Aparelho digestivo Anatomia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Sistema Digestivo no Homem
Advertisements

Sistema Digestório e Nutrição
SISTEMA DIGESTIVO SISTEMA DIGESTIVO.
Sistema digestório. Boca A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo é a boca. Aí encontram-se os dentes e a língua, que preparam o alimento.
Profª Drª Kelly Cristina Colaço Dourado Gorayeb
FISIOLOGIA ANIMAL DIGESTÃO CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS 2ª FASE A ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET BIOLOGIA
SISTEMA DIGESTÓRIO.
Sistema digestório Funções de: Digestão;
Sistema Digestivo.
Sistema Digestório.
SISTEMA DIGESTÓRIO.
Fisiologia do Sistema Digestório
Sistema gastrointestinal: Caracterização anatomo-funcional
Aula 34 A digestão humana.
Primeiros Socorros Camila Sarti
FISIOLOGIA HUMANA Sistema Digestório.
Sistema Digestório Revisão.
SISTEMA DIGESTÓRIO.
Unidade 5 Sistema digestivo Planeta Terra — 9.º ano.
Sistema Digestório.
O que acontece aos nutrientes depois de ingeridos?
A digestão.
Anatomia e Fisiologia Humana
Sistema Digestório.
Sistema Digestório 1- A Boca.
O corpo humano e a sobrevivência: Funções vitais e doenças
Prof. Juliano V. Dande SISTEMA DIGESTÓRIO Prof. Juliano V. Dande
SISTEMA DIGESTÓRIO O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso composto por: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado.
Curso Técnico de Enfermagem
A DIGESTÃO O SISTEMA DIGESTÓRIO Profa. Ludimira Collares
Sistema Digestório.
Sistema Digestivo NOMES: Amanda Tainá Bohdan Trassante Larissa Berwian
Sistema Digestório II Rosana Moraes.
CIÊNCIAS NATURAIS- 9º ANO Prof. Cristiana Comprido
Sistema Digestivo.
Sistema Digestivo Função sistema digestivo
Sistema disgestório Guilherme Luis.
Funções de Nutrição.
Digestão e Sistema Digestivo
Sistema Digestivo.
SISTEMA DIGESTÓRIO.
O corpo humano sistema digestório
O corpo humano sistema digestório
Sistema Digestório.
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS PROFESSORA VANESCA 8º ANO SISTEMA DIGESTÓRIO
Digestão dos alimentos Absorção de nutrientes
EMEB Marcelo de Freitas Faraco Disciplina de Ciências
Sistema Digestório e Excretor
Prof. Pablo Paim Biologia
Eduarda, Gabriela e Gustavo Turma: 81
Ciências Naturais 9.º ano
SISTEMA DIGESTÓRIO.
Sistema Digestório Humano
SISTEMA DIGESTÓRIO ANATOMIA HUMANA EVA MARIA DE MORAIS CASTANHA
SISTEMA DIGESTÓRIO.
Sistema Digestório ASSER Profa Ms. Camila.
Ciências Naturais – 9.o ano
SISTEMA DIGESTÓRIO ANATOMIA E FISIOLOGIA
Sistema Digestivo.
Ciências Naturais – 9.o ano
O APARELHO DIGESTIVO.
DIGESTÃO E NUTRIÇÃO AULA II.
A digestão.
Unidade 5 Sistema digestivo Planeta Terra — 9.º ano.
Sistema Digestivo Função Sistema Digestivo
Fisiologia do Sistema Digestório
A Digestão.
Sistema Digestório.
SISTEMA DIGESTIVO.
Transcrição da apresentação:

Aparelho digestivo Anatomia

A função deste aparelho é transferir as moléculas orgânicas, água e sais minerais que constituem a alimentação para o meio interno do organismo, de modo a que os átomos e moléculas que os constituem possam ser distribuídos pelas células através do sistema circulatório. O tubo digestivo de um adulto mede aproximadamente 8/9 metros de comprimentos desde a boca até ao ânus, e o seu interior está em contacto com o exterior através desses dois orifícios, o que quer dizer que, em sentido estrito, o conteúdo do tubo digestivo é exterior ao corpo humano. Ao contrário do que geralmente se imagina, a eliminação de produtos desnecessários (excreção) não é uma função principal do aparelho digestivo. O maior responsável pela eliminação dos resíduos é, no corpo humano, o aparelho renal, enquanto que as fezes são, maioritariamente, constituídas por materiais não digeridos e por bactérias que residem no tubo digestivo, isto é, por materiais que nunca penetram, de facto, no corpo humano.

A digestão As substâncias simples da nossa dieta, como a água, os sais minerais e as vitaminas (exceto a vitamina B12), podem ser absorvidas ao longo do tubo digestivo sem sofrerem transformações. Contudo, as macromoléculas, como proteínas, gorduras e hidratos de carbono, têm de ser transformadas em moléculas pequenas e menos complexas para serem absorvidas. As proteínas são desdobradas em polipéptidos, péptidos e aminoácidos. Os hidratos de carbono são transformados em açúcares simples (monossacarídeos) como a glicose, a frutose e a galactose, entre outros. As gorduras são parcialmente separadas em ácidos gordos e glicerinas. A transformação dos alimentos ocorre ao longo do tubo digestivo por ação de fenómenos mecânicos e químicos que, no seu conjunto, constituem a digestão.

Para executar estas transformações, o aparelho digestivo realiza três tipos distintos de atividades, que tornam máximo o aproveitamento dos nutrientes: secreção, movimento e absorção. A digestão é uma função que se desenrola de forma sequencial, isto é, trata-se de um conjunto de fenómenos que acontecem sucessivamente, de acordo com uma determinada ordem.

É um conduto musculoso, dirigido diretamente para baixo, desde a faringe até o estômago. A contração dos músculos da parede da faringe e a presença do bolo alimentício na porção superior do esôfago, provocam uma onda contrátil, única, rítmica e potente das paredes do esôfago, chamada onda peristáltica que impulsiona o bolo para o estômago. Sua comunicação com o estômago é regulada por um anel de músculo liso, chamado esfíncter, através do qual se produz a popular hérnia diafragmática.

O estômago é um órgão muscular que liga o esôfago ao intestino delgado O estômago é um órgão muscular que liga o esôfago ao intestino delgado. Sua função principal é a decomposição dos alimentos. Um músculo circular, que existe na parte inferior, permite ao estômago guardar quase um litro e meio de comida, possibilitando que não se tenha que ingerir alimento de pouco em pouco tempo. Quando está vazio, tem a forma de uma letra “J” maiúscula, cujas duas partes se unem por ângulos agudos.

Antes de engolir, nós trituramos os alimentos, através da mastigação, misturando-os com a saliva. E depois que a gente engole o alimento.O alimento triturado começa a percorrer o esôfago - um tubo muscular localizado no meio do peito, que "conduz" o alimento até o estômago, através de movimentos de contração (peristaltismo). No final deste tubo existe uma espécie de "válvula" muscular chamada esfíncter. Quando as contrações atingem a parte inferior do esôfago, o esfíncter se abre e o alimento desce para o estômago. Em seguida, o esfíncter se contrai, impedindo que o suco gástrico e os alimentos retornem para o esôfago.

O comprimento do Intestino Delgado varia entre 3 e 9 metros e, divide-se em três partes: o duodeno, o jejuno e o íleo. O duodeno tem cerca de 25 cm ( 12 dedos de comprimento por isso se chama duodeno ). A, tão frequente, úlcera do duodeno localiza-se nos 5 cm iniciais que formam o bulbo do duodeno.

A superfície do Intestino Delgado é coberta por por projecções em forma de dedo com 0.5 a 1.5 mm, chamadas vilosidades que, por sua vez são cobertas por microscópicas microvilosidades. Como facilmente se compreende, esta estrutura, aumenta enormemente a superfície de absorção do Intestino Delgado.

FUNÇÕES DO INTESTINO DELGADO: No Intestino Delgado continua-se a digestão dos alimentos, mas o Intestino Delgado é por excelência o local da absorção dos nutrientes.

Órgãos Anexos: Fígado e Pâncreas Fígado: O fígado é o mais importante dos órgãos anexos ao tubo digestório e está situado no quadrante superior direito da cavidade abdominal. O fígado é um órgão muito versátil. Armazena glicogênio, ferro, cobre e vitaminas. Produz carboidratos a partir de lipídios ou de proteínas, e lipídios a partir de carboidratos ou de proteínas. Sintetiza também o colesterol além de secretar a bile, remover moléculas de glicose no sangue para formar glicogênio, armazenar ferro e certas vitaminas em suas células, metabolizar lipídeos, degradar o álcool e outras substâncias tóxicas e destruir hemácias velhas ou anormais, transformando sua hemoglobina em bilirrubina, o pigmento castanho-esverdeado presente na bile.

O pâncreas é uma glândula digestiva de secreção interna e externa, de mais ou menos 15 cm de comprimento e de formato triangular, localizada transversalmente sobre a parede posterior do abdome, na alça formada pelo duodeno, sob o estômago. O pâncreas é formado por uma cabeça que se encaixa no quadro duodenal, de um corpo e de uma cauda afilada. A secreção externa dele é dirigida para o duodeno pelos canais de Wirsung e de Santorini. O canal de Wirsung desemboca ao lado do canal colédoco na ampola de Vater. O pâncreas comporta dois órgão estreitamente imbricados: pâncreas exócrino e o endócrino.

vesícula biliar é um órgão pequeno localizado debaixo do fígado que tem forma de pêra. Armazena a bílis, um líquido amarelo-esverdeado produzido pelo fígado, até que o aparelho digestivo dele necessite. A bílis é composta de sais biliares, eletrólitos, pigmentos biliares como a bilirrubina, colesterol e outras gorduras (lípidos). A bílis é utilizada pelo organismo para que o colesterol, as gorduras e as vitaminas dos alimentos gordos sejam mais solúveis e, desse modo, possam ser melhor absorvidas.