MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Agenda Nacional de Gestão Pública: novos e velhos desafios Ações de melhoria da gestão no Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Gestão Balanço do Ano Nacional da Gestão Pública
Advertisements

Instituições Escolares
A gestão de pessoas e a judicialização: ameaça às políticas públicas?
Avaliação do Plano Plurianual
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA Tema Um Panorama da Política de Recursos Humanos PAINEL Meritocracia no Estado de São Paulo,
AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
PRÊMIO POR PRODUTIVIDADE
O COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE Apresentação de Jean Daniel Peter
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Política de Gestão de Pessoas do GDF
Novo Hamburgo, novembro de AS RAZÕES PARA A INICIATIVA Necessidade de reestruturar e ampliar o sistema municipal de saúde, diante da: Necessidade.
SEMINÁRIO NACIONAL DE REFORMA AGRÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CARREIRASBRASÍLIA/DF 30/11 A 02/12/10.
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Brasília, 24 de março de PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NO GOVERNO RELATÓRIO DA OCDE
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A negociação coletiva no setor público federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Brasília,
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Alketa Peci EBAPE/FGV Desenvolvimento e implementação de um sistema de seleção de diretores e do pessoal de gerência superior Alketa Peci.
Controladoria-Geral da União
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Cristina Helena Almeida de Carvalho
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
UM MODELO ESTRATÉGICO DE REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: AGENDA, COALIZÃO E IDÉIAS MOBILIZADORAS Fernando Luiz Abrucio.
ASPECTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E POLÍTICOS DO BRASIL, SEUS PROCESSOS ORÇAMENTÁRIOS E SUAS PRINCIPAIS POLÍTICAS PÚBLICAS Paulo Bernardo Silva Ministro do.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO 2008/ /10/2008 A Carreira Técnico-Administrativos em Educação.
EMPRESAS ESTATAIS FEDERAIS
DOCUMENTOS UTILIZADOS
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
José Alberto Ribeiro Carvalho
Debates sobre a Pauta Local Reuni Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais 26 jun 2012.
Planejamento Estratégico A Governança Judiciária - Desafios para 2020
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Seminário O controle interno governamental no Brasil Velhos Desafios, Novas Perspectivas 14 a 16 de Maio Iguassu Resort – Foz do Iguaçu - Paraná.
DATA BASE – MAIO 2009 PAUTA GERAL 1 – SALÁRIO: 17% + aumento vale-refeição 2 – PLANO DE CARREIRA: garantir as conquistas do plano de carreira do magistério(Smed.
LEI /2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Sérgio Nogueira Seabra Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.
Educação básica de qualidade para todos
Encontro RBMLQ-I Depois de Amanhã Visão da Profe para o Inmetro/RBMLQ-I hoje, amanhã e depois de amanhã.
Instituto Nacional de Identificação
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Políticas Inovadoras em Gestão no Brasil MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Tiago Falcão Silva Rio de Janeiro, 11 de novembro de 2009.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
Fórum Nacional de Educação
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
Ministério da Cultura.
Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
GESTÃO COMPARTILHADA RAZÕES PARA APRESENTAÇÃO DE SUBSTITUTIVO AO PL 1719/2015 Procuradoria-Geral Adjunta das Entidades Autárquicas Municipais Pós reunião.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
Introdução As Instituições Federais de Ensino Superior passam por um processo de expansão, por meio da ampliação das matrículas, cursos, campus, infraestrutura,
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
BALANÇO DE METAS 2013 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2014 ADJUNTORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
Natal, junho  É uma empresa pública com personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, com sede e foro em Brasília, vinculada.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
 Lotação de policiais em serviço na Amazônia Legal.
Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS Proposta de criação da Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS FRENTE NACIONAL.
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Agenda Nacional de Gestão Pública: novos e velhos desafios Ações de melhoria da gestão no Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Tiago Falcão Silva São Paulo, 4 de dezembro de 2009

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Contexto (país)

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Dimensões

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO 1. Organização da Administração Pública Federal

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

Organização da Administração Pública Federal

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO 2. Gestão da Força de Trabalho Desde 2003, política consistente de recrutamento por concurso público. Recomposição da força de trabalho Alinhamento com as prioridades de Governo Criação de novas Carreiras Desenvolvimento de Políticas Sociais, Analista de Infra-estrutura e Analista de Tecnologia da Informação (já criadas) Analista Executivo (em análise no Congresso) Substituição de terceirizados em situações vedadas pela legislação Contratação temporária: novos órgãos, novas atribuições e aumento transitório no volume de trabalho. Processo seletivo simplificado.

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

Vagas autorizadas, ingresso e variação total de servidores civis ativos no governo Lula

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Política de recrutamento de pessoal Fortalecimento de áreas específicas e de órgãos prioritários para atender demandas inadiáveis para o desenvolvimento do país; Recuperação de força de trabalho perdida por aposentadorias, demais vacâncias, rotatividade, evasões; Recomposição qualitativamente superior de efetivos; Substituição de terceirizados irregulares - Termo de Conciliação Judicial (TCJ) com o Ministério Público do Trabalho Meta do TCJ - substituir 60% até o final de 2009 e o restante até o final de 2010 Até out/09: autorizada a substituição de 70,2% dos terceirizados informados pelos órgãos

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Evolução setorial da força de trabalho Setores mais beneficiados com expansão líquida da força de trabalho Educação: mais servidores, dos quais professores (mais de 50% do aumento registrado na força de trabalho desde 2003) Justiça e Segurança Pública: mais servidores, especialmente para a Polícia Federal (aumento liquido de Policiais Rodoviários Federais e efetivos no quadro da Polícia Federal) Advocacia da União: mais servidores (1.154 Procuradores Federais e 989 Advogados da União) Fazenda, Presidência, Planejamento, Previdência, Saúde, Minas e Energia.

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Servidores Públicos Federais cada vez mais qualificados

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Faixa Etária no Governo Federal

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Crescimento discreto, de 9%, no quadro de cargos e funções comissionadas, que passou de em 2002 para em 2008 Decreto nº 5479/05 - restringe para 25% a ocupação de cargos em comissão por não servidores públicos para cargos de DAS 1, 2 3, e para 50% para DAS 4; PL das FCPE: destinação privativa de parte dos cargos comissionados a servidores públicos ocupantes de cargos efetivos, mediante critérios de mérito; Funções Comissionadas do DNPM, INSS, INPI (em tramitação no CN) 3. Gestão dos Cargos de Livre Provimento: Profissionalização

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Percentual de Ocupação de Cargos em Comissão por situação de vínculo CIORG/SEGES/MP ORIGEM DOS DADOS: ATOS OFICIAIS - (SIORG/SIAPE) – Posição em nov 2009

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO 4. Gestão de pessoas

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO 5. Inovações na organização das ações governamentais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO 6. Governança Pública Anti Projeto de Lei Orgânica da APF Comissão de renomados juristas A proposta está sendo debatida com a sociedade. Levantamento das formas existentes para os entes de cooperação e colaboração com o poder público OS, OSCIP, Serviços Sociais Autônomos, cartórios e fundações de apoio Diagnóstico do funcionamento de suas relações com os órgãos federais Contratualização de desempenho e a aplicação de recursos orçamentários provenientes de economia com despesas correntes Possibilidade de bônus para servidores Submetida a consulta pública Metodologia para Avaliação de Desempenho Institucional Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação (PRO-REG) - contribuir para a melhoria do sistema regulatório

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO 7. Gestão do Atendimento aos Cidadãos

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO 8. Agenda Federativa

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO 9. Governo Eletrônico e Marco Legal

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO 10. Transparência e Prevenção à Corrupção

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Mobilização para a melhoria da Gestão Pública