PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

III – ANÁLISE AMBIENTAL
ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Planejamento Estratégico de Marketing
O ambiente organizacional
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA
Práticas de Apoio à Gestão
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
Administração Estratégica
Marketing Estratégico
PLANEJAMENTO Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. Planejamento é a determinação consciente de.
Sistema de Informação Global
Prof. Antonio Carlos Guil
1.
Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
O Processo Administrativo
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Estratégias do agronegócio
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
Planejamento estratégico
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Prezado gestor, Existem várias ferramentas que servem de auxílio na hora de planejar os passos do presente e do futuro de uma organização. Uma delas.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Cenários - Componentes do Ambiente Operacional
Metodologias de Apoio ao Planejamento Estratégico
11 - Gerenciamento de Riscos
Estratégia Organizacional
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Visão e Objetivos Organizacionais
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
Introdução Partindo-se do pressuposto que existem diversas metologias que podem ser seguidas na elaboração e implementação do planejamento estratégico,
PLANEJAMENTO DE MARKETING.
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
O plano de Negócio.
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Análise SWOT Professor: Carlos Cunha Alunos:
MATRIZ BCG.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico
Função Planejamento GUI I
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - EAD
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento de Marketing
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Professor Marcus Soeiro
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Fases As fases básicas para a elaboração e implementação do planejamento estratégico podem ser: Fase I: Diagnóstico Estratégico Fase II: Missão da Empresa.
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Disciplina: Direção Estratégica
Gestão Econômica e Financeira PANORAMA SETOR EDUCACIONAL.
Aula 7 Estratégias de Marketing Matrizes de Planejamento
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Planejamento estratégico
PLANO DE NEGÓCIOS Plano de Marketing.
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Fabiana Saccardo Julia Susigan Patrícia Irmão Sueiro Shirlen Lima Vânia Passos Santos

Ambiente Externo É necessário identificar as Oportunidades e Ameaças que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão. Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influenciá-la positivamente; Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afeta-la negativamente; Forças e Fraquezas = Ambiente Interno

Roteiro de Etapas para definir Ambiente Externo Roteiro de Etapas para definir o Ambiente Externo: Definir o escopo do ambiente a ser analisado Selecionar as informações relevantes Escolher o cenário referência Identificar as oportunidades e ameaças no cenário referência Selecionar as oportunidades e ameaças relevantes para a empresa

Ambiente Externo Análise do Ambiente Externo É um dos pilares do planejamento estratégico. Quanto mais competitivo, instável e complexo o ambiente, maior a necessidade de analisá-lo.

Ambiente Externo Análise do Ambiente Externo Oportunidades: Um importante propósito da análise ambiental é identificar novas oportunidades de marketing e mercado.   Ameaças: Alguns   desenvolvimentos do  ambiente   externo   representam ameaças. Ameaça Ambiental: é um desafio decorrente de uma tendência ou desenvolvimento desfavorável que levaria, na ausência de ação defensiva de marketing, a deterioração das vendas ou resultados satisfatórios.

Ambiente Externo Análise do Ambiente Externo O processo de analise do ambiente externo tem quatro etapas: Escaneamento; Monitoramento; Previsão; Avaliação; Por meio de análises ambientais, a empresa identifica oportunidades e ameaças.

Ambiente Externo No processo de planejamento estratégico, a primeira etapa compreenderá a identificação dos fatores ambientais que influenciam o desempenho da organização. Nesta etapa, não há necessidade de que você possua uma especialização em alguma dessas áreas específicas, mas apenas uma compreensão dos principais aspectos de cada uma.

Ambiente Externo O ambiente externo tem três partes principais: O Ambiente Geral : Elementos da sociedade mais ampla que afetam as indústrias e suas empresas; O ambiente da indústria: Fatores que influenciam uma empresa, suas ações e reações competitivas e o potencial de lucro da indústria. O ambiente do concorrente: No qual a empresa analisa os objetivos, estratégias, premissas e capacidades atuais de cada concorrente importante.

Ambiente Externo O estudo do ambiente externo ou ecossistema deve ser cuidadosamente feito com a finalidade de que a instituição possa se beneficiar das oportunidades que estes fatores externos oferecem para o seu máximo desempenho;

Ambiente Externo Para que a instituição possa evitar as ameaças que os fatores externos podem lhe impor; e em caso de mudanças do ecossistema, possa adaptar-se mantendo inalterada sua missão, propósito, valores.

Ambiente Externo A partir da desta análise a organização está pronta para definir os projetos de curto, médio e de longo prazos, que a levem em direção à sua Visão de Futuro, ressaltando-se, no entanto, que a implementação dos projetos definidos requer um cuidadoso estudo de viabilidade que é o Planejamento Operacional.