"O PAPEL DO RI NO CRESCIMENTO DA EMPRESA" Agosto, 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A busca de oportunidades de negócios
Advertisements

V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
Os sete passos da venda Prospecção É fundamental saber quem É e quem Não É meu potencial cliente. Hoje o mercado é segmentado, e antes de ir a campo vender,
O ambiente organizacional
GOVERNANÇA CORPORATIVA Marcelo M. Bertoldi
Sonhos – Objetivos – Metas
Equivalente à média dos países da OCDE
Empreendedorismo AULA 3
CRM (Customer Relationship Management
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
Dicas para uma avaliação de desempenho produtiva
TÉCNICAS DE REUNIÃO.
I Encontro Nordestino de Escolas de Governo Trabalhando em
Gestão da Qualidade A DIMENSÃO ESTRATÉGICA
Feito por em Cinco Características dos Bem-Sucedidos (texto extraído do livro Socorro, Tenho medo de Vencer,
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
FINANÇAS CORPORATIVAS
Seminário sobre Sustentabilidade – Razão Contábil
Área de Negócios de Exploração e Produção
BenefícioMútuoGestãoResponsável do Produto Boa Conduta Empresarial A contribuição do RI na Comunicação Corporativa 6o. Encontro Nacional de Relações com.
A contribuição do RI na comunicação corporativa
Gestão de Mudanças 1.
Seguir carreira publica seguir carreira em companhias privadas ou abrir sua própria empresa O que fazer ? br strategi 3.
Vale a pena montar um Conselho de Comunicação? Essa apresentação revela apenas a opinião de Viviane Mansi.
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
Luciano Carvalho Ventura
INSTITUTO LUZ CURSOS E TERAPIAS HOLÍSTICAS
Planejamento de marketing de [nome do produto]
Desde 1985 venho dizendo às empresas que não basta que seus vendedores conheçam bem os seus produtos e serviços. Com muitos concorrentes, qualidade semelhante.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
BENCHMARKING.
Preparação e Planejamento.
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
Introdução: Conceitos
Administração de Empresas Pessoais
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
VISÃO E VALORES DA COLFAX
1. Escreva um bom currículo Escrever um bom currículo é o primeiro passo na conquista de um emprego. Você deverá citar as informações mais importantes.
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Luiz Henrique Valverde.
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
Administração e o Mercado de Trabalho
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
1 – GOVERNANÇA CORPORATIVA A COMPOSIÇÃO DO SEU CONSELHO É ADEQUADA PARA O DESAFIO.
Hoje: Empreendedorismo como opção de carreira, Análise de Mercado, Oportunidades de Negócios. Os sete pecados capitais do empreendedor Consultoria lista.
Orientação Especial Abril/2011. Liderando pelo Exemplo.
Lavratti.com Slide 1/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa A governança corporativa é uma relação entre três partes: A gestão da organização;
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Melhores práticas para o Conselho de Administração.
A3 Resumo de Projeto Wilson Barreto
do’s and don’ts mudou de carreira, decidiu empreender, e agora conta os “do’s and don’ts” que gostaria que alguém tivesse para compartilhar.
5 – GOVERNANÇA CORPORATIVA ESTAMOS PREPARADOS PARA TRABALHAR COM ACIONISTAS ATIVISTAS E SEUS REPRESENTANTES.
Tópicos Contemporâneos de Administração
FERRAMENTAS DE MARKETING
4 – GOVERNANÇA CORPORATIVA COMO PODEMOS EXTRAIR O MAIOR VALOR POSSÍVEL DO NOSSO TEMPO LIMITADO.
Plano de Negócios Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
Business Intelligence
3 – GOVERNANÇA CORPORATIVA AFINAL, PORQUE PRECISAMOS DE UM CONSELHEIRO LIDER?
Redação publicitária I
GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 9 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA
Gestão de Pessoas: atuais e futuras demandas
PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
Saiba relaxar.
Boa Leitura! INVISTA EM SEU CRESCIMENTO E SUCESSO Obrigada
Marketing de Relacionamento
G OVERNANÇA DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima.
Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas
ABORDAGEM e uma LISTA DE PROSPECÇÃO?
Código das Melhores Práticas de Governança Danaine Rosiane.
Transcrição da apresentação:

"O PAPEL DO RI NO CRESCIMENTO DA EMPRESA" Agosto, 2013

2 -ATUAÇÃO DO RI JUNTO AOS INVESTIDORES -GANHOS DA EMPRESA COM INFORMAÇÕES OBTIDAS PELO RI IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores "O PAPEL DO RI NO CRESCIMENTO DA EMPRESA"

3 Nova abordagem de interação com analistas Ultrapassa o trabalho usual do dia a dia O trabalho de inteligência a serviço da recuperação de imagem Mudança de trajetória Alinhamento com a alta administração A informação valiosa dos planos estratégicos INTELIGÊNCIA

4 Saindo do mundo dos investidores (conferências) Alto comando entende o que está acontecendo? Olhar para o futuro sem perder a comunicação equitativa Guardar a informação mesmo que te achem arrogante Pense como um guardião da governança corporativa COMUNICAÇÃO COM STAKEHOLDERS

GOVERNANÇA CORPORATIVA 5 Aplicação da GC no trabalho do RI RI tem as mais sofisticadas informações nas mãos Mais contato com contabilidade e controladoria Contribuição para a melhoria do discolsure contábil Via de duas mãos com a contabilidade – informação ao contador é valiosa

6 ABORDAGEM AO INVESTIDOR Princípios básicos da confiança Verdade e equidade Investidores e investidores – capacidade de perguntar – sua importância no cenário do mercado de capitais internacional Fidelity – Capital – Blackrock – investem em analistas de alta qualidade O fundo Zézinho da candongas também poderá fazer perguntas difíceis! Analista também deve estar preparado – não é só chegar e fazer perguntas a esmo! Ganho de confiança se dá no longo prazo

7 Definição de preços é tarefa dos analistas Mostrar para onde a empresa está caminhando é tarefa do RI Tarefa sofisticada e de fôlego – analista quer saber como será a empresa daqui a 10 anos! RI deve construir a estória dentro da empresa RI deve se dedicar a fundo no conhecimento da empresa – cultura, objetivos, rumos Ombudsman DEFINIÇÃO DE PREÇOS ALVOS

8 Arte Técnica Investidores são globais – Ásia – Europa – EUA Capacidade de se fazer entender Diferentes tipos de investidores – diferentes tipos de abordagem Quantitativo também faz reuniões Quem é o analista que está a sua frente ARTE OU TÉCNICA

9 Who is Who? Experiência ajuda na identificação dos investidores De novo: o que a sua empresa quer do mercado de capitais? Criação de moeda da empresa QUEM SÃO OS INVESTIDORES?

10 Acionistas minoritários devem ser realmente considerados como sócios! Não podem ser considerados aqueles analistas chatos que vem aqui para fazer perguntas!!!! Representantes de investidores Representam uma parte do capital da empresa, e em geral muito importante. Empresas do Novo Mercado pelo menos 25% das ações estão nas mãos desses acionistas minoritários. Companhia aberta não tem dono – tem acionista majoritário NOVOS SÓCIOS

11 Conjuntamente os acionistas detém um elevado conhecimento da empresa e do setor Conhecem dezenas de outras empresas pelo planeta Raciocinar fora da caixa Solução é simples depois de descoberta CONHECIMENTO DOS ACIONISTAS

12 É aí que entra o RI: colher junto aos investidores as opiniões e sugestões Qual é o rumo desta empresa? Qual a visão de futuro? RI – identificar quais são os investidores certos para questionar Tenha um plano para cada um deles Faça o que tem que ser feito: um trabalho de classe! TRABALHO DO RI

13 O CRM é importante? CRM tem que ter uma aba com os dizeres: Analistas de Destaque. A lista de analistas importantes deve ser continuamente alimentada A empresa em que ele trabalha entende que há um enorme potencial de informações girando pelo mundo e que é importante que elas cheguem ao alto comando? A empresa entende que este papel do RI é de fundamental importância para sua sobrevivência? CRM

Deixar claro o que você precisa e como o analista pode contribuir Preparar-se muito bem para essa tarefa O diálogo pode ser em altíssimo nível Cuidado para não antecipar informações Conduza muito bem a reunião para que todos os drivers da empresa sejam abordados 14 PROCEDIMENTOS NA CRIAÇÃO DE VALOR

15 O Conselho e a Diretoria irão ficar extremamente satisfeitos com as informações que você trouxer para dentro de casa. Mas faça a lição de casa: combine com teu chefe o que você está fazendo e veja se faz sentido. Se tudo estiver combinado procure identificar as principais questões que você também quer saber. Para isso use algumas ferramentas de análise e comparações: o Planos de investimentos de seus concorrentes. o Planejamento estratégico das empresas peers. o Procure saber qual a cultura que diferencia a sua das outras empresas. Aqui pode estar uma série de informações importantes para saber o que deve ser perguntado. o Qual o plano estratégico de longo prazo da empresa e o que já foi divulgado ao mercado? o Para cada situação há um caminho critico de informações que deve ser seguido. TRAZENDO A INFORMAÇÃO PARA DENTRO DA EMPRESA

Helmut Bossert Coordenador IBRI Obrigado!