A CÂMARA MUNICIPAL E A COMUNIDADE II ENCONTRO NORDESTINO DE VEREADORES E SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS Maceió, 24 a 27 de março de 2010. 4/8/2014Nara.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definição do público-alvo:
Advertisements

Reunião de mobilização
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Profª Drª: Marli Hatje UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS Mídia-Educação e Educomunicação.
I Seminário “Dengue: desafios para Políticas Integradas de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde” 23 a 25 e novembro de 2009 ENSP – Rio de Janeiro.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Centro de Pesquisa Histórica e Documentação
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
Políticas Públicas direcionadas aos idosos e idosas
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
PROGRAMAINTERLEGIS Senado Federal
Núcleo Municipal de Mobilização Social:
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Graduação em Biblioteconomia BASE DE DADOS PARA O ACERVO DO MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
1. Niterói unido para saber como vamos e cobrar uma vida melhor Uma iniciativa que pretende mobilizar a sociedade niteroiense para monitorar a qualidade.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Diretoria de Currículos e Educação Integral
O LEGISLATIVO MUNICIPAL
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Programa Nacional de Educação Fiscal. Responsável pela Coordenação Geral do PNEF “Desenvolver pessoas para o aperfeiçoamento da gestão das finanças públicas.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Política Educacional Brasileira
PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
CENTRO CULTURAL RECFEST. OBJETIVOS: > S er o Centro de Referência da Arte, Cultura, Cidadania e Inclusão Social para as Pessoas da Comunidade GLBT e público.
EVOLUÇÃO SOCIAL ASSOCIAÇÕES SINDICATOS COOPERATIVAS Paulo Luis Crocomo.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Ouvidoria como Instrumento de Gestão  Uma manifestação, quando registrada na Ouvidoria, recebe um tratamento que a torna parte dos processos em nossas.
G P I Gerência-Geral de Projetos Institucionais. ALMG / GPI EVENTOS INSTITUCIONAIS - Busca pelo aperfeiçoamento da interlocução da ALMG com a sociedade.
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Atuação dos agentes de Controle Social
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
Centros de Educação em Direitos Humanos
Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola
TERRITORIALIZAÇÃO.
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
Objetivos Cadastrar a estrutura da Casa Legislativa; Registro, controle e consulta de correspondentes e dos compromissos do Legislativo; Controle de correspondências.
“Um país se faz de homens e livros”
1 4 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
Por que criar e como criar um Fórum Municipal de Educação.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Patrimônio cultural.
DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO: PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL. Foz do Iguaçu – PR, 15 de Abril de 2015.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Profs : Hélia Maria da Silva Mendes Maria Auxiliadora de Souza Rosane Aparecida Becher Alves Plano de Aula Folclore Alunos.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

A CÂMARA MUNICIPAL E A COMUNIDADE II ENCONTRO NORDESTINO DE VEREADORES E SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS Maceió, 24 a 27 de março de /8/2014Nara Maria Jurkfitz1

QUEM CONHECE A CÂMARA? COMO FUNCIONA? COMO DIVULGAR O TRABALHO E A IMPORTÂNCIA DO LEGISLATIVO NA DEMOCRACIA? 4/8/2014Nara Maria Jurkfitz2

CONHECENDO A CÂMARA: Visitas Guiadas Aula na Câmara Câmara vai à Escola Sessão Plenária do Estudante Exposições Itinerantes Auxílio à Pesquisa Ciclo de Videos Seminários 4/8/2014Nara Maria Jurkfitz3

Ouvidoria Sessões Plenárias nas comunidades Rádio/TV/Jornal Câmara Reuniões e Debates sobre temas pontuais das comunidades Comissões Permanentes Comissões Especiais 4/8/2014Nara Maria Jurkfitz4

4/8/2014Nara Maria Jurkfitz5

4/8/2014Nara Maria Jurkfitz6

4/8/2014Nara Maria Jurkfitz7

4/8/2014Nara Maria Jurkfitz8

4/8/2014Nara Maria Jurkfitz9

4/8/2014Nara Maria Jurkfitz10

4/8/2014Nara Maria Jurkfitz11 A MEMÓRIA LOCAL Todos os registros expressam valores, histórias e significados. Os registros falam do cotidiano da cidade e da vida de seus habitantes. A memória da cidade é a reunião desses registros. Conhecer as histórias, os valores e as referências de sua cidade é conhecer-se, é reconhecer-se como parte integrante desta coletividade.... Participar da memória da cidade é criar raízes, é estabelecer laços entre o passado e o presente, fortalecendo os vínculos entre o que você é e o lugar em que vive. *in site da C. M. do Rio de Janeiro.

4/8/2014Nara Maria Jurkfitz12 O que os homens procuram na história são transformações do sujeito da ação no relacionamento dialético homem-mundo, são as transformações da sociedade humana. Segue-se daí que o objeto das ciências históricas é constituído pelas ações humanas de todos os lugares e de todos os tempos, na medida em que tiveram ou ainda têm importância ou influência na existência e na estrutura de um grupo humano e, implicitamente por meio deles, uma importância ou uma influência na existência e na estrutura da comunidade humana presente e futura.

4/8/2014Nara Maria Jurkfitz13 A FORMAÇÃO DO ACERVO Produção de documentações diversas (desde ofícios, registros sobre eventos, tais como as eleições municipais, etc...) Atas; Anais; Fotografias; Filmes; Outros (objetos, móveis, etc...)

4/8/2014Nara Maria Jurkfitz14 A PESQUISA HISTÓRICA Pesquisa genérica ou por assunto: –processos –processos político-administrativos; –saúde; –educação; –habitação; –saneamento; –logradouros; –abastecimento; –costumes, –costumes, tradições; –festas –festas populares; –questões –questões nacionais.

4/8/2014Nara Maria Jurkfitz15 A CÂMARA MUNICIPAL E A MEMÓRIA LOCAL: O papel da Câmara Municipal na transmissão da memória; Atividades que possibilitam o conhecimento e a recuperação da história; –Criação de Memorial e/ou destinação de espaços próprios para atividades culturais; –Envolvimento dos Vereadores/Funcionários; –Definição do público-alvo;