36 UNIDADES DE ENSINO E PESQUISA Instrumentos da avaliação A auto-avaliação dos Departamentos Período: 20 anos Atividades dos últimos 10 anos Planos e metas para os próximos 5 e 10 anos Referência - 13 questões envolvendo: - aspectos gerais - as atividades desenvolvidas - objetivos e metas O Plano de Metas dos Departamentos Os Relatórios dos Assessores Externos

O que esses instrumentos de avaliação revelaram Esforço muito grande dos departamentos e assessores externos à proposta de avaliar as atividades Enorme diversidade na maneira de relatar as atividades e no grau de pormenores das descrições Diversidade de estratégias para expressar as atividades desenvolvidas e os projetos para os próximos 10 anos Grande dispersão nas respostas decorrente do fato do roteiro de questões permitir muita flexibilidade PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Síntese dos Resultados Abordagens qualificadas sobre as atividades de cultura e extensão universitária Projetos e ações bem sucedidas Propostas inovadoras para o futuro Mas, também: Persistência de uma polissemia difusa Questionamentos sobre a licitude de se colher benefícios financeiros nessas atividades PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Estrutura da Avaliação PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Caracterização da multiplicidade de atividades de cultura e extensão Ênfase na distinção entre: atividades sem captação de recursos financeiros atividades que revertem em benefício financeiro Objetivo: conhecer a concentração e a distribuição das atividades pelos Departamentos da USP Caracterização dos envolvidos e dos beneficiários Registro de informações sobre a integração das atividades de cultura e extensão e - as atividades de pesquisa e ensino - entre departamentos ou unidades da USP Objetivo: avaliação das atividades no âmbito interno da USP Registro de atividades em regime de cooperação com instituições: acadêmicas e não-acadêmicas nacionais e estrangeiras Objetivo: avaliação das relações de cooperação institucionalmente formalizadas

Exemplos de informações auspiciosas e entendimentos desencontrados 1 - [A importância dessa participação...] está na oportunidade da academia mostrar a importância dos fundamentos teóricos aplicados a problemas de ordem prática, bem como da ciência no desenvolvimento de tecnologia de ponta. Por outro lado, é também a oportunidade para a atualização tecnológica e gerencial do docente envolvido através do contato direto com problemas reais. 2 - [O Departamento] apresenta um volume de convênios e contratos de assessorias com empresas públicas de transportes (...), concessionários de serviços de transportes e empresas municipais muito inferior ao que se observa nas principais universidades estrangeiras, que são muito mais solicitadas pela sociedade para atuar na solução dos problemas de caráter tecnológico. PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Exemplos de informações auspiciosas e entendimentos desencontrados 3 - O Departamento não presta atividades assistenciais. 4 - As atividades de cultura e extensão do Departamento têm resultado em renda que amplia, consideravelmente, os recursos orçamentários. Além disso, essas atividades têm possibilitado ao Departamento o contato direto com os problemas reais e situações práticas... Em contraste 5 - Não há atividades do Departamento que lhe revertam benefícios financeiros, pois isso lhe tem sido obstado. Há três gestões atrás, era permitido realizar cursos que revertiam em seu proveito, o que possibilitou alguns melhoramentos. Atualmente (...) não há possibilidade de realização de cursos ou de atividades com esses proveitos. PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Exemplos de informações auspiciosas e entendimentos desencontrados PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 6 - [No Departamento] os docentes não encontram estímulos para as atividades de extensão e prestação de serviço à comunidade, uma vez que a Instituição privilegia as publicações em periódicos Internacionais e banaliza as demais [atividades de extensão]. 7 - [Para a proposta de uma atividade ] o trâmite ainda moroso afasta potenciais interessados. 8 - [sugere-se]... a criação de um banco de dados padronizado para viabilizar [e estimular] o registro das atividades de cultura e extensão, a ser alimentado nas Unidades e que tenha interface direta com o currículo Lattes, para ser utilizado em avaliações, divulgações etc.

PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Atividades de Cultura e Extensão em números

Público presente em visitas orientadas PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Público em eventos PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Público presente em apresentações, espetáculos, concertos e sessões de cinema PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Público em palestras e conferências PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Alunos de oficinas culturais e de extensão PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Tiragem de catálogos, calendário de cultura e extensão e outros materiais de divulgação PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Tiragem de revistas, livros e boletins informativos PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Cursos de Especialização PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Alunos de Especialização PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Cursos de Aperfeiçoamento PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Alunos de Aperfeiçoamento PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Cursos Atualização PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Alunos de Atualização PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Cursos de Difusão PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Alunos de Difusão PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO