O advogado trabalhista e seu papel social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 4 RESPONSABILIDADE CIVIL RC por fato de terceiro
Advertisements

VII Congresso Brasileiro de Direito Previdenciário Brasília/DF 2011 Ações Regressivas estrututura de defesa
PRINCÍPIOS DO PROCESSO CIVIL
COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO: A) EM RAZÃO DA MATÉRIA B) EM RAZÃO DAS PESSOAS Profa. Grasiele A. F. Nascimento 2008.
DIREITO ADMINISTRATIVO
ESTRUTURA E COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO
Objeto e legitimação ativa
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA DO CREMESP
NOVA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO – EC 45
Servidores Públicos Militares
Dos tribunais e juízes dos Estados
NOVA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO – EC 45
Atividades e atos administrativos
- Justificativas teóricas clássicas: relevância política e jurídica de algumas autoridades; maior imparcialidade dos Tribunais; Justificativa oculta: os.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
TEMA 10 INFORMÁTICA JURÍDICA E DIREITO DA INFORMÁTICA
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
STJ UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
A Nova Competência da Justiça do Trabalho
Código de Ética dos Conciliadores e mediadores judiciais
A LEI PROCESSUAL CIVIL.
O PAPEL INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO NAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO II FÓRUM DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA CENTRAL CONSULT Material.
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA
Saúde do Trabalhador no SUS
I – COMPETÊNCIA Provém do latim “competentia”: proporção, simetria, e “competere”: ser capaz, concorrer com outro etc. É a distribuição da função jurisdicional.
Justiça Pública e Poder Judiciário
Deveres do Ministério Público e da Magistratura
CAPÍTULO V MANDADO DE INJUNÇÃO
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA
MANDADO DE SEGURANÇA Sabrina Ferreira Novis de Moraes
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
Aula 02 Direito Processual do Trabalho
CONCEITO: Método de resolução de conflitos, caracterizado por atos realizados em contraditório pela atuação do Estado-Juiz e das partes a fim de ser prestada.
JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA
Legislação Social e Trabalhista II – Prof. Cesar Augustus Mazzoni
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
Roteiro de Aula Convicência DO PODER JUDICIÁRIO
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I.
TUTELA Jurisdicional Direito do consumidor.
Ética Profissional Aula 8
ORGANIZAÇÃO SINDICAL.
Poder Judiciário O Poder Judiciário é incumbido da função jurisdicional, ou seja, da função de fazer justiça. A independência do Judiciário é uma necessidade.
Direito Sindical Aspectos Gerais do Direito Sindical e as transformações do Direito do Trabalho.
DIREITO CONSTITUCIONAL II
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFESSORA: MARIA INÊS GERARDO
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFESSORA: MARIA INÊS GERARDO
Ética e Contabilidade.
Estatuto da OAB Aula 14.
Direito Processual do Trabalho
Competência da JT Para recordar:
ÉTICA PROFISSIONAL.
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
AULA 03 – COMPETÊNCIA 4. COMPETÊNCIA 4.1. CONCEITO
CÁLCULOS TRABALHISTAS
PODER JUDICIÁRIO.
ADVOGADO.
ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
Mércia Barboza PROCESSO DO TRABALHO Mércia Barboza
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Ministério Público É instituição estatal destinada ao zelo do interesse público no processo. No Capítulo IV – Das Funções.
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Aula 1. Introdução ao direito processual do trabalho e Competência Trabalhista.
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROF. DR. ADRIANO GUEDES LAIMER.
O advogado trabalhista e seu papel social
Transcrição da apresentação:

O advogado trabalhista e seu papel social José Affonso Dallegrave Neto 15/fevereiro/2012

Quais causas atua o advogado trabalhista?   Art. 114, CF - Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: I - as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; II - as ações que envolvam exercício do direito de greve; III - as ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores;

IV - os mandados de segurança, habeas corpus e habeas data, quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição;   V - os conflitos de competência entre órgãos com jurisdição trabalhista, ressalvado o disposto no art. 102, I, "o"; VI - as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho; *inclusive acidentes do trabalho

VII - as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho;   VIII - a execução, de ofício, das contribuições sociais previstas no art. 195, I, "a", e II, e seus acréscimos legais, decorrentes das sentenças que proferir; IX - outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho, na forma da lei.

Advocacia trabalhista (uma das mais difíceis)   - Tributária e Previdenciária (só matéria de direito) - Cível (pedidos unos) - Trabalhista (cumulação de pedidos, matéria fática, legislação subsidiada, concentração de atos na audiência)

1º. desafio: Estar atualizado   1º. desafio: Estar atualizado - DT é dinâmico e a sua competência é ampla - EC n. 45/05 - É preciso conhecer a CF, CLT, CPC, Leis esparsas e OJs e Súmulas do TST - O advogado precisa conhecer os autos (o juiz indefere perguntas dos 4 iis) - Ter conhecimento é ter poder - O estagiário quando vai ver o andamento tem que ir a fundo na análise.

2º. desafio: Aprender a escrever e articular teses   - Escreve bem (quem lê bastante) - na era multimídia, a expressão deve ser objetiva e precisa; - não há + espaços para petições de 40 laudas... (ninguém lê ...)

Força normativa do Código de Ética Art. 45 Código Ética: Impõe-se ao advogado lhaneza (lealdade), emprego de linguagem escorreita e polida, esmero e disciplina na execução dos serviços.   Força normativa do Código de Ética Art. 33 do Estatuto da OAB (L. 8906/94): “O advogado obriga-se a cumprir rigorosamente os deveres consignados no Código de Ética e Disciplina”.

A linguagem digital - vivemos a era da linguagem fragmentária Fragmentária x abreviada x reticente (bêle, findi, só... e aí?)   - Vivemos a era do mundo digital Processo eletrônico x autos físicos

Geração X Vantagens e desvantagens da atual Geração “y”   Geração X - é composta dos filhos dos Baby Boomers da II Guerra Mundial. (Baby Boomer = explosão populacional); - nascidos entre os anos 1960 e 1980.

- também chamada de Geração Next. Geração Y - também chamada de Geração Next. alfabetizado dentro do boom da internet (década de 90) - nascidos entre os anos 1980 e 2000

Geração Z - indivíduos constantemente conectados através de smart phones e preocupados com o meio ambiente; geração “just do it” - nascidas entre 1990 e 2009.

Linha do tempo A internet iniciou em 1960 a partir de pesquisas militares. O seu boom ocorreu na década de 1990.

Facilidades da Geração “y”: - com o mundo digital; - com a velocidade das mudanças de comportamento; - pesquisa e inteligência na web - linguagem objetiva - na praticidade (just do it) - aprendeu a agregar sentimento nas coisas (amo muito tudo isso), essencial para descrever dano moral

Dificuldades da geração “y”: - excessivamente informal e mimado; - avesso à hierarquia; - volúvel (não é perseverante) - linguagem reticente e com muita abreviatura - relativismo x dogma do direito

O advogado deve saber articular teses jurídicas   Para tanto precisa observar e saber aplicar a lei e a jurisprudência ao caso concreto (silogismo) Piada: NÃO BASTA TER UM BOM ADVOGADO

3º. desafio: A postura que se espera do advogado: Com o chefe; com o juiz, com os colegas, com o cliente e em audiência (em sala de aula)   - O Direito é formal, solene e hierárquico - Ser firme em sua postura, mas educado e respeitoso com o Juiz.

Art. 6º do Estatuto da Advocacia: “Não há hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do MP, devendo todos tratar-se com consideração e respeito recíprocos.”   * pode até protestar, mas com elegância * caso Dalazen – “a sra tá vendo muito filme americano”  * a formalidade e o respeito ao juiz é 1 garantia do jurisdicionado, pois do contrário seria 1 “anarquia”

O Juiz tem poder de polícia (disciplina)?   Art. 816, da CLT: “O juiz manterá a ordem nas audiências, podendo mandar retirar do recinto os assistentes que a perturbarem” O Juiz é o guardião da Lei e deve ser o primeiro a dar o exemplo de seu cumprimento! (CNJ – EC n, 45 – Corregedora Eliana Calmon)

4º. Desafio:Relacionamento com o colega:   DO DEVER DE URBANIDADE Art. 44 do Código de Ética. Deve o advogado tratar o público, os colegas, as autoridades e os funcionários do Juízo com respeito, discrição e independência, exigindo igual tratamento e zelando pelas prerrogativas a que tem direito.

5º. Desafio: Deveres do advogado:   5º. Desafio: Deveres do advogado: Art. 2o.do Código de Ética. Parágrafo único: são deveres do advogado: Preservar a dignidade da profissão; Atuar com destemor, independência e lealdade; Velar por sua reputação pessoal e profissional; Empenhar-se no aperfeiçoamento pessoal e profissional; (*) Estimular a conciliação; Prevenir a instauração do litígio; (*) Aconselhar o cliente a evitar a aventura judicial; Piada de São Pedro e o advogado trabalhista no céu:

RELACIONAMENTO COM O CLIENTE:   Art. 8º Código de Ética: O advogado deve informar o cliente, de forma clara e inequívoca, quanto a eventuais riscos da sua pretensão, e das conseqüências que poderão advir da demanda. - Advogado e cliente tem que manter confiança mutua e colaboração. - Recomenda-se esperar gratidão do cliente?

A função social do Advogado Trabalhista:   - Há uma cultura de sonegação de direitos trabalhistas (idem IR) - Direitos trabalhistas são direitos fundamentais – art. 7º da CF - Num país onde: a) somos recordistas de acidentes do trabalho e b) se verifica inúmeros casos de trabalho escravo, cabe ao advogado lutar pelo direito destas vítimas

- O Dto tem como ponto de partida e chegada a dignidade da PH (art - O Dto tem como ponto de partida e chegada a dignidade da PH (art.1º,III, CF)   - O trabalhador merece ter sua dignidade respeitada. Direitos trabalhistas: passivo (despesa) x direitos fundamentais do cidadão - Por que existe o princípio de proteção ao empregado?

Eduardo Couture: (decálogo ao Advogado) ÚLTIMO CONSELHO:   Eduardo Couture: (decálogo ao Advogado) “Teu dever é lutar pelo Direito, mas no dia em que encontrares o Direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça!” Roteiro da palestra disponível em: www.twitter.com/DallegraveNeto