FUNDAÇÃO ESTATAL DE DIREITO PRIVADO Loiva Chansis
PL 92/07 Segundo o governo: ”O projeto não visa tão-somente modelar uma solução para a atual crise dos hospitais federais do Rio de Janeiro, mas também atender à necessidade da Administração Pública Brasileira de dispor de um modelo jurídico-institucional, dotado de maior autonomia e flexibilidade de gestão, que favoreça a eficácia e a eficiência da ação governamental, mais adequado, portanto, para a atuação do Estado em atividades que não lhe sejam exclusivas e não exijam o exercício do seu poder de autoridade”
Áreas de abrangência do projeto: Saúde Previdência Complementar Assistência Social Cultura Desporto Ciência e Tecnologia Meio Ambiente Comunicação Social Turismo
Contexto da apresentação do projeto Orçamento de 2007 Refinanciamento, juros e Amortizações da Dívida: 58,49% Saúde – 2,80 % Educação – 1,43 %
Contexto da apresentação do projeto Crise dos Hospitais do Rio de Janeiro; Tentativa de transferência de responsabilidade dos Hospitais Universitários do MEC para o Ministério da Saúde; Não aprovação da EC 29 – A área econômica do governo não admite a vinculação de recursos de Políticas Públicas ao Orçamento da União, mesmo com a DRU.
O que é o projeto? “Resgata o velho modelo Bresseriano da Reforma do Estado e a implantação de novas versões das Organizações Sociais”; Estrutura administrativa de empresas privadas: Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Conselho Consultivo, Conselho de Curadores; Vem para mudar 3 coisas Fundamentais:Gestão da força de trabalho, Gestão do Orçamento e Gestão de Compras.
Gestão da Força de Trabalho Fim do Regime Jurídico Único; Contratação pela CLT; Altos salários para os especialistas e todo o restante baseado no mercado; Manutenção de toda terceirização prevista em lei; Trabalhadores a mercê dos interesses políticos.
Gestão de Compras Flexibilização da Lei 8666/93 no art. 22 inciso 27.
Gestão do Orçamento As Fundações de Direito Privado não terão recursos previstos no orçamento de nenhum ministério; Os recursos do estado serão oriundos de contratos de gestão estabelecidos a partir de metas; Serão deduzidos dos contratos de gestão, os custos da folha dos trabalhadores do RJU, cedidos as respectivas fundações privadas; As Fundações de Direito Privado poderão vender serviços a iniciativa privada, desde que não sejam os serviços para o qual ela foi criada; As Fundações de Direito Privado podem aplicar seus recursos no mercado financeiro.
Substitutivo do Dep. Federal Pedro Henry PP-MT Saúde Assistência Social Cultura Desporto Ciência e Tecnologia Ensino e Pesquisa Meio Ambiente Previdência Complementar Comunicação Social Turismo Formação Profissional Cooperação Técnica Internacional
Desrespeito ao Controle Social Nos Dias 11, 12 e 13 de Junho de 2007, o Conselho Nacional de Saúde debateu o Anteprojeto de Lei sobre a criação das Fundações Estatais de Direito Privado e se posicionou de forma contrária; No período de 14 a 18 de novembro de 2007 se realizou a 13ª Conferência Nacional de Saúde que também se posicionou de forma contrária as Fundações Estatais de Direito Privado; No mesmo dia em entrevista a imprensa, o Ministro da Saúde diz que quem governa é o governo, desqualificando a maior instância de controle social do país.
É preciso responder a alguns questionamentos : Por que uma mudança tão radical para um modelo de gestão privado num sistema que completa 20 anos e que não foi plenamente financiado para de fato ser experimentado e testado?
É preciso responder Desde o processo Constituinte de 1988 já se tinha uma avaliação de que uma das principais mazelas da disfuncionalidade do Sistema de Saúde vigente era a forma de Gestão do Trabalho, um dos principais fatores que inviabilizava o funcionamento adequado do sistema. Até hoje a forma de gestão da força de trabalho do setor saúde, não só não foi alterada, como foi amplamente precarizada e submetida a novos modos de degradação, tais como: ausência de concurso público, vínculos múltiplos e ilegais, ambientes de trabalho insalubres, construção de uma visão desqualificadora do trabalho no setor público, adoção de mecanismos de competitividade, valorização desigual dos trabalhadores em condições de trabalho idênticas, etc. A Fundação de Direito Privado resolve ou aprofunda esta situação?
Produção do SUS em 2007 INTERNAÇÕES 11,3 Milhões PROCEDIMENTOS 2,8 Bilhões CONSULTAS 619 Milhões PARTOS (NORMAIS E CESÁRIANOS) 2,5Milhões CIRURGIAS 3,2Milhões CIRURGIAS CARDÍACAS 211 Mil TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA (97% DA OFERTA) 9,9 Milhões TRANSPLANTES (80% PÚBLICOS) 12Mil VACINAS 150 Milhões EXAMES BIOQUÍMICOS – ANATOMO-PATOLÓG. 422 Milhões FISIOTERAPIA 58 Milhões AÇÕES DE ODONTOLOGIA 244 Milhões ÓRTESES E PRÓTESES 3,7 Milhões VIGILÂNCIA SANITÁRIA BÁSICA 28 Milhões TOMO, USOM, R.MAGNÉTICA 13,7Milhões
É preciso responder Toda esta produção do SUS, nas unidades do SUS foram produtos do trabalho de quem? Por que tanto interesse em acabar com o RJU e com a estabilidade de emprego? Os trabalhadores contratados para o Serviço Público vão ser obrigados a trabalhar agora para iniciativa privada? Para onde irão se não se adaptarem as Fundações de Direito Privado? O que fazer com o PCCS-SUS?
É preciso responder É preciso uma carreira específica para o PSF? E os outros trabalhadores? Querem fugir do teto salarial dos municípios e da Lei de Responsabilidade Fiscal. Não será mais importante mudar a Lei de Responsabilidade Fiscal para área da Saúde e Educação para garantir Políticas Públicas sem privatizar o Sistema?
É preciso responder A liberdade de contratar profissionais altamente especializados a valores de mercado vai acabar com as cooperativas médicas ou fortalecê- las? A alta rotatividade de profissionais, que se dará a partir do poder de demissão sem justa causa, no SUS, vai fortalecer ou enfraquecer o sistema?
É preciso responder Numa Fundação de Direito Privado para Saúde, quais os Serviços podem ser vendidos para garantir a AUTOSUSTENTABILIDADE da Fundação criando assim sua independência financeira do Governo?
É preciso responder Que tipo de Pesquisa vai vender estas Fundações? De interesse das Empresas ou da População? Quem vai fazer estas Pesquisas? O que e quem vai ser objeto destas Pesquisas? É Moral e Ético usar a população para fazer Pesquisa de interesse da iniciativa privada?
É preciso responder Porque é preciso flexibilizar a Lei 8666/93 ou comprar sem licitação se já tramitou no Congresso o projeto do governo PL 7709/07, que está no Senado como PL32/07 onde todas as compras serão feitas por Pregão Eletrônico a tempo real e a preço de Mercado? O projeto prevê inclusive a concorrência internacional; Segundo analistas vai haver maior transparência, controle e melhor gestão do estoque; O projeto foi retirado do regime de URGÊNCIA no senado.
CONSEQUÊNCIAS Extinção do serviço público estatal; Desmonte da Gestão única do SUS; Recentralização da gestão de várias políticas públicas e da gestão do SUS nos Ministérios e nas Secretarias de Estado; Comprometimento da Hierarquização dos serviços e do Sistema de Referência e Contra- Referência, na medida que cada serviço privatizado tem sua autonomia em relação a administração pública; Diminuição do acesso da população as Políticas Públicas; A iniciativa privada se apodera do patrimônio, da estrutura administrativa e financeira do estado; Os trabalhadores cedidos vão formar um quadro em extinção desenvolvendo atividades para o setor privado; Oficialização e institucionalização da Política de Gratificações, Contratos temporários, Cooperativas, Terceirização e Quarteirização,Voluntariado, Bolsas de trabalho, Aph Estímulo a dupla ou mais jornada de trabalho, Código 7, Desqualifcação e partidarização das Funções Comissionadas.
Nossas Propostas para Saúde Concurso Público; Plano de Cargos Carreira e Salários de acordo com as Diretrizes do SUS; Responsabilidade tripartite pela contratação e remuneração; Profissionalização da Gestão e da Gerência: - Perspectivas de desenvolvimento na Carreira - Avaliação de desempenho da equipe profissional e institucional Autonomia administrativa, política e financeira; Gestão democrática e participativa; Conselhos Gestores; Reestruturação curricular; Residência Multiprofissional; Critérios para abertura de novos cursos na área de saúde; Desprivatização do Sistema; Inversão do Modelo de Atenção.