PSICOLOGIA EDUCACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

Técnicas Educativas e Processos Grupais
Fundamentos da Didáctica da Matemática
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Comunicação e Animação de Grupos
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
Escola Superior de Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Aprendizagem Significativa
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Perfil do Profissional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Relações Inter e Intra pessoais
Psicologia da Educação
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
P ROJETO Docente: Prof. Nuno Corte Real Discente: Filipe Chaves Porto, 13 de Maio de 2013 Psicologia da Educação.
A relação Professor/ Aluno
Competências e Habilidades
Formação Profissional e Emprego
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
DIDÁTICA Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Universitarização da formação de professores e fenomenologia: caminhos opostos para a Didática? Edna Duarte de Souza.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Psicologia da Educação
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Cinco pontos importantes que definem um bom professor Educação
Situação de Aprendizagem
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
REUNIÃO DATA: 04/04/11 PAUTA:
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
Construindo a cultura educacional inclusiva
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
Atividade complementar 04
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA DOCENTE: Dr. Giovana Gomes Albino DISCENTE:
Matriz de avaliação processual
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

PSICOLOGIA EDUCACIONAL Especificidade do Docente Discentes: Tiago Ribeiro; João Costa; Fernando Santos; Filipa Pereira; Elsa Monteiro; Gustavo Carvalho; Ricardo Borges; Filipe Felícia; Ricardo Pereira; Filipa Teixeira; André Osório; Pedro Pereira; Neiza Lima. Docente: Professor Doutor Nuno Corte-Real Porto, 2010

Especificidade Do Docente " O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender." Affonso Romano de Sant’Anna "Não se pode falar de educação sem amor” Paulo Freire

O BOM PEDAGOGO A pedagogia, de um ponto de vista antropológico, assenta no propósito de que o Homem é uma essência discente durante toda a vida A sociedade tem de organizar experiências de aprendizagem num sentido próprio A escola tem de responder de forma intencional e cabal às necessidades de formação. O pedagogo compreende esta articulação e é um elemento dinamizador desta.

IMPORTÂNCIA DE UM BOM PEDAGOGO A pedagogia tem como algo implícito a percepção da complexidade e as possibilidades do fenómeno educativo, permitindo compreender o papel da escola e do docente na sociedade contemporânea. Ser pedagogo trata-se optimizar e potenciar o acto educativo como tal. O fenómeno educativo pressupõe professores possuidores de um leque de competências e habilidades.

O que é ser um bom pedagogo, estando a prática docente inerente? RELEVÂNCIA PRÁTICA O que é ser um bom pedagogo, estando a prática docente inerente? Intervir no momento certo, fortalecendo a sua posição enquanto Educador simultaneamente reenquadrando se necessário o Educando na linha educativa que o norteia Não se trata de restringir, de excluir e de segmentar, trata-se sim de unificar, chegar a todos e entender todos numa óptica colectiva.

HISTÓRIA EXEMPLIFICADORA Era uma vez um menino chamado João, com 8 anos de idade, que vinha pela primeira vez aos treinos, chegou ao treino sorridente de bola no braço e saco. No final do treino, o treinador lembrou-se dele pois não tinha reparado nele durante o treino... Após alguns momentos vê o João cabisbaixo e sem a bola no braço, dirigindo-se para a porta de saída... Pergunta-lhe: João que se passa? Este diz-lhe, Professor não marquei um único cesto.

HISTÓRIA EXEMPLIFICADORA O professor olhando para ele faz o seguinte: Pega no João ao colo e em cima de uma cadeira, diz-lhe João lança ao cesto, e o João lança e marca variadas vezes. Saindo alegremente do treino, outra vez com a bola no braço. O João no dia seguinte estava lá no treino, alegre e contente.

CONCLUSÕES Grande Acção de Pedagogia O acto pedagogo, neste contexto particular, trata-se de influenciar e criar predisposições para… Promover a prática contínua de desporto e o desenvolvimento integral Independentemente da qualidade em termos desportivos evidenciada

Ou seja, um profissional completo! Em suma, pretende-se um docente capaz de ser: Sincero Persistente Amigo Solidário Atencioso Humilde Dinâmico Ou seja, um profissional completo!

COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR É determinante promover a prática reflexiva Desenvolvendo a arte de “colocar o dedo na ferida” Ter a consciência de que não há receitas Incorporar novas práticas e preocupações no dia-a-dia docente, extravasando a técnica,…

ARTIGOS RELEVANTES A nossa pesquisa levou-nos a encontrar os seguintes artigos que achamos relevantes:

APLICAÇÃO PRÁTICA DOS PRINCÍPIOS SUBJACENTES O exercício formulado tem como premissas: - Desenvolver as relações interpessoais (assertividade e comunicação) e intra-pessoais (autoconhecimento) - Abertura de canais de comunicação

APLICAÇÃO PRÁTICA DOS PRINCÍPIOS SUBJACENTES São formadas equipas, estando a autonomia e a competição presentes, assim como, a entreajuda Sendo a solidariedade em termos colectivos uma componente também presente, que evoca a inter-relações.

BIBLIOGRAFIA Freire, P. (2001). Educação e Mudança. 24. Ed. São Paulo, SP: Paz e Terra. Barros, J.H. (1992). Professores e Alunos Pigmaliões. Coimbra. Livraria Almedina. García, Carlos Marcelo (1999). Formação de Professores. Para uma mudança educativa. Porto. Porto Editora. Dubar, C. (ed.) (1997). A socialização. Construção das entidades sociais e profissionais. Porto. Porto Editora. Stoer, R.Stephen (org.) (1990). Educação, Ciências Sociais e Realidade Portuguesa. Uma Abordagem Pluridisciplinar. Porto. Edições Afrontamento.

GRATOS PELA VOSSA ATENÇÃO !