Instituto de Pesquisas Eldorado

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Transcrição da apresentação:

Instituto de Pesquisas Eldorado CMMI Nível 3 Instituto de Pesquisas Eldorado Josiane Banov Gerente da Qualidade

Agenda Introdução Cenário Objetivos do Instituto Eldorado Modelo de implantação Estrutura para implantação Papel do DQP Ciclo de implantação Institucionalização – Visão Gerencial Dificuldades Fatores críticos de sucesso Resultados obtidos Próximos passos

Introdução Objetivo Apresentar a experiência do Instituto Eldorado na melhoria do seu processo de software, abrangendo os trabalhos desenvolvidos na evolução do SW-CMM nível 2 para o CMMI nível 3

Introdução Instituto de Pesquisas Eldorado Associção sem fins econômicos Em operação desde 1999 Cerca de 360 colaboradores Certificações ISO 9001 (Gestão de projetos e desenvolvimento de software) ISO 14000 ISO 17025 (Laboratório de ensaios e testes)

Cenário CMM nível 2 em fevereiro/2002 2 processos definidos Completo: CMM nível 2 e ISO Simplificado: ISO Ausência de critérios para escolha do processo Dificuldade de utilização do processo completo Papéis não claramente definidos

Objetivos do Instituto Eldorado Evoluir nos níveis de maturidade do CMMI Ter um único processo de desenvolvimento de software Simplificar os processos existentes

Modelo de implantação Definição de projeto Utilização dos processos definidos no nível 2 Gestão de projetos Gerência de configuração Garantia da qualidade Revisão de documentos

Estrutura para Implantação ...

Papel do DQP Acompanhamento da Gestão do projeto de implantação do CMMI 3 Acompanhamento da institucionalização

Ciclo de implantação Realização de Diagnóstico Planejamento das melhorias Definição dos processos Escolha dos pilotos Uso pelos pilotos Treinamento dos pilotos Implantação de melhorias Treinamento organizacional Institucionali-zação Implantação de melhorias Preparação para avaliação Realização da avaliação

Institucionalização – Visão Gerencial Identificação de 105 atividades agrupadas em 10 processos Pré-planejamento Planejamento Execução/Acompanhamento Encerramento Garantia da Qualidade Gerência de Configuração Gerência de Terceiros SEPG Medições e Análise Treinamento Organizacional

Institucionalização – Visão Gerencial

Dificuldades Disponibilização dos recursos para definição dos processos Resistência à quebra de paradigmas Aplicação dos treinamentos Demora na migração dos projetos para o novo processo

Fatores críticos de sucesso Comprometimento dos envolvidos Equipe de implantação (Processos) Grupos de apoio Equipes dos projetos Apoio e foco da Gerência Sênior Suporte da consultoria Acompanhamento técnico e gerencial Envolvimento de várias áreas Conhecimento e capacidade da equipe técnica Campanha “Rumo ao CMMI 3”

Resultados obtidos Obtenção do CMMI 3 após 13 meses de implantação Criação de processo de software único para todos os tipos de projetos Simplificação dos processos existentes Definição clara de papéis e responsabilidades Visibilidade de resultados consolidados para a Gerência Sênior

Lições Aprendidas Maior preocupação com ferramentas para automatização do processos Capacitação da equipe de QA antes da institucionalização Maior visibilidade da evolução dos trabalhos para a organização Envolvimento de outras pessoas na definição do processo

Próximos passos Adequação de partes do processo para projetos de manutenção Implantação de melhorias identificadas pelos projetos Estruturação do projeto para implantação do nível 4

Josiane Banov josiane.banov@eldorado.org.br Obrigada! Josiane Banov josiane.banov@eldorado.org.br