ELABORAÇÃO DE PROJETOS FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS Programa Teia do Saber 2005 METODOLOGIA PARA CIÊNCIAS DA NATUREZA ELABORAÇÃO DE PROJETOS FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS (13) 9141-2155 santi@ccbeunet.br
O QUE É UM PROJETO? UM PROJETO É, ANTES DE TUDO, UMA CARTA DE INTENÇÕES. OU SEJA, UM DOCUMENTO ONDE SE REPRESENTAM AS IDÉIAS PARA A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO, SEJA ELE DE PESQUISA DE CAMPO, DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, DE EXECUÇÃO DE UM DETERMINADO PROGRAMA SOCIAL, CULTURAL ETC.
ELABORANDO O PROJETO ESCOLHA DO TEMA Origem em diferentes fontes e experiências Pode ser proposto ou emergir de uma situação Leva-se em conta o interesse do público envolvido (professores, alunos, direção etc.) Deve-se estimular a percepção das potencialidades do projeto
ELABORANDO O PROJETO 2. ATIVIDADE DOCENTE Estabelecer o “fio condutor” que o faça ultrapassar os aspectos informativos e instrumentais Planejar objetivos em conjunto (com professores e/ou alunos e direção) Prever conteúdos associados ao projeto Estudar e atualizar as informações Buscar confronto das informações
ELABORANDO O PROJETO 2. ATIVIDADE DOCENTE (cont.) Criar um clima de interesse de envolvimento do grupo Planejar com base em uma seqüência de avaliação (inicial, formativa e final) Organizar e apresentar as produções realizadas durante o projeto Replanejar e trocar informações durante todo o desenvolvimento do projeto
TIPOLOGIA DE CONTEÚDOS 3. CONTEÚDOS CONCEITUAIS Remetem ao conhecimento construído historicamente: fatos, princípios e conceitos. Fatos informações pontuais e restritas (datas, nomes, acontecimentos) Conceitos palavras com significado específico que, ao serem ouvidas, produzem uma imagem mental
TIPOLOGIA DE CONTEÚDOS 4. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS Referem-se ao saber fazer (habilidades), às técnicas, métodos e destrezas. Não são unicamente relacionados ao método experimental, porém incluem trabalhos de investigação, técnicas de estudo, estratégias de comunicação, destrezas manuais etc.
TIPOLOGIA DE CONTEÚDOS 5. CONTEÚDOS ATITUDINAIS Não se referem exclusivamente a comportamentos esperados, mas também a sentimentos ou a valores que os alunos atribuem a fatos, normas, regras, atitudes e demais comportamentos. Os conteúdos atitudinais implicam em atribuição pessoal de valores.
ATIVIDADE DOS ALUNOS Escolhem o(s) tema(s) Planejam o desenvolvimento do(s) tema(s) Buscam informações Tratam as informações Realizam sínteses a partir dos dados coletados Avaliam Propõem novas perspectivas de trabalho futuro
DOSSIÊ DA SÍNTESE Avaliação formativa Momento de recapitulação Ordenação do percurso Indicação das informações, dos procedimentos e atitudes trabalhadas Implica na organização e apresentação de materiais consultados e produzidos Cuidado com a comunicação da produção para o “público” Replanejamento: encaminhamento futuro
DESTAQUES APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA APRENDIZAGEM CENTRADA EM TEMAS PROFESSOR E ALUNOS: CO-PARTICIPAÇÃO ATIVA AVALIAÇÃO CENTRADA NAS RELAÇÒES E NOS PROCEDIMENTOS
PERGUNTA RESUMINDO: TEMA JUSTIFICATIVA AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO OBJETIVOS
Exemplo de projeto PROFESSORES: Otto Café, Beatriz Ribeiro Café da Silva e Ana Maria Gomes L. Santos ESCOLA: EE “José da Costa” (Cubatão-SP) TEMA: CONTAMINAÇÃO POR MERCÚRIO NAS ÁGUAS DO RIO CUBATÃO JUSTIFICATIVA E OBJETIVO ESPECÍFICO: Mostrar para os alunos que a exposição às águas contaminadas por mercúrio provoca danos à saúde, já que o mercúrio é um metal pesado de importância ambiental
Exemplo de projeto (cont.) PLANO DE AÇÃO: 1. Coletar material para análise; 2. Verificar a origem do material; 3. Identificar a composição química nas amostras CONTEÚDOS: Gráficos, tabelas, fotos, probabilidades, estatísticas, reações químicas, estudo biológico ATIVIDADES: Pesquisa sobre a história dos materiais; construção de gráficos e tabelas por meio dos levantamentos de dados; amostragens variadas