ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 06
Reengenharia A ferramenta da folha de papel em branco
As origens da reengenharia ÁREAS DE ATUAÇÃO As origens da reengenharia Mudanças mundiais com o aparecimento de inovações tecnológicas e a queda de fronteiras; Inversão do posicionamento dos consumidores na relação com as empresas; Desenvolvimento de uma concorrência acirrada entre as empresas; Inadequação do modelo de divisão de trabalho difundido no passado.
Definição de Reengenharia É o começar de novo, colocar uma folha de papel em branco a sua frente, esquecer dos modelos tradicionais e criar algo inteiramente novo na forma de se trabalhar de uma empresa; ou seja, uma nova abordagem de um processo existente na empresa.
O que não é a reengenharia 1) automação; 2) reestruturação ou downsizing; 3) reorganização, des-hierarquização ou nivelamento de uma organização; 4) gestão pela qualidade total.
Características dos processos que passam por reengenharia: Vários serviços são combinados em um; Os trabalhadores tomam as decisões; As etapas do processo são realizadas em uma ordem natural; Os processos têm múltiplas versões; O trabalho é realizado onde faz mais sentido.
Características dos processos que passam por reengenharia (2): As verificações e controles são reduzidos; Eliminam-se os muitos pontos de contato entre os processos; Operações centralizadas e descentralizadas unem-se para o melhor desempenho da empresa.
Personagens responsáveis pela reengenharia Líder Proprietário do processo Equipe de reengenharia Comitê geral.
Porque a reengenharia parece ter falhado?
Para Davenport, reengenharia é sinônimo de fracasso quando há: Barreiras culturais ou estruturais a forma como a organização está estruturada não possibilita a implementação de um processo de Reengenharia.
Para Davenport, reengenharia é sinônimo de fracasso quando há (2): Barreiras comportamentais O pessoal da organização não simpatiza com a idéia de “mudança radical”.
Para Davenport, reengenharia é sinônimo de fracasso quando há (3): Barreiras educacionais Novos processos envolvem o domínio de novas técnicas, implicando em treinamento para qualificação.
Para Hammer, os principais problemas enfrentados pela reengenharia foram: A reengenharia criou “organizações irreconhecíveis” para os líderes das empresas.
Para Hammer, os principais problemas enfrentados pela reengenharia foram (2): As pessoas esqueceram que a palavra-chave é processo.
Para Hammer, os principais problemas enfrentados pela reengenharia foram (3): A pouca predisposição para aceitar que reengenharia implica em um novo tipo de empregado e um novo tipo de gerente.
Para Champy, a reengenharia ainda está aquém de seu potencial porque: O obstáculo é a gerência, e a única forma de se cumprir todas as promessas da reengenharia é começando pela reengenharia da própria gerência.