ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

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Transcrição da apresentação:

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES: O grupo terá de 10 a 20 minutos para a apresentação e explanação do artigo, podendo utilizar uma das sugestões de slides ou a critério do grupo, desde que, não ultrapasse 10 lâminas; É indispensável que no dia da apresentação o grupo leve três cópias do artigo para a banca, assim como, cópia da PI, do PPP e autoavaliação da escola referência. A data do encontro será divulgada no site, assim que Palmas definir. Fiquem atentos!

CURSO: Progestão CURSISTAS: Francisca Botelho Alencar; Margarida Dionízia da Silva; Vanusa Alves Figueredo Wanderley ORIENTADORA: Márcia Escudero G. Lira; Mironeide Feitosa P. de Souza Odalea R. Assunção Melo ARAGUAÍNA – TO OUTUBRO 2009

TEMA: Gestão Educacional TÍTULO: Projeto Político Pedagógico como Instrumento da Gestão Democrática e Participativa PALAVRA CHAVE: Diagnóstico - Planejamento Coletivo - Gestão Democrática/Participativa

APRESENTAÇÃO/INTRODUÇÃO O tema deste artigo foi escolhido pela necessidade de se fazer entender que não existe gestão democrática e participativa sem planejamento, pretendemos adentrar nas discussões da necessidade e urgência na compreensão e implementação do projeto político pedagógica como possibilidade de crescimento da identidade da escola e de todos quanto dela participam.

PROBLEMÁTICA Em qualquer coletividade, o trabalho participativo e democrático é fator relevante para o sucesso ou fracasso de seus resultados. Nesse aspecto, percebe-se que esse é o grande desafio da gestão democrática participativa de nossas escolas.

DIAGNÓSTICO/CAUSAS/FATORES Planejamento desarticulado com os setores da UE e áreas do conhecimento; Fragmentação das ações de inovação da gestão participativa e democrática; Falta de acompanhamento das ações implementadas; Fragmentação na avaliação dos resultados; Canais de comunicação com a comunidade interna e externa da escola ineficiente;

OBJETIVO GERAL Investigar como é percebida a gestão democrática participativa, da Esc. Est. José Luiz Siqueira, na comunidade escolar e local.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Levantar e analisar de forma sistemática, índices de satisfação dos alunos, pais, professores e demais profissionais da escola, em relação à gestão, às práticas pedagógicas e aos resultados da aprendizagem; Articular mecanismos de envolvimento e atuação do colegiado com as práticas e ações de melhoria da escola; Utilizar canais dinâmicos de comunicação com a comunidade escolar a respeito dos planos de ações e práticas da escola, com vistas a prestar contas e dar transparência à gestão escolar;

Promover ações para o fortalecimento do clima organizacional, valorização e reconhecimento, voltadas para a melhoria da qualidade do ensino, em um clima de compromisso ético, cooperativo e solidário; Primar pelo planejamento participativo e coletivo das ações e práticas pedagógicas, dentro de um cronograma anual, com avaliação de resultados e atualização bimestral.

REFERÊNCIAL TEÓRICO E PRÁTICO Esta pesquisa será realizada com base em estudos de autores como xxxxxx que, defendem que xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Obs.: corresponde ao Desenvolvimento e Demonstração dos resultados.

METODOLOGIA Investigação in-loco (diagnóstico); Elaboração de questionários e tabelas para pesquisa, por amostragem, com a comunidade escolar; Pesquisa de opinião, por amostragem, via ficha impressa, para averiguar atitude, comportamento e consciência do trabalho coletivo para o fortalecimento da gestão democrática e participativa; Elaboração de gráfico, por amostragem, para análise de dados e divulgação de resultados; Divulgação dos resultados, em reuniões, encontros pedagógicos, seminários - via cartazes, panfletos, folders, gráficos e rede eletrônica de comunicação (internet).

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx