Pesquisa e Planejamento de Marketing e Propaganda

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Natureza do Marketing
Advertisements

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O PROCESSO ESTRATÉGICO
AULA 8 – ANÁLISE DA OFERTA
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
SIM- Sistemas de Informação de Marketing
SIM(SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING) PESQUISA DE MARKETING
Administração II Profª Eliete Angela Roman Duarte
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
“Marketing é o processo gerencial de entender e atender o mercado.”
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Segmentação de mercado
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
Análise do Meio Ambiente
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Planejamento de Campanha – A4
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Estratégias do agronegócio
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Pesquisas Diego Bolsi Martins
MARKETING FARMACÊUTICO
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA III Prof. Sávio
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
PLANO DE NEGÓCIO.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
Aplicações Contemporâneas da Pesquisa de Marketing
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Marketing e Comunicação
TECNOLOGIA DO PRODUTO Maria da Graça Saraiva Nogueira
Prof. Marcelo Bárcia Viabilidade Mercadológica: Um Fator Crítico de Sucesso Para Avaliação de Novos Negócios.
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
Prof. MSc. Cláudio Cabral
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Toda e qualquer empresa possui objetivos estratégicos e permanentes. A área de comunicação também possui alguns objetivos que.
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
CRM CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT Autor: Carlos Eugênio Friedrich Barreto.
DISCIPLINA : GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
Segmentação e Posicionamento de Mercado
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
A base – Inteligência de mercado
Plano de negócio.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
Antônio Nogueira – 1 semestre Como se inicia uma campanha publicitaria e qual sua relação com o cliente? O processo de uma campanha se inicia conhecendo.
Conceitos de amostragem
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Disciplina: Direção Estratégica
Disciplina: Técnicas de Vendas Aula 1
Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Vendas – foco necessidades – vendedor; foco no produto; orientação para vendas e lucros. Já dizia Henry Ford:
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Transcrição da apresentação:

Pesquisa e Planejamento de Marketing e Propaganda Aula de Revisão

Apresentação O que é Marketing? Função empresarial que busca criar valor para o cliente, e que esse valor gera vantagem competitiva para a empresa. Envolve a construção de uma orientação para o cliente

Capítulo 1 Marketing e Estratégia

Um novo Mercado Flexibilidade para responder as alterações de mercado Criação de valor para o cliente Inovação Diferencial

Essência do Posicionamento Estratégico Variedade: quando uma empresa produz melhor um determinado produto ou serviço Necessidade: quando grupos de consumidores possui diferentes necessidades Acesso: quando a empresa busca satisfazer as necessidades específicas de um conjunto de consumidores

Vantagem Competitiva Capacidade de criar valor superior ao cliente

Estratégia É o conjunto de decisões que tem por objetivo orientar o posicionamento da empresa Está relacionada a utilização adequada dos recursos físicos, financeiros e humanos

Planejamento Estratégico Empresarial É uma visão específica do futuro, tanto do mercado, concorrentes, produtos, serviços e valores. Significa definir missão e visão Missão: propósito Visão: imagem de futuro

Capítulo 2 O Marketing

O Marketing Objetivo: Atender as necessidades dos clientes Interpretar os anseios do mercado Busca pela vantagem competitiva sustentável 4 P`S ( Produto, preço, praça, ponto-de-venda, promoção)

Capítulo 3 Planejamento Estratégico de Marketing

Para onde o ambiente me empurra? Para onde quero ir? Onde estou? Para onde o ambiente me empurra?

Diagnóstico Conhecer a empresa Quem é a empresa? O que ela tem? Qual sua doença? Fatores internos: Clima Tecnologia Funcionários Acionistas Parceiros

Fatores Externos Ambiente demográfico Ambiente Econômico Ambiente Natural Ambiente Tecnológico Ambiente Político-legal Concorrência Comportamento dos Consumidores Não há como anular, mas é possível estabelecer equilíbrio

Estratégias para Diagnósticos

Ciclo de Vida do Produto

Matriz Ansoff (produto - mercado)

Matriz Swot

Estratégias Competitivas Porter

Matriz BCG

Sistema de Marketing Segmentação e seleção de Mercados Posicionamento Pesquisa Segmentação e seleção de Mercados Posicionamento Estratégia do Mix Implementação e controle

Capítulo 4 Pesquisa de Marketing

SIM Macroambiente Microambiente Sistema de informações mercadológicas (SIM) Composto por pessoas, equipamentos e procedimentos

Pesquisa de Marketing Deve ser vista como investimento Objetivo: responder questões cruciais Qual é a melhor embalagem Quais as expectativas dos clientes Qual o preço Qual promoção Quais concorrentes

Desenvolvimento do Projeto Etapas Definição do Problema Desenvolvimento do Projeto Coleta de Informações Análise. das Info Apr. Resultados

Objetivos Específicos Elaboração do Projeto Título Problema Objetivo Geral Objetivos Específicos

Metodologia de Pesquisa Estudos exploratórios – dados já existentes na empresa Estudos descritivos – entrevistas ou grupos, qualitativas ou quantitativas Experimentais ou causais – unidades de testes ou grupos experimentais

Natureza das variáveis Quantitativa – grande número de respondentes Qualitativa – perguntas abertas, entrevistas individuais de profundidade

Mercado ou Universo de Pesquisa Composto pela população ou público alvo de acordo com a natureza e os objetivos de pesquisa

Amostras Amostras não-probabilísticas Critérios subjetivos do pesquisador Amostras não probabilísticas por conveniência Critérios subjetivos e pessoas ao alcance do pesquisador Amostras não probabilísticas por julgamento Utiliza seu julgamento para selecionar membros Amostras não probabilísticas por cota Procura amostra que se identifique com o Universo. Sexo, religião, idade

Amostras Amostras probabilísticas Amostras probabilísticas simples Todos tem igual probabilidade Amostras probabilísticas simples Escolhido por meio de sorteio Amostras probabilísticas estratificadas População dividida por grupos Amostras probabilísticas sistemáticas Elementos selecionados aleatoriamente, através de um intervalo

Fórmulas No = Z².p(1-p) D² n= N₀__ 1 + N₀_ N N₀ = Número Dimensionado Z = Distribuição Normal (1,96) P = Probabilidade (0,50) D = Margem de Erro 0,01 a 0,10 (0,03) ou (0,05) n = Tamanho da Amostra N = Tamanho da População No = Z².p(1-p) D² n= N₀__ 1 + N₀_ N

Perguntas Dicotômicas O Sr. Possui casa própria? ( ) Sim ( ) Não Qual cidade o Sr. Mora? ( ) Montenegro ( ) São Sebastião Cai ( ) Salvador do Sul

Perguntas Abertas Qual a sua opinião sobre a cidade onde mora? Qual sua opinião sobre a qualidade de ensino da Uninter?

Perguntas semi-aberta Qual cidade o Sr. Mora? ( ) Montenegro ( ) São S. Caí ( ) Salvador do Sul Por quê? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Perguntas Encadeadas O Sr. Tem carro? ( ) Sim ( ) Não Caso a resposta seja afirmativa, qual a marca?_______________________________________________________________________________________

Escala de Lickert (concordo-discordo) O Científico/Uninter é a melhor instituição de ensino de Montenegro? Concordo totalmente Concordo parcialmente Não concordo nem discordo Discordo parcialmente Discordo totalmente

Diferenças Semânticas Qualidade de ensino Alta qualidade 10/9/8/7/6/5/4/3/2/1/Baixa qualidade

Escala de Importância Ar Condicionado nas salas de aula é? ( ) Fundamental ( ) Importante ( ) Pouco Importante ( ) Sem Importância

Escala de Valores O serviço de biblioteca no Científico é: ( ) Ótimo ( ) Regular ( )Péssimo ( ) Bom ( ) Ruim

Escala de Intenção de Compra Se houvesse um evento acadêmico no Científico eu: ( ) Certamente iria ( ) Não tenho certeza ( ) Não iria

Escala Nominal Qual supermercado de sua preferência? ( ) Nacional ( ) Natally ( ) Mombach ( ) Imec ( ) Centenário ( ) RoalMaster

Escala Ordinal Na escala abaixo, assinale o valor correspondente 1- Importantíssimo, 2- Importante, 3- Pouco Importante, 4- Sem Importância Fatores: ( ) Preço Mensalidade ( ) Ar cond. ( ) Professores ( ) Biblioteca

Escala Comparativas Você considera o governo atual: ( ) Pior que o anterior ( ) Igual ao anterior ( ) Melhor que o anterior

Escala de Lembrança de Marca Quando menciono educação, qual o primeiro nome vem a sua mente?

Análise das Informações Feita por representação gráfica Utilização da estatística

Considerações Texto baseado nas respostas obtidas no projeto e voltado aos objetivos da pesquisa

Estudo de Caso 1- Problema 2- Objetivo Geral As condições de pagamento da minha empresa são satisfatórias 2- Objetivo Geral Identificar se as condições de pagamento aplicadas pela empresa Glass atendem às necessidades dos clientes, portando-se de maneira competitiva no mercado.

Estudo de Caso 3- Objetivos Específicos Analisar a satisfação dos clientes quanto aos descontos praticados pela empresa no pagamento à vista Identificar o grau de satisfação dos clientes da empresa em relação ao adicional financeiro as compras a prazo Especificar para os clientes o prazo ideal para efetuar compras Averiguar a imagem que os clientes possuem quanto à maneira como a empresa lida com a inadimplência Especificar as principais dificuldades que os clientes possuem para realizar a primeira compra a prazo

Estudo de Caso 4- Universo ou Mercado Será a partir de uma base de 1000 cadastros de pontos-de-venda. 5- Amostra A pesquisa será aplicada amostralmente em 100 pontos de venda, classificados por segmentos de mercado e valor de faturamento 6- Metodologia A pesquisa será realizada em forma de questionário aplicado pessoalmente

Estudo de Caso 6.1- Questionário Quanto as condições de pagamento oferecidas pela empresa, os clientes as consideram: ()Muito Boas ( ) Boas () Regulares ()Ruins Como você classifica a política de descontos da empresa? () Muito Boa () Boa () Regular () Ruim Quanto a política de descontos, atribua nota de 1 a 3: ( ) Percentuais ( )Qualidade Vs Descontos ( )Pagamentos Antecipados

Estudo de Caso Nas compras realizadas a prazo, o adicional aplicado pela empresa é: ( ) Ideal ( ) Conveniente ( ) Abusivo Qual seria o prazo ideal para o pagamento da compra? ( ) A vista ( ) 7D ()14D () 21D () 28D Classifique 1 a 5 os quesitos referentes a maneira como a empresa lida com a inadimplência: ( ) Flexibilidade ( ) Diálogo ( ) Propostas O que impossibilita sua primeira compra a prazo na empresa? () Cadastro incompleto () Restrições () Cadastro recente ( ) Pessoa Física

Critério Brasil Classifica as classes sociais Classes A1, A2, B1,B2,C,D,E

Capítulo 5 Elaboração do Plano de Marketing

Missão da Organização Missão Ser a companhia aérea preferida das pessoas, com alegria, criatividade, respeito e responsabilidade. Missão Como sistema cooperativo, valorizar o relacionamento, oferecer soluções financeiras para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade.

Estudo detalhado do mercado Identificar tendências Vendas Preços Margens Concorrentes Posicionamento

Diagnóstico Análise da situação atual Vendas Lucro Mix marketing Relacionamento

Análise Swot Analisa Oportunidades e Ameaças Pontos fortes e fracos

Objetivos Definir metas Planos Alvos Objetivos Quantitativos “aumentar em 3% as vendas” Qualitativos “Ser a marca mais lembrada”

Estratégias do Composto de Marketing

Capítulo 6 Relacionamento com Clientes Internos e Externos

Endomarketing As pessoas como diferencial Motivação Assegurar que os funcionários compreendam o negócio e estejam motivados e orientados para o cliente Atrair e reter funcionários Enxergar o funcionário como cliente

Conquista e fidelização dos Clientes Para uma empresa sobreviver ela precisa de clientes Identifica e estabelece, mantém e aumentam o relacionamento com clientes CRM – Customer Relationship Management Software que gerencia informações

Capítulo 7 Modelo de Plano de Marketing Ver Livro Página 146

Muito Obrigado! Baseado no Livro “Pesquisa e Planejamento de Marketing e Propaganda” da Prof. Márcia Valéria Paixão, Ed. Ibpex, Curitiba, 2008