Tecnologia da informação Aula 2 – Estratégia competitiva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Contexto da Informação
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
Unidade 04 Modelo de associação com fornecedores parcerias
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Sistemas de Informação
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Estrutura da cadeia logística
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Estratégias do agronegócio
Administração de Sistema de Informação Gerencial
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
Administração de e-Business
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Objetivos da aula Dar exemplos de como a tecnologia de informação apóia os processos de negócios nas funções organizacionais de contabilidade, finanças.
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Tecnologia da informação Aula 1 – Introdução - Fundamentos dos componentes do Sistema de Informação. Profº Erich.
Os sistemas de informação empresariais na sua carreira
OBJETIVOS DE ESTUDO Demonstrar como os sistemas integrados ajudam a conquistar a excelência operacional ao integrar e coordenar diversas funções e processos.
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
Por que estudar sistemas de informação?
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Princípios de Sistemas de Informação
Administração de Sistema de Informação Gerencial Prof. Clebson Wilson Espíndola do Nascimento, M.Sc Tel
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
Estratégia no nível de negócios
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de Informação
Tecnologia da informação Aula 1 - Fundamentos Profº Erich Turma 6-A Noturno.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Sistemas de Informações Gerenciais
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
Iniciando na logística empresarial
Sistemas de Informação Gerencial
E-commerce e E-business
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tecnologia da informação Aula 10 – Administração globalizada
TI como vantagem competitiva corporativa
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
3.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
Sistemas de Informações Gerenciais
Objetivos do Capítulo Identificar as principais categorias e tendências das aplicações de e-commerce. Identificar os processos essenciais de um sistema.
Gestão da Tecnologia da Informação
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Plano de SI Aula 5 – 1º Bimestre. As empresas buscam: Excelência operacional Novos produtos Melhor relacionamento com clientes e fornecedores Melhor tomada.
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
PETI Planejamento Estratégico de TI
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Conceitos sobre Sistemas de Informação
Tecnologia da informação Aula 8 – Administração globalizada
8.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Excelência Operacional e Intimidade com o Cliente: Aplicativos Integrados.
1 UD 2: Vantagem Estratégica Objetivos do Capítulo 1. Identificar diversas estratégias competitivas básicas e explicar como elas podem ser usadas para.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGIA COMPETITIVA - Desenvolvimento de produtos, Serviços e capacidades que confiram a uma empresa vantagens estratégicas sobre.
Transcrição da apresentação:

Tecnologia da informação Aula 2 – Estratégia competitiva Profº Erich Turma 6-A Noturno

Na aula anterior...

Sistema - TGS (modelo simplificado) Um sistema é um grupo de componentes interrelacionados trabalhando para a obtenção de uma meta comum, recebendo entradas e produzindo resultados num processo de transformação organizado. Sistema - TGS (modelo simplificado) Processamento Input Output Retroalimentação

Um sistema de informação utiliza os recursos de pessoas, hardware, software, dados, e redes para realizar atividades de entrada, processamento, produção de resultados, armazenamento e controle. Existe diferença entre dados e informações. E que para transformar dados em informação Tem que ser feito um processamento dos dados e o resultado deve ter qualidade. Mediante tempo, conteúdo e forma. Graças a TI (uso de telecomunicações e rede) existem os mais diversos tipos de sistemas de apoio a operações e gerencial.

1950-1960 1960-1970 1970-1980 1980-1990 1990-2000 Processamento de Dados Relatórios Administrativos Apoio à Decisão Estratégico e Usuário Final Comércio Electrônico Processa- mento Eletrônico de Dados Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Apoio à Decisão Computação do Usuário Final Inf. Executiva Sistemas Espe- cialistas Inf. Estratégica Empresa e Comércio Eletrônicos Interconectados E-Business e E- Commerce

O que é e o que compõe o ambiente empresarial?

Profº Erich Turma 6-A Noturno O Ambiente Competitivo Ameaça de novos Concorrentes (Entrantes) Poder de Barganha dos Fornecedores Rivalidade dos Concorrentes Ameaça de Substitutos Poder de Barganha dos Clientes Profº Erich Turma 6-A Noturno

Profº Erich Turma 6-A Noturno Estratégias Competitivas Básicas Estratégia de Liderança de Custo Estratégias genéricas Estratégias de Diferenciação Estratégias de Inovação Estratégias de Crescimento Estratégias de Aliança Profº Erich Turma 6-A Noturno

Profº Erich Turma 6-A Noturno Custo: E-bay (Leilão), Mercado Livre (Leilão e preço), etc Diferenciação: Empresas com projeto on-line (carros, roupas); Rastreamente pelo do pedido, etc Inovação: Reservas on-line, Antendimento totalmente on-line; etc Crescimento: Uso da intranet de forma global, uso de GPS para repor os recursos, etc. Aliança: Empresas com afinidades em relação a materia prima ou consumidor final, etc. Profº Erich Turma 6-A Noturno

Profº Erich Turma 6-A Noturno Usos Estratégicos da Tecnologia da Informação Melhorar o Processo Empresarial Estratégia Papel da TI Utiliza TI para reduzir custos de processos empresariais Utiliza TI para melhorar a qualidade Utiliza TI para ligar a empresa a clientes e fornecedores Utiliza TI para criar novos produtos ou serviços Cria Novas Oportunidades Empresariais Mantém Clientes e Relacionamentos Valiosos Resultado Melhor Eficiência Profº Erich Turma 6-A Noturno

Profº Erich Turma 6-A Noturno Usos Estratégicos da Tecnologia da Informação Erigir Barreiras à Entrada Construir uma Plataforma Es- tratégica de TI Construir uma Base Estratégica de Informação Estratégia Papel da TI Aumentar a quantidade de investimento ou a complexidade da TI necessária à competição Utiliza TI para fornecer informação para apoiar a estratégia competitiva da empresa Alavancar investimento em recursos de SI para uso estratégico e operacional Aumento da Participação no Mercado Cria Novas Oportunidades Empresariais Aprimora a Colaboração na Organização Resultado Profº Erich Turma 6-A Noturno

Profº Erich Turma 6-A Noturno Como saber que parte da organização deve estar envolvida para realizar estratégias baseadas em TI? Profº Erich Turma 6-A Noturno

Profº Erich Turma 6-A Noturno A Cadeia de Valor Coordenação Administrativa e Serviços de Apoio Administração de Recursos Humanos Desenvolvimento Tecnológico Compra de Recursos Logística Interna Operações Externa Marketing e Vendas Atendimento ao Cliente Vantagem Competitiva Processo de apoio Processos primários Profº Erich Turma 6-A Noturno

Profº Erich Turma 6-A Noturno Cadeias de Valor Baseadas na Internet Suporte e Feedback do Cliente Marketing Pesquisa de Produto Vendas e Distribuição Capacidades da Internet Dados para pesquisa de mercado, estabelece respostas do consumidor Acesso a comentários online do cliente Resposta imediata a problemas do cliente Baixo custo de distribuição Atinge novos clientes Multiplica os pontos de contato Benefícios para a Empresa Oportunidade de Vantagem Aumento da participação de mercado Maior satisfação do cliente Menores margens de custo Profº Erich Turma 6-A Noturno

Profº Erich Turma 6-A Noturno Qual a melhor estratégia para o uso do TI, principalmente através da internet, para obter vantagem competitiva? Profº Erich Turma 6-A Noturno

Profº Erich Turma 6-A Noturno Posicionamento Estratégico Matriz BCG Alta Criança problema Estrela Potencial de crescimento PET (Cão?) Vaca Leiteira ($) Participação de Mercado atual do Negócio Baixa Alta Profº Erich Turma 6-A Noturno

Profº Erich Turma 6-A Noturno Posicionamento Estratégico das Tecnologias da Internet Alta Penetração no Mercado Mundial Transformação de Produtos e Serviços Estratégia Website de E-Commerce Serviços de TI de valor agregado E-Business; Grandes Intranets e Extranets Dispositivos Externos Solução Conectividade de Clientes / Competição Melhoria de Desempenho na Eficácia Empresarial Melhorias de Custo e Eficiência E-Mail, Conversas online com clientes Intranets e Extranets Conectividade de Processo da E-Business Baixa Alta Dispositivos Internos Profº Erich Turma 6-A Noturno

É possivel criar foco no cliente, conhecer as necessidades do cliente e criar necessidade no cliente através de e-business?

A e-Business e o Cliente Permite aos clientes colocarem os pedidos diretamente Permite aos clientes verificarem pedidos anteriores e a situação da entrega Permite aos clientes colocarem os pedidos por meio de parceiros de distribuição Forma uma comunidade de clientes, funcionários, e parceiros Banco de Dados do Cliente Banco de Dados das transações Dá a todos os funcionários uma visão completa dos clientes Liga funcionários e parceiros de distribuição

Para obter vantagem competitiva, uma boa estratégia não é suficiente, muita vezes requer uma melhoria ou mudança no que esta sendo feito. Seria possível visualizar os impactos?

Reengenharia Empresarial Reengenharia de Negócios e Controle de Qualidade Melhoria Empresarial Reengenharia Empresarial Definição Melhorar gradativamente os processos existentes Reformular radicalmente os processos empresariais Alvo Qualquer processo Processos empresariais estratégicos Retorno Potencial 10%-50% de melhorias Melhorias decuplicadas Risco Baixo Alto Quais Mudanças? Mesmos cargos - Maior eficiência Grandes reduções de cargos; novos cargos; importante reestruturação de cargos Viabilizadores Primários TI e Simplificação do Trabalho TI e reestruturação organizacional

Melhoria dos processos organizacionais por meio de Gestão da Qualidade Envol vimento Configu ração Verificação de créditos Entrega Fatura mento Cobrança O papel da TI Melhoria dos processos organizacionais por meio de Gestão da Qualidade 6 sigma, TQM, ISO, Lean, etc. Com ajuda e apoio da TI.

Quais são as potenciais vantagens de uma empresa com e-business?

Empresas Virtuais Sem fronteiras Tecnologia Excelência Baseada na Confiança Adaptabilidade Oportunismo Seis Características das Empresas Virtuais

parceiros empresariais A Concorrência Ágil e Focada no Cliente Perfeito Caso da AVNET Cooperar com parceiros empresariais e concorrentes Previsão de necessidades futuras Personalização Conformidade Dar soluções de problemas aos clientes Organizar para controlar a mudança Acessibilidade Tempo de entrega Tempo para mercado dos clientes Alavancar o impacto de pessoas e recursos de SI Custo de transação Agora Grátis

Informação é poder? O que é necessário fazer para que se obtenha vantagem competitiva? Onde os SI com uso de TI pode ajudar uma organização?

Sistemas de Gestão do Conhecimento da solução Engenheiros de Desenvolvi- mento Pessoal de Apoio Técnico Gerentes de Produto Outros Vendedores Clientes A Internet Intranet

Bibliografia básica: O' BRIEN, James A.Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 13ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006.