Apresentação para o TCU 25 de outubro de 2006 Revisão Tarifária para os Serviços de Transmissão de Energia Elétrica Jerson Kelman Diretor-Geral.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Design de modelos de mercado – um desafio Seminário do Setor Elétrico
Advertisements

30/10/2009 Brasília - DF Comissão Especial de Licitação – CEL Concessão de Instalações de Transmissão Leilão n o 005/2009 – ANEEL INSCRIÇÃO ON-LINE.
Concessão de Instalações de Transmissão Leilão no 005/2009-ANEEL
Regulamento Operativo do Prêmio Energia Cidadã
Sistema de Gestão de Eficiência Energética – SGPEE ANEEL
P&D como instrumento para adicionar valor à empresa
Regulamentação, Conexão & Oportunidade de Contratação de Retrofit
Resoluções Acadêmicas
SIASG Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.
SEBRAE / 1 SEBRAE Compras Municipais e as MPE Denise Donati Coordenadora do Programa de Compras Governamentais
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
Ministério da Fazenda 1ª Semana da Defesa da Concorrência no RS
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo no Amapá
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
TERMOS E CONDIÇÕES DO EDITAL DE LICITAÇÃO E DO CONTRATO DE CONCESSÃO
1 O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
1 Ana Cristina Melo de Pontes Analista de Controle Externo Licitações O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. FRACIONAMENTO u AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO ANUAL DAS AQUISIÇÕES DE MATERIAIS / COMPRAS, DAS AQUISIÇÕES DE MATERIAIS / COMPRAS,
1 LICITAÇÕES E CONTRATOS Jansen de Macêdo Santos.
Perspectivas e Desafios ao Desenvolvimento da Infra-estrutura de Transportes no Brasil Painel 3 - Mecanismo de Financiamento para o Desenvolvimento do.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo em Minas Gerais.
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
Estrutura do Controle: organização do sistema de controle no Brasil e o papel de órgãos incumbidos da fiscalização de recursos públicosEstrutura do Controle:
Lei de Responsabilidade Fiscal Lei /00
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
LICITAÇÕES E CONTRATOS
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Qualidade dos gastos públicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública A Experiência do TCU junto aos CAEs no Estado de Minas GeraisEXPOSITOR: José
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SECEX-TO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO PIAUÍ FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS.
Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento GSAN
Companhia de Eletricidade do Amapá - CEA 26/Outubro/2005 Brasília - DF 26/Outubro/2005 Brasília - DF Jerson Kelman Diretor-Geral Jerson Kelman Diretor-Geral.
1 I Seminário Latino Americano de Políticas Públicas em Recursos Hídricos Brasília, Setembro de 2004 Workshop 2 Regulação de Serviços Públicos Jerson Kelman.
Investimentos no setor elétrico: visão do Regulador 10 de março de 2005 São Paulo – SP 10 de março de 2005 São Paulo – SP Jerson Kelman Diretor-Geral Jerson.
A justiça no cálculo das tarifas de energia elétrica 23 de agosto de 2005 São Paulo - SP Jerson Kelman Diretor-Geral Jerson Kelman Diretor-Geral XI Simpósio.
Câmara dos Deputados Audiência Pública
Tarifas de Energia Elétrica
Inadimplência, Fraude e Furto - Visão do Regulador 28 de junho de 2005 Jerson Kelman Diretor-Geral Jerson Kelman Diretor-Geral Escola Paulista de Magistratura.
Agência Nacional de Energia Elétrica SPG Jerson Kelman Diretor-Geral São Paulo - DF 09 de agosto º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico.
Seminário FIESP 30 de janeiro de 2007 Ambiente Regulatório e Inserção do Gás Natural na Matriz Energética Brasileira Jerson Kelman Diretor-Geral da ANEEL.
Visão do Regulador 07 junho de 2005 Rio de Janeiro 07 junho de 2005 Rio de Janeiro Jerson Kelman Diretor-Geral Jerson Kelman Diretor-Geral Câmara Brasileira.
ATIVIDADE REGULATÓRIA Papel da ANEEL Diretor-Geral da ANEEL
Brasília – DF Fevereiro /2006 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL Jerson Kelman Diretor-Geral.
Desafios da ANEEL e do Sistema Elétrico Nacional
Ricardo Carneiro Áreas de Preservação Permanente
GT – Uso Agrícola de Lodo de Esgoto Câmara Técnica de Saúde, Saneamento Ambiental e Gestão Ambiental CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA.
Gestão estratégica de custos: utilização do método de custeio UEP – Unidade de Esforço de Produção como ferramenta estratégica para redução do custo unitário.
A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA COMO GARANTIA DA QUALIDADE E REGULARIDADE DA OFERTA José Luis Rufino Pesquisador da Embrapa Café Consultor do Projeto Educampo/Sebrae-MG.
COMISSÕES FASE DE INSTRUÇÃO Tania Rodrigues Mendes – Diretora do Departamento de Comissões Coordenadora do Comitê Executivo do Portal da ALESP CURSO DE.
RESOLUÇÃO CONJUNTA ANATEL-ANEEL Postes: Preço de Referência e Regras para Uso e Ocupação dos Pontos de Fixação Brasília, 1º de agosto de 2013.
Superintendência de Serviços Públicos Roberto Pinto Martins Salvador, 19 de agosto de
SIMONE SCHOLZE Superintendente Executiva Salvador/BA
RESOLUÇÃO CONJUNTA ANATEL-ANEEL Postes: Preço de Referência e Regras para Uso e Ocupação dos Pontos de Fixação Brasília, 1º de agosto de 2013.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Estágio Supervisionado Aluno: Felipe Pinto Coelho Palma
Apresentação de Estágio Supervisionado
Estágio Supervisionado Prof.: Luiz Sebastião Costa Rafael Paz de Oliveira - matr.: Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Apresentação de Estágio Supervisionado X
Sistema Preventivo de Acidentes do Trabalho Seminário de Prevenção de Acidentes do Trabalho Tribunal Superior do Trabalho Brasília, de outubro.
Conselho Nacional de Saúde SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO DE ANTI-RETROVIRAIS NA INDÚSTRIA BRASILEIRA Capacidade de Produção de Anti-retrovirais com.
A ANEEL e o Papel da Agência Reguladora no Setor Elétrico Brasileiro
1.
Ensino fundamental e Mudanças
Transcrição da apresentação:

Apresentação para o TCU 25 de outubro de 2006 Revisão Tarifária para os Serviços de Transmissão de Energia Elétrica Jerson Kelman Diretor-Geral

G, T e D Geração Transmissão Distribuição

Processo: / Decisão nº 300/2001 – TCU / Plenário 8.2. – Determinar à ANEEL que: – adote providências no sentido de regulamentar o processo de revisão tarifária dos serviços de transmissão de energia elétrica, comunicando ao Tribunal o andamento das medidas tomadas; Determinação acatada pela Resolução ANEEL 230/2006, em 12/09/2006.

Processo / Decisão nº 649/2005 – TCU / Plenário 9.2. determinar à Aneel que: regulamente a revisão do valor da receita anual permitida, visando contribuir para a modicidade tarifária do serviço público de transmissão, em razão de receita auferida com outras atividades,... O regulamento está em vias de ser aprovado pela ANEEL (Audiência Pública 007/2006, de 17/05/2006)

Processo / Decisão nº 649/2005 – TCU / Plenário 9.2. determinar à Aneel que: faça constar das minutas de contrato de concessão, em futuras licitações para a concessão de serviços públicos de energia elétrica, mecanismos adequados de apropriação de ganhos de eficiência empresarial, conforme dispõe o art. 14, inciso IV, da Lei 9.427/96 ; Processo competitivo antecedente à outorga garante apropriação da eficiência empresarial na construção do empreendimento (97% do custo) Cláusula no contrato de concessão (Parcela Variável), na manutenção (3% do custo)

Processo / Decisão nº 649/2005 – TCU / Plenário 9.2. determinar à Aneel que: promova a adequação dos contratos de concessão de serviço público de transmissão de energia elétrica já assinados para incluir mecanismos destinados à redução das tarifas em razão de apropriação de ganhos de eficiência empresarial e/ou redução de custos,... A alteração dos contratos já assinados aumenta o risco regulatório O passado deixa de ser previsível Taxa de remuneração: Brasil 15% Chile 8%

Obrigado! SGAN – Quadra 603 – Módulos I e J Brasília – DF – TEL. 55 (61) Ouvidoria: 144