PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Fabiana Saccardo Julia Susigan Patrícia Irmão Sueiro Shirlen Lima Vânia Passos Santos
Ambiente Externo É necessário identificar as Oportunidades e Ameaças que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão. Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influenciá-la positivamente; Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afeta-la negativamente; Forças e Fraquezas = Ambiente Interno
Roteiro de Etapas para definir Ambiente Externo Roteiro de Etapas para definir o Ambiente Externo: Definir o escopo do ambiente a ser analisado Selecionar as informações relevantes Escolher o cenário referência Identificar as oportunidades e ameaças no cenário referência Selecionar as oportunidades e ameaças relevantes para a empresa
Ambiente Externo Análise do Ambiente Externo É um dos pilares do planejamento estratégico. Quanto mais competitivo, instável e complexo o ambiente, maior a necessidade de analisá-lo.
Ambiente Externo Análise do Ambiente Externo Oportunidades: Um importante propósito da análise ambiental é identificar novas oportunidades de marketing e mercado. Ameaças: Alguns desenvolvimentos do ambiente externo representam ameaças. Ameaça Ambiental: é um desafio decorrente de uma tendência ou desenvolvimento desfavorável que levaria, na ausência de ação defensiva de marketing, a deterioração das vendas ou resultados satisfatórios.
Ambiente Externo Análise do Ambiente Externo O processo de analise do ambiente externo tem quatro etapas: Escaneamento; Monitoramento; Previsão; Avaliação; Por meio de análises ambientais, a empresa identifica oportunidades e ameaças.
Ambiente Externo No processo de planejamento estratégico, a primeira etapa compreenderá a identificação dos fatores ambientais que influenciam o desempenho da organização. Nesta etapa, não há necessidade de que você possua uma especialização em alguma dessas áreas específicas, mas apenas uma compreensão dos principais aspectos de cada uma.
Ambiente Externo O ambiente externo tem três partes principais: O Ambiente Geral : Elementos da sociedade mais ampla que afetam as indústrias e suas empresas; O ambiente da indústria: Fatores que influenciam uma empresa, suas ações e reações competitivas e o potencial de lucro da indústria. O ambiente do concorrente: No qual a empresa analisa os objetivos, estratégias, premissas e capacidades atuais de cada concorrente importante.
Ambiente Externo O estudo do ambiente externo ou ecossistema deve ser cuidadosamente feito com a finalidade de que a instituição possa se beneficiar das oportunidades que estes fatores externos oferecem para o seu máximo desempenho;
Ambiente Externo Para que a instituição possa evitar as ameaças que os fatores externos podem lhe impor; e em caso de mudanças do ecossistema, possa adaptar-se mantendo inalterada sua missão, propósito, valores.
Ambiente Externo A partir da desta análise a organização está pronta para definir os projetos de curto, médio e de longo prazos, que a levem em direção à sua Visão de Futuro, ressaltando-se, no entanto, que a implementação dos projetos definidos requer um cuidadoso estudo de viabilidade que é o Planejamento Operacional.