FÓRUM ANUAL DE DOCENTES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
Professor Auxiliar.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Matemática para todos Educação Básica
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Discutindo práticas em Matemática
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
Construindo uma identidade profissional
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
O TRABALHO COM PROJETOS
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Currículo por Competências e Habilidades.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Currículo oficial de São Paulo
Por que a Matemática se tornou uma área de conhecimento específico
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Desenvolvimento de Habilidades e Competências Estudos de Caso Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Prof.ª Irislane Figueiredo
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
Habilidades e competências
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
04/09 Orientações gerais “Avaliação”
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Situação de Aprendizagem
Língua Estrangeira Moderna
Plano de Ensino Plano de aula
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Formação continuada ANO 2015
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

FÓRUM ANUAL DE DOCENTES ESTÁCIO Grupo de Trabalho AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Profª. Lucia Sasse lucia.sasse@estacio.br Julho, 2010

AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA O QUE SIGNIFICA?

as coisas dignas das coisas indignas AVALIAÇÃO do verbo “VALERE” que significa “SER DIGNO” AVALIAÇÃO passa a ser um processo de separar as coisas dignas das coisas indignas

(É baseado na QUALIDADE) AVALIAÇÃO tem por base VALORES DE TROCA (É baseado na MEDIDA) JUIZ é o MERCADO  (Juízo de Quantidade) Ex.: 20Kg de feijão = 12 bananas = 01 CD VALORES DE USO (É baseado na QUALIDADE) JUIZ é o CORPO  (Juízo de Qualidade) Ex.: Isso é bom! Isto é bonito!

  VALORES DE TROCA VALORES DE USO O quanto o aluno aprendeu do que foi ensinado  Os limites são: o conhecimento do professor o conteúdo transmitido ENSINA A REPRODUZIR VALORES DE USO O que o aluno aprendeu é importante, é interes-sante, é significativo?  Os limites se ampliam e o fazer pedagógico se transforma em um processo interativo de professores e alunos na tarefa de construir conhecimento. ENSINA A PENSAR

 POR QUÊ? ASSIM  AVALIAÇÃO significa: um juízo de valor sobre uma ação; um processo contínuo de aprendizagem no qual deve-se manter a interação entre professor e aluno; o melhor instrumento para favorecer a aprendizagem.  POR QUÊ?

O CICLO  O QUE AVALIAMOS? AÇÃO  AVALIAÇÃO  (IN)SATISFAÇÃO A APRENDIZAGEM depende do conhecimento de que existe uma AVALIAÇÃO feita por ALGUÉM  DE ALGUM MODO  EM ALGUM MOMENTO O CICLO  AÇÃO  AVALIAÇÃO  (IN)SATISFAÇÃO CONDUZ ÀS APRENDIZAGENS O QUE AVALIAMOS?

O QUE SIGNIFICA COMPETÊNCIA? Temos condições de AVALIAR todas as ações de nosso ALUNO? Com registros adequados é possível AVALIAR: a confiança; responsabilidade a participação o raciocínio a comunicação a aquisição de conceitos a compreensão de conceitos a aplicação de conceitos a analise de conteúdos a resolução de problemas Esse conjunto de saberes pode ser traduzido por COMPETÊNCIA O QUE SIGNIFICA COMPETÊNCIA?

Então: QUAL O PAPEL DO EDUCADOR? COMPETÊNCIA Para Phillippe PERRENOUD  “Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recur-sos cognitivos, atitudinais e procedimentais (saberes, capacidades, informações, etc.) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações”. CONCEITO BÁSICO  “Competência é a capaci-dade de mobilizar conhecimentos, valores, decisões para agir de modo pertinente em uma determinada situação”. Então: QUAL O PAPEL DO EDUCADOR?

QUE COMPETÊNCIAS DEVEM SER DESENVOLVIDAS? “O Educador é aquele que prepara as melhores con-dições para o desenvolvimento de competências. É aquele que, em sua atividade, não apenas transmite informações isoladas, mas apresenta conhecimentos contextualizados, usa estraté-gias para o desenvolvimento de habilidades específicas, utiliza linguagem adequada e contextualizada, respeita valores culturais e ajuda a administrar o emocional do educando”. QUE COMPETÊNCIAS DEVEM SER DESENVOLVIDAS?

VASCO MORETTO aponta cinco recursos para solução de situações complexas (competência) o conhecimento de conteúdos relacionados à situação a ser resolvida; as habilidades (saber fazer) para resolver a situação; o domínio das linguagens específicas relacionadas ao contexto; a compreensão dos valores culturais que dão sentido à linguagem e que torna a situação relevante ao contexto; a capacidade de administração emocional diante do problema.

COMO AVALIAR COM VISTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS? AS DIRETRIZES DO MEC explicitam cinco competências Domínio de linguagens; Compreensão de fenômenos; Construção de argumentações; Solução de problemas; Elaboração de propostas. COMO AVALIAR COM VISTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS?