FÓRUM ANUAL DE DOCENTES ESTÁCIO Grupo de Trabalho AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Profª. Lucia Sasse lucia.sasse@estacio.br Julho, 2010
AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA O QUE SIGNIFICA?
as coisas dignas das coisas indignas AVALIAÇÃO do verbo “VALERE” que significa “SER DIGNO” AVALIAÇÃO passa a ser um processo de separar as coisas dignas das coisas indignas
(É baseado na QUALIDADE) AVALIAÇÃO tem por base VALORES DE TROCA (É baseado na MEDIDA) JUIZ é o MERCADO (Juízo de Quantidade) Ex.: 20Kg de feijão = 12 bananas = 01 CD VALORES DE USO (É baseado na QUALIDADE) JUIZ é o CORPO (Juízo de Qualidade) Ex.: Isso é bom! Isto é bonito!
VALORES DE TROCA VALORES DE USO O quanto o aluno aprendeu do que foi ensinado Os limites são: o conhecimento do professor o conteúdo transmitido ENSINA A REPRODUZIR VALORES DE USO O que o aluno aprendeu é importante, é interes-sante, é significativo? Os limites se ampliam e o fazer pedagógico se transforma em um processo interativo de professores e alunos na tarefa de construir conhecimento. ENSINA A PENSAR
POR QUÊ? ASSIM AVALIAÇÃO significa: um juízo de valor sobre uma ação; um processo contínuo de aprendizagem no qual deve-se manter a interação entre professor e aluno; o melhor instrumento para favorecer a aprendizagem. POR QUÊ?
O CICLO O QUE AVALIAMOS? AÇÃO AVALIAÇÃO (IN)SATISFAÇÃO A APRENDIZAGEM depende do conhecimento de que existe uma AVALIAÇÃO feita por ALGUÉM DE ALGUM MODO EM ALGUM MOMENTO O CICLO AÇÃO AVALIAÇÃO (IN)SATISFAÇÃO CONDUZ ÀS APRENDIZAGENS O QUE AVALIAMOS?
O QUE SIGNIFICA COMPETÊNCIA? Temos condições de AVALIAR todas as ações de nosso ALUNO? Com registros adequados é possível AVALIAR: a confiança; responsabilidade a participação o raciocínio a comunicação a aquisição de conceitos a compreensão de conceitos a aplicação de conceitos a analise de conteúdos a resolução de problemas Esse conjunto de saberes pode ser traduzido por COMPETÊNCIA O QUE SIGNIFICA COMPETÊNCIA?
Então: QUAL O PAPEL DO EDUCADOR? COMPETÊNCIA Para Phillippe PERRENOUD “Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recur-sos cognitivos, atitudinais e procedimentais (saberes, capacidades, informações, etc.) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações”. CONCEITO BÁSICO “Competência é a capaci-dade de mobilizar conhecimentos, valores, decisões para agir de modo pertinente em uma determinada situação”. Então: QUAL O PAPEL DO EDUCADOR?
QUE COMPETÊNCIAS DEVEM SER DESENVOLVIDAS? “O Educador é aquele que prepara as melhores con-dições para o desenvolvimento de competências. É aquele que, em sua atividade, não apenas transmite informações isoladas, mas apresenta conhecimentos contextualizados, usa estraté-gias para o desenvolvimento de habilidades específicas, utiliza linguagem adequada e contextualizada, respeita valores culturais e ajuda a administrar o emocional do educando”. QUE COMPETÊNCIAS DEVEM SER DESENVOLVIDAS?
VASCO MORETTO aponta cinco recursos para solução de situações complexas (competência) o conhecimento de conteúdos relacionados à situação a ser resolvida; as habilidades (saber fazer) para resolver a situação; o domínio das linguagens específicas relacionadas ao contexto; a compreensão dos valores culturais que dão sentido à linguagem e que torna a situação relevante ao contexto; a capacidade de administração emocional diante do problema.
COMO AVALIAR COM VISTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS? AS DIRETRIZES DO MEC explicitam cinco competências Domínio de linguagens; Compreensão de fenômenos; Construção de argumentações; Solução de problemas; Elaboração de propostas. COMO AVALIAR COM VISTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS?