COLÉGIO MODERNO Profa Maísa C. Lopes Eixo Temático I:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O método científico em Psicologia
Advertisements

A origem da Filosofia e as suas relações com os mitos.
A revolução científica do século xvii
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
SESSÃO 01 : O QUE É FILOSOFIA DO DIREITO?
A visão Grega da Ciência
A pesquisa científica DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
A ÉTICA MODERNA.
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
FILOSOFIA OLHAR QUE QUESTIONA E REVELA
O que é o conhecimento Capítulo 7.
INICIAÇÃO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
Introdução à Sociologia
A que distância estaremos da Idade Moderna?
Introdução a Biologia Prof. Sanvido.
Sumário da Discussão A Atitude Científica As Concepções de Ciência
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Jan/2014
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Emile Durkheim e o fato social
Eixo Temático I: Filosofia e Ciência
A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII
Matéria: Homem Cultura e Sociedade Prof. Wendel Lima de Freitas
CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)
Profª. Taís Linassi Ruwer
Profª. Taís Linassi Ruwer
O conhecimento científico
Diferentes modelos epistemológicos em pesquisa
Sumário da Discussão Introdução – Cenas dos últimos capítulos!
DIFERENTES MODOS DE CONHECER
A Fenomenologia de Husserl e a Crítica ao Conhecimento Positivista:
FILOSÓFICO-CIENTÍFICO Adriane de Souza Silveira
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
IDEAL CIENTÍFICO Distinção entre sujeito e objeto – objetividade científica Método: definir ou construir o objeto, controlar a invetigação Análise e síntese.
O que é Conhecimento Aula nº1.
Evolução Histórica do Conhecimento Científico
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS DO SÉCULO XVII
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Metodologia de Pesquisa para Projetos
Renascimento século XIII - Itália
PREZADO ESTUDANTE, ESTES SLIDES SERVEM PARA OS ALUNOS FAZEREM O RELATÓRIO DA PALESTRA DA DISCIPLINA MÉTODOS E TÉCNICAS. NÃO É OBRIGATÓRIO E DEVE.
O que é Ciência.
Filosofia moderna.
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
“não há ciência sem o emprego de métodos científicos”
A Ciência.
Professor: Suderlan Tozo Binda
O que é Sociologia?.
Filosofia Medieval e Moderna
Surgimento do pensamento filosófico
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
História da Filosofia Moderna I Prof. Suderlan Relação de: Sujeito e objeto Realista: Consciência = substância = sujeito (em si) capta o significado do.
Filosofia Moderna.
PARADIGMAS DE PESQUISA
O que é conhecimento?.
A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E VALORES
UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS Boaventura de Sousa Santos (Discurso proferido na abertura solene das aulas na Universidade de Coimbra no ano letivo de 1985/86)
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Transcrição da apresentação:

COLÉGIO MODERNO Profa Maísa C. Lopes Eixo Temático I: Filosofia e Ciência 10 Ano.Ensino Médio

ELEMENTOS DE CONHECIMENTO Cognoscente e Cognoscível ↓ ↓ Sujeito Objeto ÁREAS DE CONHECIMENTO: Senso Comum: conhecimento espontâneo Senso Crítico: consciência crítica; → dialética Ciência: senso crítico, técnico, métodos Teologia: conhecimento também Racional

Relação e Distinção entre Filosofia e Ciência. Contextualização Histórica História Antiga: Pré-Socráticos; Aristóteles História Moderna: Revolução Galileana; Copérnico. Relação entre Ciência e Filosofia - A consciência crítica - Supremacia do Sujeito Racional - Configuração da Lógica

DISTINÇÃO ENTRE FILOSOFIA E CIÊNCIA: Pensamento Totalidade Reflexão Crítica Objeto de Conhecimento Ciência Particularidade Experiência Reflexão Crítica + Comprovação Objeto Real

Relação e Distinção entre Ciência Antiga e Moderna Filosofia Não Experimental Qualitariva Comtemplativa Teórica / Essência CIÊNCIA MODERNA Ciência≠ Experimental Quantitativa Realidade Prática/Sentidos (Objeto)

Características principais da Ciência Moderna Uma das explicações mais plausíveis sobre as mudanças ocorridas refere-se a classe comerciante, constituída pelos burgueses, que se impôs ao ócio da aristocracia através da valorização do trabalho; Galileu Galilei (1564-1642), criador do método científico, é o responsável pela moderna concepção de ciência. Supremacia do racionalismo, que recusa o critério da autoridade e da revelação predominante na Idade Média; Secularização ou laicização do pensamento, isto é, o desligamento das justificativas baseadas na religião, para só aceitar as verdades resultantes da investigação racional mediante argumentação;

A importância do método, ponto de partida da vários pensadores do século XVII, tais como Descartes, Bacon e Galileu; Confirmação do Saber Ativo, em oposição ao contemplativo. Isto equivale a dizer, que, não só o saber visa a transformação da realidade, como também passa ele próprio a ser adquirido por meio da experiência, fruto da aliança entre a ciência e a técnica; Desenvolvimento da Lógica matemática e do método hipotético-dedutivo;

Características da Revolução Científica A revolução Científica: de Copérnico a Newton; Copérnico desloca a terra do centro do universo; A ciência não é mais um discurso sobre o “mundo de papel”; A ciência passa a se preocupar com a natureza e suas provas e não mais com a teoria;

A independência da ciência em relação à Filosofia e à fé; A Ciência indaga não a substância mas a função; O pressuposto filosófico: o Deus que geometriza; Novo tipo de saber e nova figura de “douto”; A ciência moderna: a reaproximação entre técnica e saber;

Formação da Ciência Moderna Teoria Científica: é o resultado de um processo de construção (idéia, questão) Hipótese: é uma suposição, uma explicação provisória dos fenômenos observados; Lei Científica: aplica uma regularidade aos fatos observados, onde estes seguirão normas, isto é, leis. Favorece uma uniformidade as ações;

A QUESTÃO DO MÉTODO FRANCIS BACON Empirismo + Pesquisa Científica RENÉ DESCARTES Racionalismo (Penso, logo existo) GALILEU GALILEI Racionalismo + Empirismo

Mito da Neutralidade Científica CIÊNCIA E IDEOLOGIA Mito da Neutralidade Científica Há uma distinção natural entre sujeito e objeto; Todo e qualquer estudo é fruto de decisões pessoais e singulares; Nenhum resultado científico depende da boa ou má vontade do cientista, nem de suas paixões. Porém sua escolha é originada nas suas concepções particulares;

Mito do Cientificismo: A ciência pode e deve conhecer tudo; Crença no progresso e na evolução dos conhecimentos; Imaginar a ciência como mágica; Ideologia da Competência, isto é, há os que sabem e os que não sabem;

Ciências Humanas Filosofia Ciência Teoria Prática Consciência crítica Método Reflexão Humana Experiência Sociedade Realidade Ciência Humanas: união entre Filosofia e Ciência

As dificuldades das Ciências Humanas para estudar com objetividade o homem Desde muito tempo, os assuntos referentes ao comportamento humano eram objetivos de estudo da Filosofia, mas com o desenvolvimento das ciências da natureza, desejou-se estender a eles o rigor do método, fazendo nascer as ciências humanas. Surgimento das ciências humanas como: a Psicologia, a Sociologia, a história, a geografia humana, a economia, a antropologia, a linguagem e etc. Entretanto, devido a complexidade dos atos humanos há uma série de dificuldades para as ciências humanas estudarem o seu objeto de estudo.

PRINCIPAIS DIFICULDADES PARA ESTUDAR O HOMEM DE FORMA CIENTÍFICA: Quanto à objetividade : como o objeto de conhecimento é o próprio ser humano, torna- se difícil manter o distanciamento necessário para um saber imparcial; Quanto à experimentação: mesmo nos casos em que é possível, nem sempre é fácil identificar e controlar os diversos aspectos que influenciam os atos humanos;

Quanto ao caráter moral da experiência: não se pode submeter o ser humano a situações perigosas para sua integridade física, moral ou mental; Quanto à matematização: ainda que se recorra às estatísticas, nem sempre é possível quantificar todos os dados; Quanto ao determinismo: por ser conscientemente livre, o comportamento humano não é previsível, apenas indicando probabilidades;

CIÊNCIA E LINGUAGEM Linguagem: elo entre sujeito e objeto; Sujeito : significados Objeto: signos; Onde a linguagem é proveniente das relações entre o Pensamento e a intenção da ação, ou compreensão desta.