AULA TÉCNICA 10 2006 INSTRUTOR: SCOPINO
INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MARELLI IAW 1AB ATUADORES AULA 3/3 SCOPINO TREINAMENTOS
ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.
Injeção Eletrônica Multiponto Já tivemos aula sobre a introdução e sensores no sistema de injeção eletrônica MARELLI IAW 1AB. Agora veremos: Injeção Eletrônica Multiponto ATUADORES
VÁLVULAS INJETORAS
VÁLVULAS INJETORAS TEMOS 4 INJETORES, DE DIFÍCIL LOCALIZAÇÃO. O ACIONAMENTO É SEQUÊNCIAL, TEMOS O SINAL POSITIVO DISTRIBUÍDO ENTRE OS ATUADORES QUE VÊM DO RELÉ DUPLO, E CONTROLE INDIVIDUAL CILINDRO POR CILINDRO. A RESISTÊNCIA DE CADA INJETOR É DE 12 A 19 OHMS.
DICA TÉCNICA POR SER UM MOTOR DE DUPLO COMANDO DE VÁLVULAS, ESTÃO AO LADO DO COLETOR DE ADMISSÃO. OS INJETORES PERMITEM DOIS JATOS LATERAIS PARA PULVERIZAR MELHOR O COMBUSTÍVEL. ATENÇÃO NA REMOÇÃO PARA NÃO OCORRER A QUEBRA DE SEU CONECTOR ELÉTRICO.
DETALHE DO INJETOR
LÂMPADA DE DIAGNÓSTICO
ATUADOR DE MARCHA LENTA
MOTOR DE PASSO É UM MOTOR DE PASSO A PASSO, SENDO COMANDADO PELA ECU. CADA UM DE SEUS ENROLAMENTOS ELÉTRICOS POSSUI RESISTÊNCIA DE 40 A 60 OHMS. HÁ UM DESGASTE ACENTUADO EM SUA PORCA PLÁSTICA INTERNA, CAUSANDO FOLGA NO EIXO DE SEU FUSO.
CORPO CONJUGADO
BOBINA DE IGNIÇÃO DUPLA
BOBINA DE IGNIÇÃO TEMOS DUAS BOBINAS EM UM MESMO CORPO, O SINAL POSITIVO VEM DO RELÉ DUPLO, E CADA PULSO NEGATIVO É CONTROLADO PELA ECU, ONDE É FEITO O AVANÇO E ÂNGULO DE PERMANÊNCIA DA IGNIÇÃO. DEVIDO A ALTA TEMPERATURA DO MOTOR, APRESENTA MUITA FALHA. A IGNIÇÃO É MAPEADA ESTÁTICA.
TESTE MEDIR A RESISTÊNCIA DIRETAMENTE NOS TERMINAIS DA PEÇA. PRIMÁRIO DE 0,4 A 0,9 OHMS SECUNDÁRIO DE 8,0 K A 12,5 KOHMS
RELÉ DUPLO
RELÉ DUPLO LOCALIZADO PRÓXIMO A BATERIA, TEM A FUNÇÃO DE FAZER A ALIMENTAÇÃO POSITIVA DOS SEGUINTES COMPONENTES: ECU (PINOS 35-52-7) – INJETORES – VÁLVULA DO CANISTER - BOMBA DE COMBUSTÍVEL – BOBINA - SONDA LAMBDA (RESISTÊNCIA DE AQUECIMENTO)
RELÉ DUPLO
VÁLVULA DO CANISTER É ABERTA EM ROTAÇÕES INTERMEDIÁRIAS E MOTOR AQUECIDO ATRAVÉS DO ATERRAMENTO ENVIADO PELA ECU. LOCALIZADA PRÓXIMO AO COLETOR DE ADMISSÃO, TEM A FUNÇÃO DE PERMITIR A LIMPEZA DO SISTEMA CANISTER. RESISTÊNCIA ELÉTRICA: DE 20 A 35 OHMS.
VÁLVULA DO CANISTER
PERGUNTA O SISTEMA POSSUI ALGUMA SEGURANÇA EM CASO DE COLISÕES OU ACIDENTES ?
TEMOS O INTERRUPTOR INERCIAL RESPOSTA SIM. TEMOS O INTERRUPTOR INERCIAL
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 11 IAW 1AVB LINHA VW MI Instrutor Scopino
AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO E AGORA VAMOS AO VIVO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO