“ Educação corporativa: educar para a competitividade” Universidade Fernando Pessoa “A Universidade Tradicional um parceiro a não esquecer” 20 de Junho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SOMOS Somos uma divisão do Grupo Pragmática totalmente voltada para o mercado jurídico. Com aproximadamente 19 anos de atuação, mais do que conhecer.
Advertisements

Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO
Administração de Sistemas de Informação
GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO SESI
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Função AGREGAR PESSOAS:
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Núcleo de Estudos e Consultoria em Tecnologia da Informação Empresa Júnior de Ciência da Computação.
Desafios e oportunidades do EAD
Empreendedorismo Nívea Cordeiro 2010.
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Metodologia e Critérios
Control Objectives for Information and related Technology
Programa de Educação Continuada em Engenharia (PECE)
Setor de ensino-aprendizagem Anna Cláudia Satie Henrique Terada Vanessa Pazzini.
Gestão do Capital Humano no Banco do Brasil
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
CRM OPERACIONAL CRM OPERACIONAL.
Categorias do E-Business
Treinamento, Desenvolvimento e Educação no McDonald’s
ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
O profissional da Informação: em tempo de mudança.
Educação corporativa.
O FUTURO AO SEU ALCANCE. Nosso objetivo QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ASSITIDA.
Prof. Andrea Valéria Steil, Dra.
Tema Gestão do Conhecimento:.
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
FACULDADE DOS GUARARAPES
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Avaliação da qualidade percebida em cursos a distância: o caso do FGV Online FGV Online Desde 2000 mais de alunos MBA online credenciado em 2003.
RMP Consultoria de Negócios
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
conhecimentos em resultados
Visão baseada em recursos (RBV) e competências essenciais
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Curso: Análise de Sistemas – 4º ano
Panorama da Educação Corporativa no Contexto Internacional II Oficina de Educação Corporativa II Oficina de Educação Corporativa 18 e 19 de maio de 2004.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Gabriel Bastos Machado
Seu Agente de Mudança..
Universidades corporativa no Brasil - 01 A empresa na sala de aula Um dos grandes desafios do empresariado é manter os funcionários em constante processo.
Vahan Agopyan 09/11/2011. PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÕES:  Reuniões com membros das CPGs e Diretores  Participação nos eventos: o 2011 EUA-CDE meeting.
Palestra IV Oficina de Educação Corporativa Avaliação das atividades de Educação Corporativa Fundamentos Avaliação das atividades de Educação Corporativa.
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
Nossa motivação People First Liderança de Mercado Crescimento Quality & Risk Mgmt Excelência Operacional Valores Compartilhados 2.
FERRAMENTAS DE MARKETING
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gerência de Projetos de Software (PMBOK)
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Siga-nos:
Grupo de Trabalho: Maria de Fátima Gonçalves Pedro Silva Pierre Maibwe Sociedade Pós-capitalista Drucker, Peter (2003) Lisboa: Actual Editora Curso de.
Universidade Corporativa Procenge
Universidade Empresarial Sabesp
18º ENCONTRARH Encontro Anual de Recursos Humanos do Planalto Central 05e 06 de novembro de 2008 – Centro de Convenções Ulysses Guimarães / Brasília-DF.
Estados Unidos MODELO EDUCACIONAL.
O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
ObjetivoApresentar a estrutura de Liderança Escolar no Reino Unido e as iniciativas do British Council no segmento para que possam inspirar ou mesmo serem.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

“ Educação corporativa: educar para a competitividade” Universidade Fernando Pessoa “A Universidade Tradicional um parceiro a não esquecer” 20 de Junho de 2007 Kira Tarapanoff, PhD Pesquisadora Sênior - CID/UnB Pesquisadora Visitante - MDIC/FAPEMIG

Sumário 1. Corporações como Educadoras; 2. Parcerias entre universidade corporativa e universidade tradicional; 3. Parceria entre a universidade corporativa e o ensino oficial; 4. A educação corporativa como negócio; 5. Parcerias entre universidade tradicional e o setor produtivo..

Corporações como Educadoras Justificativa de criação   Rápida obsolescência do conhecimento formalmente adquirido;   necessidade de aprendizado e reciclagem contínuos nas empresas diante da dinâmica do mercado;

Corporações como Educadoras Justificativa de criação   necessidade de adquirir novos conhecimentos e competências específicas;   preservação das competências críticas;   mudança no foco gerencial do contrato para o emprego ao longo da vida.   Fonte: (MEISTER, 1998, p.9)

Corporações como Educadoras Justificativa de criação  O principal foco da administração moderna recai sobre o desenvolvimento das competências profissionais, técnicas e gerenciais essenciais para o negócio e o sucesso das estratégias corporativas.

Corporações como Educadoras Justificativa de criação   Ao definir sua estratégia competitiva a corporação deve identificar e aprimorar as competências essenciais do seu negócio e as competências necessárias a cada função (job skills).

Educação corporativa Características  que caracteriza a educação corporativa é a sua ligação com a estratégia;  É consenso que o que caracteriza a educação corporativa é a sua ligação com a estratégia;  com o aprendizado organizacional e a gestão do conhecimento;  e com a retenção e aprimoramento de competências (lifelong employability).

Corporações como Educadoras Níveis  Somente treinamento;  Treinamento mais desenvolvimento gerencial e/ou executivo;  Oferta de cursos com crédito acadêmico;  Oferta de cursos que levam efetivamente ao grau acadêmico.  Fonte: (ALLEN, 2002, p.4)

Parceria entre universidade corporativa e universidade tradicional  Credenciamento;  Atribuição de grau acadêmico;  Oferta de especialistas;  Prática, experiência e facilidade em pesquisa;  Oferta de know how;  Experiência em ensino à distância;  Aprendizado ao longo da vida;  Atribuição de créditos acadêmicos.

Parceria entre universidade corporativa e universidade tradicional - credenciamento   General Motors Institute – estabeleceu curso de graduação em Engenharia em 1945;   Primeiros estudantes - obtiveram grau em 1946;   Credenciamento - obtido em 1962, concedido pela North Central Association of Colleges and Schools;   Em 1997 criou a General Motors Univesity.  (SCHARCHBURGH, 1994).  Fonte: (SCHARCHBURGH, 1994).

Parceria entre universidade corporativa e universidade tradicional – grau acadêmico   A Intel, em parceria com o Babson College oferece aos seus empregados, um programa de MBA, centrado, principalmente, em estudos de caso da Intel, com a participação de gerentes da corporação.   Fonte: (GROVE, 1983)

Parceria entre universidade corporativa e universidade tradicional – grau acadêmico  A Universidade Harley-Davidson - oferece programas de bacharelato e mestrado em ciências aplicadas e tecnologia de serviços para motocicletas em parceria com o Fort Scott Community College e a Pittsburgh State University.  Fonte:  Fonte: /Pages!Work_at_a_Dealership.1_advantage

Parceria entre universidade corporativa e universidade tradicional – especialistas e pesquisa   Universidades corporativas trazem a sua experiência em negócios; universidades tradicionais e os Business Colleges, oferecem especialistas em diversas áreas, facilidades de pesquisa e certificação externa (credenciamento).

Parceria entre universidade corporativa e universidade tradicional – know how   As novas tecnologias ajudam a criar novos cursos em áreas que não eram exploradas.   Fonte: (LITTO, 2007, A10)

Parceria entre universidade corporativa e universidade tradicional – know how   Com as universidades as corporações têm podido customizar as necessidades de educação em nível superior para os seus empregados, inclusive aquelas que a necessitam em tempo real, por meio do ensino à distância – o e-learning.

Parceria entre universidade corporativa e universidade tradicional – know how   A universidade corporativa virtual da British Airways “BAe Systems Virtual University” estabeleceu parceria com a Open University e com as universidades de Loughborough, Glasgow, Southampton, Cambridge e Sheffield.

Parceria entre universidade corporativa e universidade tradicional – know how   Há hoje no Brasil cerca de 150 cursos em mais ou menos 40 universidades credenciadas para educação à distância, a maioria de cursos por correspondência.

Parceria entre universidade corporativa e universidade tradicional – know how   Cerca de 1,5 milhão de pessoas no Brasil, fazem uso de educação à distância dentro de empresas, como a Petrobrás.

Parceria entre universidade corporativa e universidade tradicional – aprendizado ao longo da vida   A educação ao longo da vida é uma área genuinamente de interface entre o mundo da educação e o mundo da vida profissional.

Parceria entre universidade corporativa e universidade tradicional – créditos acadêmicos   Uma das grandes tendências do futuro nos treinamentos corporativos é a incorporação de créditos académicos às iniciativas de treinamentos organizacionais específicos.  

Parceria entre universidade corporativa e universidade tradicional – créditos acadêmicos   As universidades têm dividido os cursos universitários em sub-unidades, cada um com os seus resultados próprios de aprendizado.

Parceria entre universidade corporativa e universidade tradicional – créditos acadêmicos   Essas unidades podem ser combinadas e re- combinadas para criar módulos ou cursos que podem levar a certificados que validam determinado tipo de conhecimento ou habilidade requerida para as empresas   (PIETRYKOWSKI, 2001, p.299).

– validação de competências Parceria entre a universidade corporativa e o ensino oficial – validação de competências   Validação das Competências Adquiridas e da Experiência no Trabalho (VAE)   Fonte: pratiques/formation-professionnelle/validation-acquis-experience-vae html

– VAE – o que é Parceria entre a universidade corporativa e o ensino oficial – VAE – o que é ?   Reconhecimento oficial da experiência e dos conhecimentos, aptidões e competências adquiridos no trabalho;   Direito individual inscrito no código do trabalho e no código da educação.   Meio para obter a totalidade ou parte de uma certificação profissional, apoiando-se sobre a sua experiência,   Meio de integrar um percurso de formação educacional (educação ao longo da vida) sem ter o diploma habitualmente requerido (habilitar um Master sem passar pelos procedimentos acadêmicos, por exemplo)   Fonte:

– VAE Parceria entre a universidade corporativa e o ensino oficial – VAE   Permite obter uma certificação profissional, na condição que essa certificação seja registrada no Registro Nacional das Certificações Profissionais (RNCP) da Comissão Nacional da Certificações Profissionais (CNCP).   Fonte:

Universidade corporativa como negócio visão da corporação   Modelo de autosustentação – modelo “pay for service”. A SunU da Sun Microsystems teve quase todo o seu orçamento de US$42m recuperado com base neste modelo já em  

Universidade corporativa como negócio visão da corporação  Extensão do treinamento a todos os elos críticos da cadeia produtiva com base no serviço compartilhado, desenvolvendo alianças com parceiros externos (universidades), enfatizando melhoria no desempenho.

Universidade corporativa como negócio visão da corporação  Corporações não treinam apenas seus clientes em como usar os seus produtos ou serviços. Oferecem programas de treinamento para os seus clientes melhorarem o seu próprio negócio.

Universidade corporativa como negócio visão da corporação  A Universidade Harley-Davidson treina a sua cadeia de revendedores por meio de um currículo integrado de gestão que oferece desde cursos em análise financeira, até negociação com clientes.

Universidade corporativa como negócio vantagem para a universidade   O Valencia Community College, recebe cerca de US$1.5 a $2 milhões de renda por seu apoio à educação corporativa do Walt Disney World and Universal Studio   Fonte: (HELLER, 2001).

Universidade corporativa como negócio IES empreendedora – empresarial   Mudança do paradigma de universidade transmissora de conhecimentos para a de difusora, criadora e aplicadora de conhecimentos.

Universidade corporativa como negócio IES empreendedora – empresarial   Apoio na criação e desenvolvimento de Universidade Corporativa para Organizações Parceiras em especial pequenas empresas.   Fonte: (TRIGO, 2007)

Referências  ALLEN, Mark, editor.Corporate University Handbook; designing, managing, and growing a successful program. New York: Amacon, 2002  COMMISSION nationale de la certification professionnelle. Accès à la certification par la validation des acquis de l'expérience, [en ligne].  GROVE, Andrew. Why Trinning is the Boss´s Job. In:___. High Output Management. New York: Random House, 1983  HELLER, N. Changes sees corporate universities on rise. Heller Report on Educational Technology Markets, v.12, n.8, 2001;  LITTO, Frederic Michael. As faculdades precisam deixar de ser conservadoras.O Estado de São Paulo, A10, 2 de abril de  MEISTER, Jeanne C. Corporate universities; lessons in building a world-class work force. New York: McGraw Hill,  MINISTÈRE de l’emploi, de la cohésion sociale et du logement. La validation des acquis de l’expérience (VAE), [en ligne]. Adresse pratiques/formation-professionnelle/validation-acquis-experience-vae-1074.htmlhttp:// pratiques/formation-professionnelle/validation-acquis-experience-vae-1074.html  PIETRYKOWKI, B. Information technology and commercialization of knowledge in corporate universities and class dynamics in an era of technology restructuring. Journal of Economic Issues, v.35, n.2, p.299,  SCHARCHBURGH, R.P. GMI: America’s co-op college – the first 75 years. Flint, MI: The GMI Press,  TRIGO, Miguel. L´Intelligence competitive apliquee aux instituitions de l´enseigment superieur (IES) comme element strategique de performance. Toulon y du Var: Université du Sud Toulon- Var, 2007

Obrigada pela atenção!